Notícias

EM AUDIÊNCIA, PREFEITURA DE MARCOLÂNDIA APRESENTA AVANÇOS COM DADOS DO BALANÇO DA GESTÃO EM 2022

Data de Publicação: 25/02/2023

A Prefeitura de Marcolândia realizou na manhã desta sexta-feira, 24, na Câmara Municipal, uma audiência pública para a apresentação do Relatório de Gestão Consolidado do Poder Executivo Municipal referente ao ano de 2022.

A audiência foi presidida pelo prefeito Corinto Matos e contou com a explanação de cada secretário municipal apresentando os dados de suas respectivas pastas. Fabiana Dias foi a cerimonialista responsável pelo momento.

O documento trouxe dados detalhados das ações e metas desenvolvidas por cada secretaria, números de serviços ofertados pelos órgãos municipais e informações financeiras, levando em conta as receitas e despesas da Prefeitura.

Em termos de serviços ofertados por exemplo, o relatório mostrou que o Espaço Cidadão de Marcolândia ampliou suas ações e fez em 2022, um total de 1.330 atendimentos à população. Este órgão é de responsabilidade da Secretaria de Administração e Finanças.

Em se tratando de ações realizadas por cada pasta, a Secretaria de Meio Ambiente realizou 12 ações em 2022, entre campanhas de mobilização de cunho educativo e conscientizador, fiscalizações, treinamentos, dia de campo e intervenções diretas na reparação do meio ambiente do município.

Na Educação, foram expostos os bons indicadores alcançados, os investimentos realizados e o funcionamento de cada setor que faz parte da pasta.

Na Saúde, foram apresentados indicadores de atendimentos médicos, consultas de enfermagem, visitas domiciliares, atendimentos realizados por outros especialistas em Saúde, consultas reguladas para Teresina, dentre outros.

Em 2022, a Saúde de Marcolândia realizou 11.348 consultas médicas, 5.579 consultas de enfermagem e 68.544 visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde. Somadas juntas, as consultas com fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social chegaram a 3.564.

Outros números que chamam a atenção são os da Vigilância Epidemiológica. No que diz respeito à vacinação, Marcolândia atingiu um percentual acima de 100% da cobertura de vacinas para as crianças.

Na Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), realizou 1.271 atendimentos ao público; 3.317 famílias foram inscritas no Cadastro Único e 2.482 no Auxílio Brasil.

Além destes serviços, o setor promoveu diversos projetos, reuniões e palestras voltados para diferentes grupos sociais.

No Desenvolvimento Rural, foi feito o roço em 94,54 hectares de terras; 643,72 hectares de terras foram aradas e 74 produtores foram beneficiados com a desbulha e transporte do milho plantado por eles.

Outra importante ação foi a criação de um festival de valorização da madiocultura, o I MandioFest de Marcolândia.

No Esporte e Lazer, o foco foram as várias competições realizadas ao longo do ano em diferentes modalidades, como, futebol, ciclismo, corrida e futsal, e o apoio aos esportistas marcolandenses.

O documento ainda listou as obras realizadas pela Secretaria das Cidades e os eventos e ações da Cultura e Turismo, uma de grande relevância foi a criação do Conselho de Cultura.

O prefeito Corinto Matos destacou seu contentamento com o balanço da gestão e disse que o intuito é fazer mais em 2023.

“Aqui ficou bem detalhado todas as ações de nossa gestão através de cada secretaria e é possível notar que trabalhamos muito ano passado e avançamos também. A expectativa é de em 2023 trabalharmos ainda mais e plantar resultados ainda mais positivos porque o nosso dever enquanto gestão é trazer melhorias para o povo de Marcolândia”.

Participaram da sessão, o vice-prefeito Valmir de Juraci; os vereadores Lanja Nobre, Simone Viana, Clemilton e Erivaldo de Aprogio; os secretários Auxilia Matos (Educação), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Domitila Alencar (Saúde), Birica (Assistência Social), Fernando (Cidades), José Orlando (Desenvolvimento Rural), Eduardo Abrão (Esporte e Lazer), Sthalei Rafael (Cultura e Turismo) e Paulo Pinheiro (Administração e Finanças); membros de sindicatos e de conselhos municipais e fiscais e demais autoridades municipais.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br