SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

CARRETA DA MAMOGRAFIA CHEGA A MARCOLÂNDIA — PI E REALIZA MAIS DE 300 EXAMES GRATUITOS PARA MULHERES DO MUNICÍPIO

Prefeitura - 17 de Agosto de 2023 - 21:42:01

...

O município de Marcolândia, localizado no estado do Piauí, recebeu uma importante iniciativa para promover a saúde das mulheres da região. A Carreta da Mamografia, integrante do projeto “Amigo do Peito”, chegou à cidade e realizou mais de 300 exames gratuitos de mamografia, contribuindo significativamente para a saúde e bem-estar das cidadãs marcolandenses.

Desenvolvida em parceria pela Prefeitura Municipal de Marcolândia-PI, sob a liderança do prefeito Dr. Corinto Matos, a Secretaria de Saúde do município e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), com o apoio do senador Marcelo Castro, a iniciativa busca fortalecer a saúde feminina e fomentar a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de mortalidade entre mulheres.

A Unidade Mamografia Digital, instalada na carreta, estava estacionada de frente a Secretaria de Educação, oferecendo tecnologia de ponta para a realização de exames de mamografia digital de alta qualidade. Essa abordagem moderna e avançada é essencial para possibilitar a detecção precoce de possíveis alterações nas mamas, proporcionando diagnósticos mais precisos e ampliando as oportunidades de êxito no tratamento.

Além da realização dos exames, a ação inclui também orientações e conscientização sobre a relevância do autoexame e da realização periódica da mamografia como estratégias eficazes de prevenção do câncer de mama. A educação e conscientização desempenham um papel crucial na disseminação do conhecimento sobre a importância da detecção precoce, incentivando as mulheres a cuidarem da própria saúde de forma ativa e responsável.

O prefeito Dr. Corinto Matos expressou sua satisfação com a presença da carreta em Marcolândia, ressaltando o comprometimento da gestão municipal e do governo estadual com o bem-estar e saúde das mulheres. A iniciativa também é um testemunho do poder da colaboração entre entidades governamentais e representantes políticos em prol do benefício coletivo.

“Encontramo-nos imersos nessa batalha pela saúde, acompanhados pela secretária de saúde, Domitilia Alencar, toda a dedicada equipe de profissionais da área da saúde e a representante da Clinimagem, Nádia. Neste momento, nossa gratidão transborda diante deste trabalho que se realiza por meio da valiosa parceria entre a SESAPI, a Secretaria Municipal de Marcolândia e a Prefeitura local. Expressamos nossa sincera gratidão, uma vez que atualmente estamos em pleno curso da realização de um esforço preventivo que já beneficiou nosso povo com mais de 300 exames de Mamografia, distribuídos ao longo desses quatro dias de atividade. Nutrimos a esperança de que, com esse comprometimento, estaremos protegendo nosso povo, almejando que nenhum diagnóstico adverso surja. Com dedicação, zelo e prevenção, perseveramos diariamente sob os auspícios da Secretaria de Saúde, cuidando incansavelmente de nossa comunidade.” Pontuou o gestor.

Nesse contexto, a chegada da Carreta da Mamografia e o sucesso dos exames realizados representam um passo significativo na direção de um futuro mais saudável e consciente para as mulheres de Marcolândia, demonstrando que a prevenção é uma ferramenta poderosa na luta contra o câncer de mama.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLANDIA