MARCOLÂNDIA | PREFEITO, VICE E PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA

Data de Publicação: 03/06/2022

Entre os dias 31 de maio a 01 de junho, aconteceu em Teresina, o Seminário de Qualificação do Desempenho na APS- Piauí. O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, o vice-prefeito, Valmir de Juraci, a secretária municipal de saúde, Domitília Alencar e a enfermeira Mônica Rodrigues participaram do evento.

O encontro teve como propósito, promover um espaço institucional de debate construtivo entre as três esferas que fazem a gestão da atenção primária, com vistas a qualificação dos processos de trabalho da APS a partir da melhoria dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil.

Outro objetivo do seminário era identificar os principais desafios e potencialidades para a efetivação de uma Atenção Primária Resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde coordenando o cuidado, propondo estratégias que visem a melhoria do acesso e cuidado integral à população. Além de qualificar os participantes em relação aos sistemas de informação da APS.

Ao Cidades na Net, a secretária Domitília Alencar avaliou o evento como proveitoso e que a experiência adquirida será aplicada em Marcolândia. “O seminário foi muito proveitoso em relação aos conhecimentos adquiridos. Lá foram discutidos os sete indicadores de saúde a serem alcançados pelos municípios que envolvem a saúde da mulher, saúde da criança e saúde do adulto. Desta forma, vamos trabalhar para que Marcolândia cumpra a meta estabelecida conforme as determinações do Ministério da Saúde”

Complementando a fala de Domitília, a enfermeira Mônica Rodrigues, destaca a importância da participação dos profissionais de Marcolândia no evento. “O seminário foi realizado pelos técnicos do Ministério da Saúde trazendo estratégias e propostas para melhorar os índices dos indicadores do Previne Brasil no município e também afim de melhorar algumas inconcistências do sistema. Portanto, foi uma oportunidade de levarmos estes conhecimentos para as demais equipes de profissionais que compõem a saúde de Marcolândia”.

O seminário foi marcado por um ciclo de palestras, debates e exposições de experiências ministrados por gestores estaduais da saúde, como, a secretária de Estado do Piauí – Norma Alberto, o diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde – Dárcio Guedes Júnior, o superintendente de Atenção Primaria á Saúde – Herlon Lima Guimarães, o representante do Departamento de Saúde da Família – Marco Aurélio Santana da Silva, a secretária municipal de Saúde Teresina – Lívia Maria Mello Viana, a secretária municipal de saúde de Arraial Scarlatti – Ohanna Sobreira, o secretário municipal de Saúde de Paes Landim – Valfredo Araujo Santana e representantes de várias coordenações e departamentos de saúde.