MARCOLÂNDIA | EDUCAÇÃO INICIA FORMAÇÃO DO PPAIC 2023

Data de Publicação: 03/04/2023

A Secretaria de Educação de Marcolândia através da equipe do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), realizou o I módulo de formação com os gestores escolares, professores da educação infantil e professores do ciclo de alfabetização do ensino fundamental menor, nos dias 24 e 25 de março, na Unidade Escolar Mariano da Silva Neto.

O PPAIC foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através do governo do Piauí e é composto por cinco eixos: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

O PPAIC foi implantado no município através da gestão do prefeito Dr. Corinto Matos e da secretária de Educação, Auxília Matos. É coordenado pela professora Vaumiranda Silva juntamente com as formadoras Maria da Conceição Andrade (Educação Infantil) e Queila Sousa (Ciclo de Alfabetização).

No Módulo I, em 2023, foram trabalhados três fatores: Gestão de Educação e Planejamento Estratégico tendo como público-alvo os gestores escolares; O lugar da escrita no cotidiano da educação infantil. O público-alvo foram docentes da Educação Infantil; e Alfabetização e letramento: princípios teóricos e metodológicos, para docentes do Ciclo de Alfabetização.

A abertura da formação foi conduzida pela equipe formada pela coordenadora municipal Vaumiranda Silva, juntamente com as formadoras Conceição Andrade e Queila Sousa.

,

Na ocasião, foram certificados cursistas de 2021 a 2022 que participaram das formações ofertadas pelo programa. A entrega dos certificados foi feita pelo prefeito, Dr. Corinto Matos e pela secretária de Educação e primeira-dama, Auxilia Matos.

A equipe do PPAIC direcionou agradecimentos a gestão municipal pelo apoio e colaboração nas formações, aos gestores e professores pela presença e acima de tudo compromisso com a educação municipal.

Ao término da solenidade de certificação, a equipe repassou os temas a serem trabalhados na formação e frisaram também que a secretária promove incentivos aos professores, além de brindes para os alunos que se destacam nas avaliações externas e que todas as ações do programa são desenvolvidas dentro do município.