EM POUCO MAIS DE UM MÊS, SAÚDE DE MARCOLÂNDIA JÁ VACINOU 1.225 PESSOAS CONTRA A GRIPE E SARAMPO

Data de Publicação: 10/05/2022

Conforme o boletim InfoGripe da Fiocruz, de 24 a 30 de abril houve um leve crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre adultos no Brasil, depois de quatro semanas em queda, por isso a vacinação contra a gripe tem tido uma forte mobilização a nível nacional.

A preocupação com o sarampo não é diferente, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef e a Organização Mundial da Saúde – OMS, os casos de sarampo aumentaram quase 80% em todo o mundo em 2022.

Tendo em vista estes dados, a Prefeitura Municipal de Marcolândia (gerida pelo prefeito Dr. Corinto Matos) juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde tem se esforçado na mobilização da população do município para a adesão da vacinação contra a gripe e o sarampo.

O resultado do esforço da gestão tem sido positivo, em pouco mais de um mês a Saúde de Marcolândia já vacinou 1.225 pessoas, sendo a imensa maiora de doses aplicadas contra a gripe. Os dados são acumulados desde o dia 04 de abril, data que iniciou a campanha.

Ao todo 965 marcolandenses já foram imunizados contra a gripe, sendo, 526 doses aplicadas em idosos, 357 em crianças, 43 em trabalhadores da saúde, 35 em gestantes e 04 em puérperas.

Contra o sarampo, já foram vacinadas 160 pessoas, sendo 144 crianças e 16 trabalhadores da saúde.

O ponto alto da imunização em Marcolândia foi no último sábado, 07 de maio com a Campanha do Dia D da vacinação, realizada a nível nacional com a intenção de chamar a atenção da população para a vacinação.

A secretária de saúde de Marcolândia, Domitília Alencar destaca a importância da forte adesão da população à vacinação. “As campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo estão acontecendo a nível nacional, porque de fato são doenças que ameaçam perigo à saúde da população, portanto, é importante que os cidadãos de Marcolândia se vacinem. Nós da Saúde e a Prefeitura estamos engajados em não medir esforços para que a vacinação seja um sucesso na nossa cidade, mas precisamos que cada um faça sua parte”.

O calendário de vacinação contra a gripe e o sarampo em Marcolândia deve seguir até o mês de junho, que é quando espera-se alcançar a imunização de toda a população.

Veja mais imagens: