MARCOLÂNDIA | MEMBROS DA COMISSÃO INTERSETORIAL PARTICIPAM DE REUNIÃO REGIONAL DO SELO UNICEF EM OEIRAS

Data de Publicação: 27/05/2022

Representantes do município de Marcolândia participaram nesta última quarta-feira, 25 de maio, da primeira reunião presencial do SELO UNICEF, edição 2021-2024.

O encontro foi realizado na cidade de Oeiras – PI, e contou com líderes de várias cidades, tendo como objetivo discutir a respeito dos prazos, atividades pendentes e sanar dúvidas que surgem ao longo do processo.

O município de Marcolândia foi representado pela articuladora do Selo, Maria Conceição e a mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Bruna Modesto.

Durante o encontro foi reforçado o compromisso dos municípios com a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e suas famílias, além de abordar os resultados sistêmicos sobre o acesso aos direitos básicos em cada município.

Na oportunidade, também foram discutidos os hábitos de higiene e acesso à água nas escolas; oportunidades de educação; trabalho e formação profissional para crianças, jovens e adolescentes, e o desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar da população.

A articuladora municipal do Selo Unicef, Maria Conceição de Andrade – a Ceiça, fez a avaliação sobre o encontro e enfatizou como ele irá contribuir para as próximas ações a serem realizadas no município de Marcolândia.

“Nós que participamos confirmamos a valiosa importância deste momento, pois tivemos a oportunidade de apresentar os desafios e conquistas do Selo, bem como trocarmos ideias, sugestões entre os municípios que estavam presentes. Na oportunidade foi esclarecido várias dúvidas sobre prazos e cumprimentos de meta do Selo, bem como a forma sistematizada na qual devemos desenvolver as ações voltadas para as Políticas Públicas das Crianças e dos Adolescentes”, disse.

No decorrer da reunião, foi dada a oportunidade das representantes fazerem uma fala em relação ao apoio do no município nas ações do Selo. “Na fala destaquei o total apoio do Prefeito Municipal, Dr. Corinto Matos e da Secretária de Educação, Mobilizadora do Selo pela Educação e primeira dama, Auxília Matos, a todas as ações do Selo no município. Destacando também os desafios que temos para o cumprimento das metas, pois precisamos criar estratégias específicas para que possamos alcançar os resultados e diminuir o percentual de não conformidade apresentadas pelo Selo. Foi um momento muito bom de tira dúvidas e de muitos esclarecimentos”, finaliza Ceiça.

_Sobre o Selo

O Selo Unicef é uma iniciativa do fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef o município assume o compromisso de manter agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.