SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

FORMAÇÃO DO PPAIC DE MARCOLÂNDIA TRABALHA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Prefeitura - 14 de Julho de 2022 - 12:28:23

...

Professores da Rede Municipal de Ensino de Marcolândia participaram da formação do PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de julho. O evento aconteceu no auditório da Unidade Escolar Mariano da Silva Neto e foi voltado para a Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e gestores escolares.

Com apoio da gestão do prefeito Dr. Corinto Matos e da Secretaria Municipal de Educação o programa é coordenado pela professora Vaumiranda Silva – que trabalhou com gestores escolares – e as formadoras Maria da Conceição Andrade (Educação Infantil) e Queila Sousa (Ciclo de Alfabetização).

O PRO Alfabetização na Idade Certa foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através do governo do Piauí e é composto por cinco eixos: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

Entre os objetivos do programa está o de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e com isso sejam detentores de habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

A secretária de Educação de Marcolândia, Auxília Matos, destacou a importância do PRO Alfabetização para o processo de aprendizagem e reforçou o apoio da gestão municipal, ocasião em que ainda agradeceu a equipe por todo empenho.

Durante essa etapa na formação foi trabalhado o fortalecimento da importância do letramento literário na formação do leitor no espaço da escola, assim como reconhecimento da necessidade de trabalhar a rotina didática no ciclo de alfabetização dentro de um conceito positivo e com foco nas metodologias ativas.

Com os gestores escolares a formação ministrada pela professora Vaumiranda Silva abordou a alfabetização, orientações curriculares, a necessidade de adequar as escolas para atender as realidades e garantir êxito no processo de alfabetização, bem como a gestão cultural escolar.

O programa dentro de sua metodologia explana também a compreensão, orientações curriculares embasadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como na legislação para o Ciclo de Alfabetização, a apropriação de estratégias eficientes de gestão escolar que otimizem as práticas docentes com foco na alfabetização, e, a identificação de ações necessárias para efetivação do programa no município de Marcolândia.

A formação para professores da Educação Infantil de Marcolândia foi ministrada pela professora Maria da Conceição Andrade que trabalhou planejamento dos tempos de materiais e dos ambientes na educação infantil, conforme a BNCC, buscando melhorias na qualidade da educação.

O Ciclo de Alfabetização que compreende o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental foi ministrado por Queila Sousa.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLANDIA