SAÚDE DE MARCOLÂNDIA REALIZA REUNIÃO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Data de Publicação: 27/01/2021

A Prefeitura de Marcolândia na gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro, no auditório da Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa sobre a campanha de vacinação contra Covid-19 no município.

Presidida pela coordenadora de imunização, enfermeira Mônica Tavares, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Domitília Alencar, o encontro teve como objetivo explanação e repasse de orientações sobre a operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, ou seja, de como será aplicada a segunda remessa de vacinas. O público-alvo na ocasião foi Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s), enfermeiros e técnicos em Enfermagem.

De acordo com a a coordenadora de imunização, enfermeira Mônica Tavares, o município recebeu na segunda remessa 30 doses da vacina que são destinadas nessa primeira etapa para profissionais de saúde.

“Nesta quarta-feira, dia 27/01, estaremos vacinando todos os agentes comunitários de Saúde (ACS´s)”, informou Mônica enaltecendo a disponibilidade dos agentes. “Graças a Deus todos eles deram seus nomes para tomarem a vacina. Ninguém se recursou”, concluiu a coordenadora de imunização.

A secretária de Saúde de Marcolândia, Domitília Alencar, falou sobre a importância dos agentes comunitários tomarem as vacinas. “São profissionais importantes que trabalham no contato direto com os usuários da atenção primária e, por serem responsáveis no contato direto com pacientes de suas micro áreas, é mais um motivo para que cada um tenha consciência e entenda a importância de se vacinar nesse momento”, enfatizou a secretária.

Domitília reforçou a informação de que o município está cumprindo as determinações do Ministério da Saúde a cerca da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. “Temos o compromisso em trabalhar com transparência e vamos seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, reforçou a secretária de Saúde de Marcolândia.

O prefeito Dr. Corinto Matos enalteceu a importância da reunião para direcionamentos da campanha de vacinação no município.

“Estamos vivendo um período atípico em todo mundo por conta da pandemia da Covid-19 e agora chegado o momento da vacinação temos que muita atenção para as determinações do Ministério da Saúde, assim como em outras campanhas que não são diferentes. É de suma importância sempre haver reuniões, principalmente sobre uma assunto tão delicado. Esse encontro serve para os direcionamentos da vacinação e trabalharmos sempre com total transparência para que assim a população não seja prejudicada. Estamos recebendo a vacina contra a Covid que é uma vitória gloriosa e com paciência tudo vai dar certo. Ressalto aqui que seguimos por etapas conforme determina o MS”, disse o prefeito de Marcolândia.

Na primeira remessa que chegou em Marcolândia, 28 doses foram destinadas para os profissionais que estão trabalhando na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus, tais como: profissionais que estão atuando no Setor Covid, médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, motoristas de ambulância.

Vale ressaltar que Marcolândia aguarda o terceiro envio de vacinas que contempla como público-alvo os profissionais lotados na Secretaria de Saúde durante a primeira etapa.

No Piauí, 24 mil doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca chegaram na tarde do último domingo, 24 de janeiro.  As vacinas têm origem na Índia e chegaram ao Brasil na noite de sexta-feira (22). Este é o segundo lote de imunizantes.

No dia 18, o estado recebeu doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan que possui acordo com a empresa chinesa Sinovac. Com a vacina Oxford/Astrazeneca, o Piauí deve chegar a 62% do total do público alvo na primeira etapa de vacinação.