Notícias

TRADIÇÃO E CULTURA MARCAM O XVIII FESTIVAL DE PRÊMIOS DE JOÃO TOMAZ EM MARCOLÂNDIA; VEJA COMO FOI

Data de Publicação: 02/01/2023

A comunidade Serra de João Tomaz, celebrou no dia 31 de dezembro de 2022, último dia do ano, o XVIII Festival de Prêmios de João Tomaz.

O evento é uma tradição em Marcolândia, realizado pela segunda vez pela Apromsema (Associação de Produtores de Mandioca da Serra de Marcolândia), juntamente com a gestão municipal “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir de Juracy, que deu total apoio e suporte com as Secretarias de Esporte e de Cultura.

A Secretaria de Esportes é gerida por Eduardo Silva e a de Cultura por Rafael Alencar, Rafa Som.

O festival faz parte do calendário cultural e festivo do município de Marcolândia. Ao longo de todo o dia são realizadas diversas competições esportivas com maratonas, competição de ciclismo, corrida de cavalo, corrida de saco, mata galo, torneio de futebol e entrega de premiações. À noite são realizados shows musicais que marcam a passagem de ano do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro: o tradicional Réveillon.

A primeira atividade esportiva, abrindo a programação do dia, foi com a competição de ciclismo nas categorias masculino e feminino.

No masculino quem fez o melhor tempo foi o ciclista Eduardo Paiva. Emanuel Ramos ficou em segundo lugar. O terceiro melhor tempo da prova foi de Eduardo Coelho.

No feminino Mona chegou em primeiro, seguida de Ismaiara em segundo e de Paulene em terceiro.

Maratona Masculina e Feminina Adulto

Na categoria masculina adulto quem conquistou o 1º lugar foi Ismael. Em 2º lugar ficou o atleta Reinaldo e na 3ª posição, André Soares.

Na maratona feminina adulta o melhor tempo foi de Valkésia. Lorrany conquistou a segunda colocação. Naira Lopes fez o terceiro melhor tempo.

Maratona Masculina e Feminina Infantil

Na maratona masculina infantil realizada com crianças de várias idades, quem fez o melhor tempo e conquistou o primeiro lugar foi Felipe Silva. A segunda posição foi conquistada por Lucas Santana e o terceiro lugar por Sebastião Daniel.

No feminino, o melhor tempo da provar ficou para Maria Júlia, seguida de Safira Modesto e Valclécia Carvalho.

Corrida de Cavalo

A corrida de de cavalo também é um competição tradicional em eventos de toda a região. No segmento, o melhor tempo foi do cavaleiro João Italo ap´´os a classificação das raias. A segunda colocação foi alcançada por Nailton. Já o terceiro lugar foi Guilherme quem conquistou.

Corrida de Saco

Na sequência das competições foi disputada a corrida de saco, prova que exige bastante coordenação motora.

Na categoria adulto masculino quem se saiu melhor foi Nailton que chegou em primeiro. Emerson conquistou a segunda colocação.

No feminino adulto, Valquésia e Thaís chegaram em primeiro e segundo lugar respectivamente.

Na categoria infantil masculino, Saymon conquistou o primeiro lugar. Marlon ficou com a segunda colocação.

No feminino infantil, quem atravessou a linha de chegada primeiro foi Maria Júlia. Logo depois foi a vez de Safira conquistar o segundo lugar.

Mata Galo

Encerrando a programação da manhã, aconteceu a competição Mata-Galo. O competidor com os olhos vendados tem que seguir pela raia sem ultrapassar as linhas laterais e acertar o alvo colocado ao chão. O melhor desempenhou foi de Luana.

Torneio de Futebol

À tarde aconteceu o Torneio de Futebol. 8 times entraram na disputa do troféu João Tomaz.

Quatro jogos definiram os classificados para semifinais e finais. Real Villa e Vasco abriram o torneio. Todos os jogos tiveram tempo de 30 minutos. Real e Vasco empataram em 0 a 0 e decidiram nos pênaltis. O Real ganhou por 3 a 2.

Semifinais

Nas semifinais, Portuguesa e Real Villa fizeram o primeiro confronto. Real venceu por 2 a 0. No outro duelo Náutico e Goiás empataram no tempo normal e levaram a decisão para as penalidades. Quem se deu melhor foi o Náutico que venceu por 4 a 1.

O troféu João Tomaz de Futebol ficou para o Real Villa que venceu o Náutico por 3 a 2 também nos pênaltis.

Na classificação geral do torneio, o Real Villa ficou em primeiro lugar (campeão), Náutico em segundo lugar (vice-campeão) e Portuguesa com a terceira melhor campanha.

Entrega de premiações

Após o término da grande final, aconteceu a solenidade de entrega de premiações. Estiveram presentes várias autoridades como o prefeito Dr. Corinto Matos; o vice-prefeito Valmir de Juracy, os secretários: Auxília Matos (primeira-dama e secretária de Educação), Hailton Fernando (Cidades), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Nascimento (presidente da Apromsema), o anfitrião João Tomaz, os vereadores: Chaguinha Ramos, Simone Viana, Clenilton Costa, entre outras autoridades.

Compareceram ao evento ao longo do dia a vereadora Lanja Nobre e também a ex-vereadora e ex-vice-prefeita, Vanete Rodrigues.

Shows musicais
O XVIII Festival de Prêmios João Tomaz foi abrilhantado com muita música ao vivo. Subiram ao palco: Zé Armando, Sergiana Costa, JP. Cantor e DJ Peloco. Os shows iniciaram às 22 horas e prosseguiram até o amanhecer do dia 1º de janeiro de 2023.

Autoridades falam sobre o XVIII Festival de Prêmios de João Tomaz

O prefeito Dr. Corinto Matos falou sobre a segunda edição em que a gestão “Amor e respeito pelo povo” apoiou juntamente com a associação da comunidade.

“Agradeço a Deus e a toda equipe da associação daqui de seu João Tomaz. Estamos nessa luta e finalizamos o ano com o XVIII festival de prêmios. É um momento de integração e confraternização com as famílias daqui e de toda Marcolândia com atividades esportivas e brincadeiras. É mais um ano de trabalho e realizações. Desejo um feliz ano novo a toda população de Marcolândia e a todos que fazem parte da gestão. Quero agradecer a todos que contribuíram e trabalharam para esse evento ser grandioso. Vamos entrar 2023 com toda força e garra para continuar melhorando a vida das pessoas”, destacou Corinto.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, destacou que é mais uma realização da gestão marcada por dedicação e apoio à cultura e ao esporte.

“É um momento de muita alegria estarmos aqui no XVIII festival. A gente vem fazendo esse evento junto com a comunidade. Estamos em apoio a todas as competições. Eu como vice-prefeito junto com o prefeito Dr. Corinto temos dado todo apoio e engrandecido bastante e é uma motivação muito maior para a população. Estamos sempre no apoio em todas as modalidades esportivas e culturais da nossa região. É um grande satisfação. Quero aqui desejar um feliz ano novo a toda população de Marcolândia e para todos com muita paz, saúde, e prosperidade”, falou Valmir.

O secretário de Esportes, Eduardo Silva, agradeceu pela dádiva da vida em poder celebrar mais um evento, com o apoio da gestão de Dr. Corinto.

“É uma tradição na comunidade. A secretaria de esporte, a prefeitura, a secretaria de cultura, juntamente com a associação, promove um dia de lazer para essa comunidade com várias modalidades esportivas para crianças e adultos. Quero agradecer ao prefeito que dá total apoio a esse evento”, enfatizou Eduardo.

Morador da comunidade e anfitrião do evento, Seu João Tomaz, ao lado da esposa, Cecília, falou sobre a realização do festival.

“Me sinto bem, feliz, porque todo ano a gente faz essa brincadeira e sempre corre em paz. Uma multidão dessa, não é em todo lugar que tem”, revelou.

Em 2021 o prefeito Dr. Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir de Juracy, prestou total apoio para a realização do 17º Festival de Prêmios de João Tomaz: a primeira edição com apoio da gestão “Amor e respeito pelo povo”.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br