SERVIDORES DA SAÚDE DE MARCOLÂNDIA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

Data de Publicação: 11/01/2023

Em 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Humanização (PNH) para implementar princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) aos serviços no Brasil visando estimular a humanização do setor.

Partindo deste princípio, na noite desta terça-feira (10), a Prefeitura Municipal de Marcolândia e Secretaria de Saúde promoveram uma palastra motivacional para os servidores públicos da saúde.

Com o tema: “Humanização e Acolhimento no Serviço Público”, a palestra ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e foi conduzida pelo professor e psicalista, Dyego Feitosa.

O foco da conversa foi mostrar os meios e a importância de ofertar um serviço mais humanizado e acolhedor para aqueles que buscam os órgãos municipais.

Ao fazer o uso da fala, o prefeito Dr. Corinto Matos destacou a importância dos serviços da Secretaria de Saúde e explicou porque é importante humanizar os atendimentos.

“Uma área importantíssima, sem sombra de dúvidas é o coração de qualquer administração e a gente entende que a humanização no atendimento às pessoas é essencial porque o primeiro contato é a porta de entrada e é o que muitas vezes significa para a população, porque quem vai atrás do serviço quer ser atendido da melhor forma e a gente tem que ter esse acolhimento ao entregar o serviço”.

A palestra foi dinâmica e muito participativa com o palestrante frisando sempre que um bom servidor é também um bom ser humano.

“Todo servidor ou funcionário público tem suas competências e atribuições que são de cada cargo e função, e fazer esse serviço com qualidade demanda não só conhecimento técnico, mas também conhecimento humano. A humanização é acima de tudo, questionar a qualidade de ser humano que eu sou, o que eu faço, as pessoas com quem eu convivo, a ideia aqui é mostrar que não existe bom servidor em péssimo cidadão porque a humanização também é uma questão de caráter e ética”, afirmou Dyego Feitosa.

Além de Corinto, o vice-prefeito Valmir de Juracy; a primeira-dama e secretária de educação, Auxilia Matos; a secretária de saúde, Domitila Alencar e demais funcionários públicos marcaram presença. Ao fim foi servido um lanche para todos.