MÉDICOS E ENFERMEIROS DE MARCOLÂNDIA PARTICIPAM DE QUALIFICAÇÃO SOBRE FLUXO DA ASSISTÊNCIA NO PIAUÍ

Data de Publicação: 13/07/2023

Médicos e enfermeiros da cidade de Marcolândia participaram nesta quarta-feira, 12, de uma qualificação no município de Paulistana.

De Marcolândia estiveram presentes quatro enfermeiras da Atenção Básica e três médicos, com apoio da Prefeiutra Municipal na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, por meio da Secretaria de Saúde do município gerida por Domitília Alencar.

O encontro aconteceu entre as 08h e 13h30min e abordou a estratificação de risco das gestantes e em crianças menores de cinco anos.

O objetivo do evento foi melhorar o fluxo da rede de assistência especializada do Estado do Piauí.

A estratifficação de risco das gestantes é definida a partir de fatores de risco, sendo agrupada de acordo com: Condições individuais e socioeconômicas e familiares; História reprodutiva anterior; Condições e intercorrências, clínicas ou obstétricas, na gestação atual.

No tocante às crianças, a estratificação de risco começa na alta da maternidade ou na visita domiciliar e o acompanhamento é realizado pela Atenção Primária em Saúde, nas unidades básicas de forma exclusiva ou compartilhada com a Atenção Ambulatorial Especializada.

As crianças são estratificadas por três estágios: risco habitual, a que todas estão expostas; risco intermediário, quando apresentam sinais que alertam para uma assistência com maior frequência; e o alto risco, quando há doenças graves congênitas, malformações, testes de triagem alterados, desenvolvimento psicomotor insatisfatório, desnutrição ou obesidade.