Acessibilidade:

Transparência

PREFEITO CORINTO E COORDENADORA DO CRAS DE MARCOLÂNDIA PARTICIPAM DO SEMINÁRIO ESTADUAL DO SUAS EM TERESINA

Prefeitura - 11 de Maio de 2022 - 23:01:33

...

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, juntamente com a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social do município, Valéria Castro, participam na cidade de Teresina, do Seminário Estadual do SUAS. O evento acontece durante esta quarta (11) e quinta-feira (12), no Diferencial Buffet, e contará com a participação de representantes dos 224 municípios do Estado.

O público-alvo do evento são gestores municipais e técnicos de referência do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) nos municípios. O objetivo é discutir ações e estratégias do Suas, com destaque para a área de Vigilância Socioassistencial, o Programa Auxilio Brasil e o Programa Piauí Acolhe.

Dentro da pauta do seminário será discutido o papel da Proteção Social Básica como estratégia de prevenção das situações de risco ou violação de direitos humanos de famílias e indivíduos nos territórios.

O prefeito Corinto Matos enfatiza a importância do evento.

“A assistência social é uma área de extrema importância para os municípios, e as políticas públicas através dela [da assistência] alcança famílias carentes e assim age como meio de inclusão social. Portanto é um evento onde nós gestores e técnicos vamos ter mais conhecimentos sobre a assistência o que facilitará o trabalho a ser desenvolvido no município”, destacou.

A coordenadora do CRAS de Marcolândia, Valéria Castro, frisa a necessidade de participação de gestores municipais e técnicos que integram a Assistência Social nos municípios.

“É sempre importante participarmos de eventos como este, pois é uma forma de nos atualizarmos e assim adquirimos mais conhecimentos para desenvolver as políticas públicas no dia a dia do município, beneficiando as pessoas que são assistidas através do programas”, frisou Valéria Castro.

No evento estão presentes: o gerente Estadual do Cadastro Único -SASC Piauí, Roberto Oliveira, Gláucio Coimbra (Gerente de gestão descentralizada do Ministério da Cidadania), Bechara Miranda (Coordenador Geral de Gestão Descentralizada e Participação Social) e Rosângela Sousa (Diretora da D.U. SUAS).

Programação

A programação do Seminário iniciou às 08h30min desta quarta (11) com o tema: A Gestão do SUAS: Modernização Institucional (Representante da Coordenação Nacional e Representante da Coordenação Estadual), seguida de Debate; Artigo 30 da LOAS: Monitoramento e sanções previstas na Portaria 109/2020 (Representante da Coordenação Nacional e Representante da Coordenação Estadual); Debate.

O evento terá continuidade à tarde com o tema: A vigilância Socioassistencial: Caminhos para superação dos desafios de implantação e implementação (Representante da Coordenação Nacional e Representante da Coordenação Estadual); Debate; Jornada Auxilio Brasil; Debate; e Articulação entre SUAS e Direitos Humanos na garantia de direitos.

Amanhã, quinta-feira (12), o seminário prossegue com Acolhida e Informes; Proteção Social Básica: A importância do CRAS e do fortalecimento de suas ofertas; Debate; Piauí Acolhe – PI; e Avaliação e Encerramento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLANDIA