MARCOLÂNDIA | PREFEITO DR. CORINTO MATOS APRESENTA MENSAGEM NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO E DESTACA O TRABALHO EXECUTADO

Data de Publicação: 16/02/2024

Na manhã desta sexta-feira, 16 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Marcolândia deu início aos trabalhos legislativos do ano de 2024 em uma Sessão Solene presidida pelo vereador Chaguinha Ramos, presidente da Casa Legislativa.

O evento contou com a presença do prefeito Dr. Corinto Matos, do vice-prefeito Valmir de Juracy, além dos vereadores Marquim de Chico Coelho, Clenilton Costa, Dunga, Erivan de Aprígio, Erinaldo, Simone Viana, Lanja Nobre e Isadora Coutinho. Também estiveram presentes o secretário de Administração e Finanças, Paulão Pinheiro, e o secretário de Cultura, Rafa Som, juntamente com populares.

O prefeito Dr. Corinto Matos fez uso da tribuna para saudar os parlamentares e apresentar a Mensagem do Executivo Municipal.

“Estamos reunidos aqui para marcar o início do ano legislativo, um momento crucial de convergência entre o Executivo e o Legislativo. É importante destacar o trabalho em parceria que estamos desenvolvendo, impulsionando nosso município a dar passos significativos rumo ao progresso. Nos últimos 3 anos e dois meses, a contribuição de todos vocês foi fundamental, e continuaremos nessa trajetória até o final do mandato. Nosso compromisso primordial é com Deus e com a população de Marcolândia. Até 31 de dezembro, estaremos dedicados integralmente ao bem-estar e ao desenvolvimento de nossa cidade, contando com o apoio e a colaboração de cada um de vocês”, declarou.

Entre as realizações mencionadas pelo prefeito, destacam-se os investimentos em infraestrutura, como a construção e recuperação de estradas rurais, além das melhorias na sinalização urbana.

Na área da educação, enfatizou os ajustes salariais para os professores e os investimentos realizados para garantir uma educação de qualidade.

“Durante nossa gestão, promovemos ajustes nos salários e nas classes dos professores. Realizamos a atualização do decreto de aumento salarial, elevando-o de 3,62%, que é o aumento determinado pelo governo federal para 4%, em reconhecimento à importância desta classe tão fundamental. Sabemos que a educação tem o poder de transformar vidas e é através dela que podemos mudar as estruturas sociais. Em três anos de mandato, os professores já desfrutaram de um aumento salarial acumulado de 54%, reflexo do nosso compromisso com a valorização e reconhecimento dos profissionais da educação”, destacou.

O prefeito também anunciou importantes obras em andamento, como a inauguração de uma central de energia e melhorias na área da saúde, incluindo a ampliação do quadro de profissionais médicos e enfermeiros. Além disso, mencionou o andamento das obras do estádio municipal, ressaltando a final da Copa ANVI que será sediada em Marcolândia.

Para concluir, o prefeito ressaltou a importância do hospital municipal, que já realizou 200 cirurgias em diversas áreas, essa iniciativa tem proporcionado maior comodidade para a população, evitando deslocamentos até Teresina. Um projeto que muitos duvidavam, mas que se tornou realidade e beneficia toda a região. Logo, a cidade estará recebendo 17 poços e também será entregue 41 caixas na localidade Aldeia de Cima.

Todos os vereadores tiveram a oportunidade de discursar na tribuna, onde abordaram temas relevantes para a comunidade e apresentaram propostas para o ano legislativo de 2024.

Projetos e requerimentos

Durante a primeira sessão do ano na Câmara de Vereadores de Marcolândia, os parlamentares votaram e apresentaram projetos e requerimentos de grande relevância para o município.

Um dos destaques foi o Projeto de Lei Nº 08/2023, que propõe o reconhecimento da ACMAS (Associação dos Arrendatários de Aerogeradores dos Municípios de Caldeirão Grande, Marcolândia e Simões) como entidade de utilidade pública, além de outras medidas.

Durante a sessão, discutiu-se o Projeto de Lei Nº 01/2024, que altera a organização administrativa da cidade, e o Projeto de Lei Nº 01/2024, que estabelece o “Fevereiro Roxo e Laranja” para conscientização sobre diversas doenças como Alzheimer, fibromialgia, lúpus e leucemia.

Na ocasião, foi apresentado pela vereadora Maria Edilanjia, o Requerimento 01/2024 que pede ao prefeito providências para reformar a Praça 29 de Abril, visando melhorias para a comunidade. A parlamentar também solicitou a construção de canteiros na Avenida Corinto Matos para organizar o trânsito e prevenir acidentes.