PREFEITO DR. CORINTO ENTREGA TABLETS E GLICOSÍMETROS PARA AGENTES DE SAÚDE DE MARCOLÂNDIA — PI

Data de Publicação: 28/06/2023

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) da cidade de Marcolândia, foram contemplados com tablets na manhã desta quarta-feira (28). A ação da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, através da Secretaria de Saúde, aconteceu no auditório da SMS.

Ao todo, 25 ACS´s que atuam na sede do município e na zona rural receberam o equipamento. Além disso, foram entregues também 19 glicosímetros — dispositivo utilizado para monitorizar a glicemia.

Os tablets e os glicosímetros foram adquiridos com recursos próprios do Tesouro Municipal. Os equipamentos eletrônicos — tablets — utilizados pelos agentes servem, dentre entre outras finalidades, para avaliar os indicadores e averiguar a situação epidemiológica.

Corinto enfatizou que os indicadores são avaliados a cada quatro meses. “O trabalho de vocês todos os dias é importante. Esses indicadores é que vão dizer se o município está trabalhando correto ou não. O compromisso da equipe é essencial para o município atingir seus indicadores. Marcolândia está evoluindo. O indicador está subindo e quanto mais subirmos esses indicadores, mais recursos virão, mais condições de retorno para vocês”, disse o prefeito explicando a importância do empenho da equipe.

A secretária de Saúde, Domitília Alencar, enalteceu os agentes para a saúde de Marcolândia. “São peças importantes na equipe de saúde com enfermeiros e técnicos. Sem vocês [agentes] não sabemos o que acontece no lar de cada morador. É um apoio, foi repassado e precisamos apenas do empenho e compromisso que vocês já têm. São muito atenciosos. Desejamos boas-vindas aos dois agentes que chegaram”, enfatizou Domitília parabenizando os profissionais.

Mônica Rejane é coordenadora da Atenção Básica de Marcolândia. Ela ressaltou que a ação é muito relevante considerando os trabalhos dos agentes. “É um instrumento de trabalho que eles precisam utilizar no dia a dia. Trabalhamos com prontuário eletrônico e buscamos metas através dos indicaddores do Previne Brasil relacionado ao Ministério da Saúde. Hoje é um marco no município, porque eles haviam recebido há 8 anos aproximadamente e já vinham dando problemas. Articulanos com Dr. Corinto Matos e ele atendeu nosso pedido. Hoje contemplamos também os novos agentes de saúde que estão chegando para somar na saúde”, ressaltou.

Irenilda Carvalho é agente comunitária de saúde e destaca que o prefeito Corinto se preocupa com a otimização dos serviços. “Só vem melhorar e está facilitando o trabalho, melhorando o atendimento com a população. Temos que agradecer porque quando precisamos ele sempre está seguindo, obedecendo às regras”, destacou.

Durante a ação estiveram presentes: o prefeito, Dr. Corinto Matos; o vice-prefeito, Valmir de Juracy; a secretária de Saúde, Domitília Alencar; o coordenador do NASF, Severiano Gomes, e a coordenadora da Atenção Básica, Mônica Rejane.

Mais fotos: