Notícias

PREFEITO DR. CORINTO MATOS IMPLANTA PROGRAMA PIAUÍ SAÚDE DIGITAL EM MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 06/03/2024

O município de Marcolândia está dando passos largos em direção à modernização na área da saúde. Sob a liderança do prefeito Dr. Corinto Matos, a cidade agora se destaca na implementação da telemedicina e outras tecnologias digitais.

A mais recente iniciativa, fruto dos esforços do prefeito e da adesão ao projeto “Piauí Saúde Digital”, busca ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde não só de Marcolândia, mas de todo o território da Chapada do Vale do Rio Itaim. Esta ação, idealizada pelo governo do estado, liderado pelo governador Rafael Fonteles, coloca Marcolândia como a segunda cidade do território a adotar tal projeto.

O programa oferece teleconsultas com clínicos gerais 24 horas por dia, 7 dias por semana, acessíveis através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais, que contam com profissionais habilitados para solicitar atendimento.

O gestor municipal, Dr. Corinto Matos, enfatizou a importância da adesão ao projeto, destacando os benefícios que ele trará para a população de Marcolândia. “Esta iniciativa representa um avanço significativo em nossa jornada para proporcionar saúde de qualidade a todos os nossos cidadãos. Estamos comprometidos em garantir que nenhum marcolandense seja deixado para trás quando se trata de cuidados de saúde”, declarou o prefeito.

A secretária de Saúde de Marcolândia, Domitília Alencar, também expressou seu entusiasmo com a nova adesão ao projeto. “Estamos empolgados em implementar essas inovações em nossa cidade. Com a telemedicina e o acesso remoto a especialistas, estamos quebrando barreiras e proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente para toda população”, afirmou a secretária.

Além das teleconsultas com clínicos gerais, o programa oferece ainda acesso a 9 especialidades médicas de forma remota, incluindo psiquiatria, psicologia, neurologia, endocrinologia, cardiologia, dermatologia, ginecologia, nutrição e pediatria. Os pacientes com encaminhamento médico podem procurar a secretaria de saúde local para agendar consultas.

Outro avanço significativo é a implementação do serviço de telediagnóstico, que já equipou uma das UBS de Marcolândia com um aparelho de ECG. Após a realização do exame por profissionais habilitados, o paciente recebe o laudo do cardiologista em até 5 minutos, agilizando diagnósticos e reduzindo o tempo de espera por resultados.

Formação

Nesta quarta-feira, 6 de março, a Secretaria de Saúde de Marcolândia promoveu uma importante formação voltada para o programa “Piauí Saúde Digital”.

O evento contou com a presença da Secretária de Saúde de Marcolândia, Domitília Alencar, além de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos e das secretarias das Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS)

.

Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de receber informações detalhadas sobre o funcionamento e os benefícios do programa “Piauí Saúde Digital”.

O encontro foi marcado por trocas de experiências e esclarecimentos de dúvidas, visando capacitar os profissionais de saúde e prepará-los para oferecer um atendimento de qualidade e eficiente à população de Marcolândia, por meio das novas tecnologias digitais.

Severino Gomes, Coordenador NASF e professor da Faculdade de Medicina de Araripina (FAP), ressaltou a significância do programa. “Este programa representa um avanço considerável para a saúde do nosso município, pois é estruturado dentro de protocolos bem definidos, visando atender de forma abrangente e qualificada às demandas da nossa população, por meio das diversas especialidades disponibilizadas”, declarou Severino Gomes.



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br