Notícias

MARCOLÂNDIA | APRESENTAÇÕES CULTURAIS, DESFILE DO REI E RAINHA E SHOWS, ABRILHANTAM 2ª NOITE DA MANDIOFEST 2023; FOTOS

Data de Publicação: 19/08/2023

A cidade de Marcolândia festeja seus 67 anos de fundação territorial. Para celebrar esse importante marco no calendário do município, a Prefeitura Municipal na gestão “Amor e respeito pelo povo” que tem à frente o prefeito Dr. Corinto Matos e o vice-prefeito Valmir de Juracy, promove neste ano a II Mandiofest.

Uma programação rica em cultura, economia, lazer e entretenimento evidencia a mandiocultura que é o segmento principal de geração de emprego e renda.

A Mandiofest movimenta a cidade com exposição de artesanato, literatura, culinária, e produtos derivados da mandioca, atraindo centenas de pessoas do município, de cidades vizinhas e de outros estados como Ceará e Pernambuco.

Para abrilhantar a segunda edição da Mandiofest, a Secretaria Municipal de Educação, gerida pela secretária e primeira-dama Auxília Matos, promoveu na noite desta sexta-feira, 18, apresentações culturais e desfile das escolas para a escolha do Rei e Rainha da II Mandiofest.

A edição de 2023 da Mandiofest assim como no ano passado reúne escolas da Rede Municipal de Ensino, integra alunos e o público em geral com apresentações que exibem talentos, charme, beleza, elegância e muita simpatia.

O evento de abertura do Desfile do Rei e Rainha Mandiofest iniciou com apresentações culturais. A primeira apresentação foi com crianças da Creche Mãe Preta. As crianças de 3 anos fizeram a paródia dançada intitulada como Mandioca como fonte de esperança.

A segunda apresentação foi com alunos da Unidade Escolar Mariano da Silva Neto. A coreografia foi apresentada ao som da música “Massa de mandioca”. Ana Cibele e Ranikele recitaram o poema “As raspadeiras de mandioca” de autoria de Dila Anisete.

Unidade Escolar Mariano da Silva Neto

Ana Cibele e Ranikele recitam o poema “As raspadeiras de mandioca” de autoria de Dila Anisete.

Desfile Temático e Desfile Oficial do Rei e Rainha da II Mandiofest

A Unidade Escolar Manoel Avelino de Brito fez a abertura do Deslife Temático com Pérola Aparecida de Sousa e Yuri Gabriel (Rainha e Rei da Mandioca), seguido de Olga e Davi (Ranha e Rei da Farinha), Isadora e Allifer (Rainha e Rei da Energia Eólica).

Prosseguindo com os desfiles, foi a vez do desfile temático do Rei e Rainha da II Mandiofest (performance e rroupa temática) vestidos com trajes sertanejos usados pelo homem do campo. Após o temático aconteceu o desfile de gala (performance e roupa de gala). Aplauos e apresentações foram os critérios de pontuação observados pelos jurados. (Veja abaixo os candidatos com trajes temáticos e de gala).

Representando a U. E. Raimundo Mariano, desfilaram Milena Rodrigues e Pablo Alexandre. A U.E. Maria Anunciada foi representada por Nayara Emanoele e Natan Hery.

Pela Escola Cícero Mundinho, Clara Manuela e Francisco da Silva subiram na passarela. Kauane Rodrigues Gomes e Kauã Rodrigues de Albuquerque desfilaram pela escola Novo Milênio.

A quinta apresentação na passarela, em desfile foi de Marina Elayne e Sérgio Gabriel representado a Unidade Escolar Valdir Tintiliano.

O prefeito Corinto Matos, o vice-prefeito Valmir de Juracy, a primeira-dama e secretária de Educação, Auxília Matos, e jurados fizeram entrega da faixa de Rei e Rainha da II Mandiofest.

Discursos e shows musicais

O prefeito Corinto agradeceu pelo empenho, parabenizou a equipe da Educação Municipal e falou de várias conquistas de Marcolândia.

“Os professores, os pais dos alunos e a nossa comunidade da educação não mediram esforços para fazer esse desfile tão bonito”, destacou elogiando toda a equipe da Secretaria de Educação pelas apresentações, desfile e pela conquista do Índice de Qualidade da Educação do Município (IQEM). Marcolândia avançou da 15ª colocação para o 11° lugar, dentre as 224 cidades que compõem o estado do Piauí.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O esporte em Marcolândia também avança rapidamente com a realização de campeonatos e agora com a modernização do estádio. O prefeito exibiu um vídeo mostrando as melhorias que serão implantadas no Corintão, como: bilheteria; arquibancadas; nova entrada; elevação de muro; alambrado; campo de futebol com grama sintética; sanitários masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais; banco de reserva para jogadores e árbitros; vestiários para jogadores e árbitros; cabine de transmissão; quiosques de alimentações.

Imagem registrada durante exibição do projeto de modernização do estádio Corintão


A primeira-dama e secretária de Educação Auxília Matos agradeceu a Deus pela oportunidade, às equipes escolares com seus alunos e pais que não mediram esforços quando foi apresentada a ideia do desfile.

“Agradeço a todas escolas, aos pais que estão todos os dias ao nosso lado. A gente da educação e da prefeitura não mede esforços. Todos os dias temos aulas, merenda, tudo que o nosso aluno precisa e é de direito. Os resultados falam por si só. Estamos classificados como a décima primeira melhor educação do estado do Piauí. Isso é uma prova do nosso comprometimento em proporcionar educação de qualidade e preparar nossos alunos para um futuro brilhante. Este é um momento de celebração e reconhecimento, e quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês por fazerem parte dessa jornada educacional conosco”, disse reafirmando o compromisso como munícipe e secretária de Educação.

Vice-prefeito Valmir de Juracy, um dos idealizadores do projeto da Mandiofest destacou sua satisfação por mais um ano das festividades.

“Falar da alegria e satisfação pela realização da segunda Mandiosfest. Quando vereador tive a oportunidade da fazer um projeto de lei nº 02/2011, mas somente em 2022 foi realizado com apoio da prefeitura, da câmara e de todos os agricultores, comerciantes, e de todos os donos de casa de farinha. Em Marcolândia a nossa economia é a mandiocultura. Fazemos essa segunda mandiofest, e que essa festa permaneça em outras gestões que virão”, concluiu Valmir.

Após as apresentações e discursos, a II Mandiofest foi animada com shows musicais. Quem abriu os shows foi Sergiana Costa com sua bela e poderosa voz. Logo em seguida uma das atrações principais foi o cantor maranhense Chicão dos Teclados.

Sergiana Costa

Chicão dos Teclados 

Everton Torres

Juliano Pisadinha

As festividades da segunda noite foram prestigiadas pelo prefeito Corinto Matos e a primeira-dama e secretária municipal de Educação, Auxília Matos; o vice-prefeito, Valmir de Juracy; os vereadores Chagas Ramos (presidente da Câmara), Lanja Nobre, Simone Viana, Isadora Coutinho, Erinaldo, Erivan de Aprigio, Dunga, Clenilton Costa, Marcos Coelho; os secretários: Birica (Assistência Social), Rafa Som (Cultura), Eduardo Silva (Esportes),  José Orlando (Agricultura), Fernando (Cidades), Carlos Daniel (Meio Ambiente); os jurados do desfile da Escolha do Rei e da Rainha da Mandiofest, representando os donos das Fabricas de Farinha: Ronaldo, Chico Coelho, José Gomes, André Azo, Lucas de Joviano.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br