Notícias

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE É REALIZADA EM MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 09/04/2022

O município de Marcolândia realizou nesta última sexta-feira, 08 de abril, a I Conferência Municipal da Juventude. O espaço democrático e de participação social reuniu jovens de todo o município.

O evento aconteceu no espaço de eventos do Mercado Público, promovido pela Prefeitura na gestão ‘Amor e Respeito pelo Povo’ do prefeito Dr. Corinto Matos, através da Coordenadoria Municipal da Juventude e teve como tema: “Resgatando a Juventude Marcolandense”.

Além dos jovens, estiveram presentes no evento autoridades municipais e representantes de diversos seguimentos da sociedade civil, entre os quais, o prefeito Corinto Matos; a primeira-dama e secretária de Educação, Auxília Matos; o Coordenador municipal da Juventude, Leonizio Oliveira; o gerente de Políticas Públicas, Lassan Filho; o representante dos jovens marcolandenses, Bruno Victor; os vereadores Chaguinha Ramos, Lanja Nobre e Simone; a secretária de Saúde, Domitília; o secretário de Finanças, Paulo Ribeiro; o secretário de Meio Ambiente, Carlos Daniel; o secretário de Esportes, Eduardo, e o secretário de Cultura e Juventude, Rafael.

Ainda prestigiaram o evento, o secretário de Assistência Social, Birica; representantes das igrejas Verbo da Vida, Assembleia de Deus e Nova Vida; a mobilizadora do NUCA, Bruna Modesto e a mobilizadora do Selo Unicef, Ceiça e o nutricionista e coordenador no Núcleo Ampliado de Saúde da Família, Severiano Gomes. Bem como representantes da Coordenadoria Estadual da Juventude.

Após a execução do hino do Piauí, o coordenador da Juventude, Leonizio Oliveira declarou aberta a I Conferência Municipal da Juventude de Marcolândia.

A leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal foi realizada pela assessora técnica municipal, Fabiana Dias. Em continuidade, houve uma apresentação cultural feita pela Juventude Marcolandense.

Iniciando os pronunciamentos, o prefeito Dr. Corinto Matos, falou sobre a importância do evento para os jovens e destacou o apoio da gestão municipal.

“Durante as conferências debatemos assuntos importantes para um determinado público, e hoje estamos aqui com os nossos jovens. A juventude é o futuro, a esperança e o crescimento de todo município, de toda comunidade. Então, nós damos a oportunidade para os jovens de Marcolândia crescerem, desenvolverem, criarem e pensarem no seu futuro e isso é o mais importante, pois eles serão o futuro do nosso país. É com grande satisfação que realizamos a I Conferência, que está debatendo assuntos importantíssimos para esse grupo de pessoas que passa por uma dificuldade muito grande hoje, um mundo com coisas ruins, e a gente vai tentado transformar essa comunidade, essa população e dando oportunidade para que eles venham crescer em suas vidas”, pontuou.  

A primeira-dama e secretária de Educação, Auxilia Matos, falou da satisfação em ver a participação ativa dos jovens e a parceria entre os órgãos, secretarias e Gestão Municipal, em busca de promover projetos e ações em benefício dos jovens marcolandenses.

“A partir do momento que fomos convidados a está fazendo as conferências no município veio a Conferência Municipal da Juventude, mas o nosso município não era atuante, a nossa Coordenadoria da Juventude e tivemos a ideia de colocar em prática, e foi a partir da conferência que pensamos em trazer os nossos jovens para opinar nas políticas públicas do nosso município e pudessem ter voz e vez”, disse.

“Hoje, na gestão do Dr. Corinto quando a gente fala em voz e vez, ele está proporcionando isso aos jovens. Nós temos no nosso quadro de contratados muitos jovens motoristas, professores, médicos, dentistas, enfim, muitos jovens participando ativamente no município, tanto nas políticas públicas como nas sociais e educacionais, e é isso que a gente quer, envolver mais os jovens para que eles possam sair do que não é agradável como droga, bebidas, badernas e tentarmos através desta I Conferência mostrar que se eles quiserem eles terão voz e vez”, finalizou.

O coordenador municipal da Juventude, Leonizio Oliveira, falou sobre o apoio da gestão do Dr. Corinto, e da importância do momento para os jovens.

“Vemos que através da I Conferencia Municipal de Juventude hoje os jovens marcolandenses poderão ter voz e vez para opinar nas políticas públicas municipais, e aqui iremos fazer valer a voz desses jovens. Na gestão do Dr. Corinto, os jovens tem participação ativa, uma vez que anteriormente era ocupado só o nome na pasta e a juventude não tinha voz. Hoje temos carta branca e uma participação satisfatória deste público. Avante!”, disse.

A representante do Nuca, Adrielly Gabrielly, destacou a importância da Conferência para os jovens.

“Este momento é de suma importância, pois hoje em dia os jovens não tem tanta voz quanto deveria. Em Marcolândia irá impactar de certa forma porque quanto mais jovens expressarem sua opinião e perderem o medo de serem julgados por sua cor, sexualidade e etc, isso vai melhorar muito porque vai motivar mais jovens a fazerem parte e a se expressarem melhor. Estou extremamente feliz em participar, pois falei o que eu pensava sem medo de errar, e talvez eu consiga ajudar a melhorar a vida de outros jovens, por isso, é maravilhoso estar aqui”, pontuou.   

A palestra magna da conferência, foi ministrada pelo gerente de Políticas Públicas, Lassan Filho, que falou sobre o propósito do evento.

“O motivo da nossa vinda é justamente fazer com que a juventude marcolandense tenha acesso as propostas que eles mesmos irão criar para o Plano Municipal e para o Plano Estadual de Juventude, que serão projetos a serem executados em curto, médio e longo prazo. Hoje, eles serão os atores principais do cenário, e tudo vai partir deles, começar e terminar com eles. O nosso propósito é fazer com que a juventude entre em cena, que ela perceba que ela é forte e tem poder em todas as áreas. Para nós da coordenadoria da Juventude está sendo uma satisfação imensa estar aqui conhecendo os valores dessa juventude que já pude perceber que a gestão em sua maioria é jovem, e isso faz com que a gente traga e reflita para outros municípios e até estados”, explica.

Finalizada a palestra, foram realizadas as discussões de grupos e plenária para votação e das propostas. As discussões aconteceram a partir de quatro eixos temáticos: Emancipação Juvenil; Bem-estar juvenil; Desenvolvimento da cidadania e organização juvenil e Equidade de oportunidade para jovens.

Na plenária foram votadas e aprovadas diversas propostas, dentre elas, garantir de uso à saúde pública municipal com atividades voltadas para os jovens; grupos de cultura e criação de um polo Cultura e Lazer; noites culturais na zona urbana e rural; cursos preparatórios em diversas áreas, etc.

As atividades tiveram continuidade com a escolha dos delegados titulares e suplentes que irão representar o município na 4ª Conferência Estadual da Juventude que acontecerá no primeiro semestre de 2021, em Teresina.

Na oportunidade, foram eleitos: Paulo Vitor (Delegado); Bruna Modesto (Suplente); Maria Clara (Suplente) e Tainara (Suplente).

Confira as imagens:



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br