MARCOLÂNDIA | SAÚDE PROMOVE A SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Data de Publicação: 22/03/2022

A Prefeitura de Marcolândia através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação, realiza entre os dias 21 e 24 de março a Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência. O tema trabalhado é “Gravidez na adolescência, vamos conversar sobre isso?”

O objetivo, de acordo com o coordenador do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, nutricionista Severiano Gomes, é informar, orientar e prevenir a gravidez nessa fase de vida.

Segundo o Ministério da Saúde esse índice atinge a faixa etária em pessoas de 10 a 19 anos.

Observando o alto índice de gravidez não só no município, mas também como no Estado do Piauí, a gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos preparou uma programação diversificada que vai desde a orientação aos pais e responsáveis pelos adolescentes, como também aos próprios adolescentes que são o público-alvo.

Dentro da programação da Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência estão sendo realizadas rodas de conversa com as grávidas adolescentes para que elas se preparem para a vida futura, além de blitzes educativas, conhecimentos dos cuidados para com a gravidez nessa faixa etária e assim suas consequências quando acontecem fora do período ou momento certo.

“É um chamamento para a população de Marcolândia para que a gente possa, juntos, conversar, debater, dialogar e diminuir os índices de gravidez e prevenir a gravidez nessa fase de vida”, frisou o nutricionista Severiano Gomes.

Dessa forma a programação que iniciou na segunda-feira (21/03), logo pela manhã, teve roda de conversa com os estudantes da Escola Municipal Valdir Tintiliano, no auditório da escola, ministrada pela psicóloga Deborah Modesto e o Conselho Tutelar.

Ainda na mesma escola outra roda de conversa aconteceu com os estudantes do turno da tarde, ministrada também pela psicóloga Deborah Modesto, com a presença do Conselho Tutelar.

Prosseguindo com a programação alusiva, nesta terça-feira (22/03), pela manhã às 09h, foi realizada uma roda de conversa com as adolescentes gestantes no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, ministrada pela psicóloga Deborah Modesto e o Conselho Tutelar.

Na tarde desta terça-feira, às 14h, a roda de conversa teve como público-alvo as adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde com a assistente social Bruna Siqueira e a presença do Conselho Tutelar.

Ainda nesta terça-feira (22), às 19h, a roda de conversa é com os estudantes do EJA no auditório da Escola Municipal Valdir Tintiliano, tendo como ministrante a assistente social Bruna Siqueira e o Conselho Tutelar.

Nesta quarta-feira (23/03), às 14h, a roda de conversa tem como público-alvo os pais e responsáveis dos estudantes da Escola Novo Milênio. O encontro acontece na referida unidade de ensino com a psicóloga Eribertânia Carvalho acompanhada do Conselho Tutelar.

O encerramento da ‘Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência’ de Marcolândia será nesta quinta-feira (24/03) com uma Blitz Educativa nas ruas do bairro Novo Milênio. Às 19h, será ministrada uma roda de conversa com as mulheres da Procuradoria da Mulher de Marcolândia, na Câmara de Vereadores. O evento será presidido pela psicóloga Eribertânia juntamente com o Conselho Tutelar.

Confira as imagens: