SAÚDE DE MARCOLÂNDIA PROMOVE A SEMANA DE ENFERMAGEM E ENALTECE A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS PARA A SOCIEDADE

Data de Publicação: 24/05/2023

A Prefeitura de Marcolândia na gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, promoveu a Semana de Enfermagem com o tema “Enfermagem: uma força para a saúde brasileira”.

O evento aconteceu na Câmara Municipal, nesta terça (23), às 15h, e reuniu profissionais de enfermagem, auxiliares e técnicos, representantes do COREN-PI (Conselho Regional de Enfermagem do Piauí) e autoridades do município.

No evento, a mesa de honra foi comporta pelo prefeito Corinto Matos e a secretária de Saúde, Domitilia Alencar; a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem e palestrante, Margeany Barbosa; o conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem, Wendel Marcos; a coordenadora de Atenção Básica, Monica Rejane; a coordenadora da UBAS, Waneska Feitosa; e a representante dos técnicos de enfermagem, Vanessa.

O prefeito Corinto Matos falou sobre a tarde enriquecedora do evento com os profissionais de enfermagem, além de exaltar a importância deles para a população da cidade, como também de todo o país e do mundo em ralação ao período pandêmico.

“É um mês de comemoração e de parabenizar as equipes e todos que fazem esse trabalho tão essencial para todo o Brasil, que é a equipe da enfermagem. O mundo passou e está passando por algo que a gente viveu pela primeira vez, que foi a pandemia. Sem sombra de dúvidas, uma das equipes profissionais mais importantes, nesse momento difícil de pandemia, foi a equipe de enfermagem, tanto técnicos e auxiliares, como as enfermeiras e enfermeiros. Equipe essencial no momento crítico que o Brasil e o mundo passaram e superamos com muita fé em Deus e na força de vontade desses profissionais essenciais em todas as comunidades”, disse.

“Então, parabenizo todos vocês e agradeço a presença de cada um e dizer que, como sempre, o município na gestão “Amor e respeito pelo povo”, está sempre aberta ao diálogo e queremos dias melhores para os profissionais da enfermagem nesse momento importante com a questão do piso salarial. Vocês sabem como é meu compromisso com todas as classes e não seria diferente com vocês. Vamos fazer a contabilidade e não vamos deixar ninguém do lado de fora do tão merecido salário justo, ou parcialmente justo”, completa.

A enfermagem é uma profissão que se relaciona, diretamente, com toda a população e com todas as demais áreas da saúde, atuando em diferentes frentes e proporcionando ações de assistências ao paciente e os ambientes de saúde.

A secretária de saúde, Domitilia Alencar, falou sobre a experiência da realização do evento, bem como da relevância dos profissionais de enfermagem.

“Palestra enriquecedora e proveitosa. É importante sempre lembrar dessa equipe que move a saúde no Brasil, que é a enfermagem e sem ela a gente não faz nada. Em primeiro lugar vem o paciente, depois vem a enfermagem”, declarou.

Palestra

O evento contou com a palestra da enfermeira e conselheira do Coren-PI, Margeany Barbosa, que agradeceu o convite da gestão do prefeito Corinto Matos, à secretária municipal de saúde e aos gestores locais pela organização do evento. Ela parabenizou os profissionais de enfermagem que muito contribuem para a saúde da população de Marcolândia.

“É um privilégio estar na cidade de Marcolândia, nesse momento comemorativo da Semana da Enfermagem, que é de 12 a 20 de maio, mas durante todo o mês são realizadas atividades alusivas à semana da enfermagem, que foi inserida no calendário oficial do Estado através da Lei 7412/2020. É uma forma de reconhecer o trabalho e a contribuição desses profissionais de enfermagem, tanto enfermeiros, como auxiliares e técnicos de enfermagem para a população e para a saúde brasileira. Esses profissionais têm contribuído para mudar indicadores em saúde, para melhorar a saúde da população. Como exemplo temos a pandemia que foi vencida através da vacinação, onde a maior contribuição é feita pelos profissionais de enfermagem. Nada melhor do que no mês de maio, sem pandemia, a gente está aqui juntos comemorando neste evento”, completou.

Semana de Enfermagem

A Semana da Enfermagem é comemorada de 12 ao dia 20 de maio. O Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio. Essa data homenageia Florence, que é considerada a mãe da enfermagem moderna, pelo seu nascimento no ano de 1820.

Em 20 de maio é comemorado o dia dos auxiliares e técnicos de enfermagem no Brasil, data que homenageia Ana Neri, primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares.