MARCOLÂNDIA | SAÚDE AVANÇA NA VACINAÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

Data de Publicação: 29/01/2021

O município de Marcolândia recebeu o segundo lote de vacinas contra o novo coronavírus (COVID-19). As doses são oriundas da Universidade de Oxford/Astrazeneca. 30 doses do imunizante chegaram, destinadas e contemplaram os agentes comunitários de saúde (ACS´S). Os profissionais ACS’s foram imunizados nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de janeiro.

Para aplicação das vacinas no público-alvo – os agentes comunitários – a Secretaria Municipal de Saúde que é gerida pela secretária Domitília Alencar, realizou uma reunião com profissionais lotados no órgão. O objetivo da reunião conduzida pela coordenadora de imunização, enfermeira Mônica Tavares, foi repassar orientações para aplicação das doses, ou seja, a operacionalização da vacina.

Domítília Alencar que é gestora da pasta está muito otimista com as vacinas. “Seguimos com a vacinação que graças a Deus está chegando para imunizar a população contra a Covid-19”, destacou. “Os ACS’s são profissionais importantes que trabalham no contato direto com os usuários da atenção primária”, enfatizou a secretária de Saúde.

O prefeito Dr. Corinto Matos comemora bastante otimista com a imunização dos profissionais inicialmente e disse que graças ao empenho dos cientistas a cura está cada vez mais perto.

“A gente está otimista com as vacinas e conseguimos enxergar que está cada vez mais perto da população ser imunizada. Estamos seguindo os critérios dos públicos-alvo e assim daremos continuidade com o processo de imunização seguindo as determinações do Ministério da Saúde”, pontuou o prefeito de Marcolândia.

Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, os profissionais à frente da vacinação são: enfermeira e coordenadora de imunização Mônica Tavares; as técnicas de Enfermagem, Luzinete Costa e Edinalva Alencar e a atendente Jandicléia.

O município de Marcolândia que pertence a Regional de Saúde de Fronteiras segue na primeira etapa de vacinação que são os profissionais de Saúde e aguarda ainda a terceira remessa.

No último dia 19 de janeiro recebeu o lote da primeira remessa, as 23 doses da vacina Coronavac produzida pelo Instituto Butantan. No dia seguinte em 20 de janeiro foram aplicadas as doses onde primeira profissional vacinada foi Maria Luzinete, que trabalha há 18 anos e é técnica de Enfermagem.

No primeiro dia foram vacinados também a enfermeira e coordenadora imunização Mônica Tavares juntamente com o técnico de Enfermagem, Dares.