SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

I MANDIOFEST EM MARCOLÂNDIA — PI É OFICIALMENTE ABERTA COM SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A PERSONALIDADES

Prefeitura - 23 de Agosto de 2022 - 14:01:01

...

Foi realizado oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 17de agosto, a abertura das festividades alusivas a I Edição da “MandioFest”, evento realizado pela Prefeitura Municipal, gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr, Corinto Matos, de valorização as tradições e preservação do potencial da mandiocultura no município.

A programação foi aberta com uma sessão solene na Câmara Municipal, em alusão ao Aniversário de 66 anos de fundação do município, com a entrega de títulos de cidadania e Honra ao Mérito a, personalidades dos mais diversos setores da sociedade em virtude dos seus relevantes serviços prestados para a comunidade.

O evento solene foi aberto pelo Presidente da Casa Legislativa, Chagas Ramos, e prestigiado por diversas autoridades como o prefeito Dr. Corinto, primeira-dama Auxilia Matos, o vice-prefeito Valmir de Juraci, vereadores, secretários municipais, além demais autoridades municipais e lideranças políticas de diversas cidades da região.

A primeira cerimônia realizada no Plenário Homero Castelo Branco, foi a solenidade de Aniversário de Fundação do município de Marcolândia — PI, quando a Poder Legislativo homenageou 14 personalidades do município com a entrega de Títulos de Cidadania e Honra, que simbolizam o reconhecimento e gratidão aos antepassados que contribuíram e se destacaram no crescimento da cidade.

Na ocasião, foram congratuladas com o título de cidadania e honra, Corinto Matos, Jeremias Isaque, Antônio Olegário, João Roseno, Soldado Antônio, Mariosa, Joaquim de Seu Quinca Crente, Davi Lima, Vitalino Gomes, Osvaldo Antônio, Manoel Avelino de Brito, Francisco João de Lima. Após a entrega com a congratulação, cada família e personalidade homenageada se pronunciaram, onde na oportunidade agradeceram pela honraria e falaram sobre a relação com o município.

Em seguida, aconteceu a cerimônia de entrega de Títulos de Cidadania Marcolandense e de Honra ao Mérito. As homenagens são concedidas aos cidadãos que nasceram em outra cidade e migraram para Marcolândia, e as pessoas que possuem relevantes serviços prestados no município.

Ao total, 18 figuras foram homenageadas, sendo elas, Ismael Rodrigues Soares, João Paulo Martins Ribeiro, Josean Santos Almeida, Francisco Pedro Araújo, Andrelina Josefa da Conceição, Francisco Jonas dos Santos Carvalho, José Valdemiro de Souza, Ernâni Alves da Silva Júnior, Ismaveth Coutinho, Joel Rodrigues Coutinho, Eribetania Maria de Carvalho, Gilmar de Carvalho Silva, Jocelia Maria da Conceição Carvalho, Maria da Conceição de Andrade, Domitila de Sousa Alencar Damasceno e João Monel Vianna.

Na oportunidade, cada homenageado teve histórico de vida apresentado, seguido da entrega dos diplomas e dos pronunciamentos. Os vereadores responsáveis pelas indicações, também se pronunciaram.

Aberto os discursos, o vice-prefeito Valmir de Juraci fez um breve sobre a história do município, e falou sobre a realização da festa mandioca.“Estamos abrindo oficialmente a festa da mandioca, e abrindo com muita maestria, homenageando essas pessoas que tanto trabalharam e trabalham em prol do desenvolvimento da nossa cidade. Dizer também, que no ano de 2011 fui o autor de um requerimento para criação da festa da farinha, uma iniciativa visionária minha junto aos vereadores da época, que infelizmente não foi executada, mas que mostra nossa atenção e trabalho por esse importante potencial da nossa cidade.” Relatou.

Em seu pronunciamento, o Prefeito de Marcolândia — PI, Dr. Corinto Matos, disse que o município é uma cidade diferenciada e desenvolvida pelo esforço de cada popular do município. “Costumo dizer que Marcolândia é diferente, nossa cidade é diferenciada por inúmeros fatores, e só cresce a cada dia, e isso resultado do esforço de cada um de nós marcolandenses, e cada um dos nossos ancestrais que começaram lá atrás e que tanto fizeram, e agora fica para a gente essa grande responsabilidade, de permanecer Marcolândia no topo e continuar sendo um expoente para o Piauí. Não tenho dúvidas que continuaremos crescendo, mas devemos seguir as etapas, vencer os desafios e comemorar as conquistas, sempre lutas diárias, muita determinação para seguir melhorando e transformando a qualidade de vida das pessoas que tanto fazem nossa cidade se desenvolver.” Destacou.

Dr. Corinto também parabenizou todos os homenageados na sessão. “Queiro deixar meus parabéns e um abraço a cada um dos homenageados que receberam o título de cidadania marcolandense de Honra ao Mérito, essas dignas homenagens, cada um tem seu trabalho e merecimento.” Disse.

O gestor ainda falou sobre a realização da I MandioFest. “Sabemos que o carro chefe da nossa economia é a mandiocultura, esse produto que agrega diversos derivados e que leva nosso nome a todo Brasil, então noda mais justo que homenagear nossos agricultores, produtores e donos de casa de farinha com essa festividade, uma data que se tornará tradição e ficará na história do nosso município.” Concluiu.

Ao final dos trabalhos, foi realizado uma confraternização na parte externa da Câmara Municipal, ofertado um jantar, comes e bebes e uma apresentação musical com o Cantor Rômulo Júnior.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLANDIA