MARCOLÂNDIA SEGUE AVANÇANDO EM QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E SE DESTACA AO OCUPAR 11º LUGAR NO RANKING ESTADUAL

Data de Publicação: 19/08/2023

A educação só tem avançado em Marcolândia, na gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir de Juracy, isto ficou evidente com os resultados divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), mostram que o ensino municipal alcançou avaliação positiva estadual no IQEM (Índice de Qualidade da Educação do Município).

O resultado mostra que o município segue avançando e se destaca mais uma vez, ocupando o 11° lugar em todo o estado do Piauí na Qualidade do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O anúncio dessa conquista ocorreu neste sexta-feira (18), durante um evento da educação, na II Mandiofest de Marcolândia.

O índice é usado para rateio do ICMS – Educação 2022, composto por: IDEPI ALFA, IDEPI F1, Índice de Equidade – Ieq; Índice Socioeconômico. Além disso, o IQEM tem por base a proficiência dos alunos do 2º e do 5º ano do ensino fundamental, aferido pelo Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), a taxa de participação e a taxa de aprovação, o aumento da equidade na aprendizagem e o nível socioeconômico dos educandos.

O gestor do município falou da importância da conquista.

“Essa avaliação é de extrema importância, pois mede o desenvolvimento educacional do município, como no caso da nossa cidade, que alcançou o décimo primeiro lugar, isso reflete o esforço e dedicação dos profissionais da educação, que têm trabalhado arduamente para oferecer uma educação de qualidade aos alunos de nossa região,” disse.

Além de ficar na 11ª posição, obteve uma boa classifição entre os municípios do Vale do Intaim, assim como destacou a secretária de Educação, Auxília Matos.

“Na última avaliação, entre os 16 municípios do Vale do Itaim, Marcolândia conquistou a terceira posição com as turmas de segundo ano, no entanto, estou feliz em informar que neste ano, nosso município obteve o primeiro lugar entre esses 16 municípios, essa é uma conquista significativa, e para celebrar, faremos uma premiação especial para a turma do segundo ano, que obteve notas excelentes em todas as habilidades, e também para os dedicados professores envolvidos nesse sucesso, parabéns a todos,” salientou.

O Dr. Corinto Matos, finalizou destacando que o município tem avançado em muitas áreas, e isso tem sido uma grande vitória para todos e evidencia o compromisso da gestão com a cidade.