PREFEITURA DE MARCOLÂNDIA REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO

Data de Publicação: 01/07/2023

A Prefeitura de Marcolândia — PI, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Hemocentro de Picos, promoveu ao longo do mês de junho uma significativa campanha de doação de sangue. Intitulada como “Junho Vermelho”, a iniciativa teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador primário e contínuo.

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Severiano Gomes, o NASF estabeleceu um local de apoio para cadastrar os interessados em doar sangue. Essa ação facilitou o processo de participação da população, incentivando um maior engajamento na campanha.

A doação de sangue é um ato solidário que salva-vidas. Ao contribuir com o suprimento sanguíneo, os doadores podem ajudar pacientes em situações de emergência, pessoas com doenças crônicas, vítimas de acidentes e pacientes que precisam de transfusões periódicas.

O Hemocentro de Picos é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes na região. Com o apoio da Prefeitura de Marcolândia, a campanha busca incentivar a população local a se tornar doadora regular, garantindo um estoque de sangue adequado para atender às demandas da cidade e de regiões próximas.

Durante a culminância que ocorreu no dia 29 de junho no Hemograma em Picos, houve um momento significativo de solidariedade, com a presença de vários doadores que compareceram para apoiar essa importante causa. Entre eles, destacou-se Verônica Carvalho, uma moradora de Marcolândia que decidiu doar sangue. Na ocasião, Verônica expressou sua satisfação em poder auxiliar o próximo, descrevendo a experiência como algo indescritível e gratificante. Ela afirmou: “Foi uma sensação única poder ajudar alguém através da doação de sangue.”

Doar sangue é um processo seguro e controlado, realizado por profissionais especializados em ambiente adequado e higienizado. Antes da doação, os candidatos passam por uma triagem para garantir que estejam em boas condições de saúde e que sua doação não traga riscos para eles ou para os receptores.

Em sua fala, o prefeito Dr. Corinto Matos enfatizou a importância de incentivar a doação de sangue como um ato de solidariedade e amor ao próximo. “É verdadeiramente gratificante testemunhar a mobilização dos moradores de Marcolândia em prol dessa causa tão nobre. A doação de sangue é um gesto de generosidade que pode salvar vidas e promover a melhoria da saúde em nossa comunidade. Estamos extremamente satisfeitos com a adesão da população e esperamos que essa conscientização perdure ao longo do ano.” Afirmou o prefeito.

Na ocasião, dona Francisca Nascimento, também uma doadora de sangue, enfatizou sua imensa satisfação em poder contribuir para ajudar o próximo. Ela compartilhou: “É uma grande alegria ser doadora de sangue, pois sei que estou salvando vidas. Quando penso no bem-estar dos outros, estou, na verdade, cuidando de mim mesma.” Destacou.

Em entrevista, Jovita Silva, compartilhou seu desejo de se tornar uma doadora de sangue e que, por meio de uma amiga, conseguiu realizar todo o procedimento necessário. Com entusiasmo, ela expressou: “Ser doadora de sangue foi uma das experiências mais gratificantes que já vivi. Sempre tive esse desejo e para mim é uma verdadeira honra poder contribuir dessa maneira.” Frisou.

Durante a ação, Ana Paula Batista, coordenadora do Hemocentro Regional de Picos, aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão à Secretaria Municipal de Saúde de Marcolândia. Ela enfatizou: “Nosso coração transborda de gratidão a todos que fazem parte dessa secretaria. Agradecemos a cada doador, pois suas doações são essenciais para salvar vidas. Temos imensa gratidão por essa parceria e pela colaboração de todos. Com a ajuda de vocês, poderemos salvar muitas vidas. Estamos verdadeiramente felizes, pois hoje alcançamos a meta de mais de 600 bolsas de sangue. Agradecemos a todos que participaram da doação. É importante que a população compreenda o quão crucial é doar sangue, não apenas por necessidade, mas de forma voluntária.” Disse.

O Coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Severiano Gomes, falou sobre o objetivo da campanha. “A campanha do “Junho Vermelho”, teve como objetivo conscientizar a população de Marcolândia sobre a importância da doação de sangue. Nosso município já possui um número significativo de doadores ativos, e durante este mês, trabalhamos incansavelmente nas redes sociais e nas mídias sociais para ressaltar a relevância dessa prática. Como parte culminante da nossa campanha, organizamos uma visita ao Hemocentro em Picos, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, para realizar a doação de sangue. Este grupo, embora tenha destaque no mês de junho, é uma iniciativa contínua. Qualquer pessoa interessada em se tornar um doador de sangue em nosso município pode procurar o NASF para fazer o cadastro e ficar atenta às nossas orientações.” Destacou Severiano.