EM AÇÃO CONJUNTA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA ENTREGAM KITS DE ENXOVAIS EM MARCOLÂNDIA; AÇÃO JÁ BENEFICIOU MAIS DE 500 MÃES

Data de Publicação: 01/02/2024

Na última quarta-feira, dia 22 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Marcolândia–PI, por meio da Secretaria de Assistência Social, em colaboração com a Secretaria de Saúde, promoveu a décima terceira edição da entrega “Kit Bebês”.

O evento, destinado às mães gestantes, teve lugar na Câmara Municipal dos Vereadores e contou com expressiva participação da comunidade. A entrega de kits pertence ao Programa Ser Mãe implantado no município em 2021 e que já contemplou mais de 536 mães e bebês ao longo de quase quatro anos de existência.

Nesta etapa foram entregues mais de 15 kits. Esta iniciativa visa oferecer suporte e assistência às futuras mamães, garantindo um começo mais seguro e saudável para seus bebês.

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades locais, incluindo secretários (as) e vereadores. Estiveram presentes: a primeira-dama e secretária de Educação, Auxilia Matos, Domitilia Alencar (Saúde), Paulão (Administração e Finanças), Fernando de Jailson de João Simão (Cidades) e Carlos Daniel (Meio Ambiente), além dos vereadores Chaguinha Ramos (presidente da Câmara), Clenilton Costa, Marquinhos Coelho, Simone Viana, Lanja Nobre, Isadora Coutinho e Erivan de Aprígio.

O prefeito municipal, Dr. Corinto Matos, ressaltou a importância do cuidado e zelo com cada gestante.

“É fundamental garantir um atendimento de qualidade a todas as mulheres grávidas em nossa comunidade. Nosso lema sempre foi atender bem a cada cidadão, e isso inclui proporcionar suporte adequado às futuras mamães. Desde o início de nossa gestão, em 2021, implementamos medidas para garantir o acompanhamento médico de todas as gestantes, além de disponibilizar equipes de atenção básica formadas por enfermeiros, dentistas e médicos. Essa ação é uma integração entre todas as secretarias, demonstrando nosso compromisso com o bem-estar e a saúde de nossos munícipes”, proferiu o gestor.

O vice-prefeito, Valmir de Juraci, expressou sua gratidão pela realização da campanha.

“É com imensa gratidão que testemunhamos mais uma vez o sucesso da campanha ‘Kit Bebês’. Em nome da gestão municipal, expresso minha sincera gratidão a todos os envolvidos, desde os organizadores até as famílias beneficiadas. Essa iniciativa reflete o compromisso e a sensibilidade da nossa administração para com as gestantes e suas famílias, e tenho certeza de que continuaremos trabalhando juntos para promover o bem-estar de nossa comunidade”, frisou.

Durante o evento, o secretário de Assistência Social, José Valdemiro, o Birica, enfatizou a relevância dessa ação, que tem impactado positivamente a vida de muitas famílias da comunidade. Ele expressou sua satisfação em mais uma edição bem-sucedida do “Kit Bebê” e parabenizou as futuras mamães pelo momento tão especial em suas vidas.

“É uma grande satisfação estar aqui hoje e testemunhar o impacto positivo que o ‘Kit Bebê’ tem gerado em nossas comunidades. Essa iniciativa é um exemplo do compromisso da nossa gestão em apoiar e cuidar das futuras mamães e de suas famílias. Parabenizo a todos os envolvidos e, especialmente, às mamães que receberão esse suporte tão importante para o início dessa jornada tão especial”, disse o secretário.

A secretária de Saúde, Domitilia Alencar, ressaltou a importância contínua dessa campanha, que tem sido realizada desde o início da gestão do prefeito Corinto Matos. Ela destacou o apoio imprescindível das secretarias envolvidas e reafirmou o compromisso da administração municipal em promover o bem-estar e a saúde das famílias marcolandenses.

“É uma satisfação e alegria continuar esse trabalho desde o primeiro ano de gestão. Isso serve para mostrarmos para a sociedade que as secretarias não estão paradas. O apoio do prefeito e da gestão é importante para que isso aconteça. Temos equipes de enfermeiros, acs’s e técnico e eles estão todo momento para servir esse povo tão importante do município”, destacou Domitília.

A primeira-dama e secretária de Educação, Auxília Matos, enfatizou a importância de cuidados com o pré-natal e reforçou o compromisso com atenção presteza à população.

“É uma alegria imensa vermos tantas gestantes e isso significa que completaram seu ciclo pré-natal. É muito importante e vocês sempre cuidaram da saúde de vocês enquanto grávidas e vão ter o cuidado quando nascerem as crianças. É muita felicidade que a gente tem em saber que vocês estão sendo atendidas em nossos postos de atendimento tanto na assistência social quanto na saúde […] enquanto secretária de educação estou sempre disponível e o que precisarem estou aqui para servir”, declarou Auxília.

Em um momento emocionante, Keline, uma das gestantes beneficiadas com o “Kit Bebês”, expressou sua gratidão à gestão municipal. “Gostaria de agradecer de todo coração à nossa gestão municipal pelo suporte incrível que nos tem sido oferecido. Esse kit é de suma importância para mim e para meu bebê que está a caminho. Saber que podemos contar com esse apoio faz toda diferença em nossa jornada como futuras mamães. Muito obrigada por cuidarem de nós com tanto carinho e dedicação”, disse Keline.

Além das autoridades já mencionadas, também estiveram presentes os pré-candidatos Junior de Mário, Antônio Carlos, Irenilda Carvalho, Robério Teixeira, Stanley, Antônio José, Erivan Ramos, Jailson de João Simão, Madalena Coelho e Carlos Daniel (Secretário de Meio Ambiente), demonstrando o engajamento e apoio da comunidade local para com as iniciativas que visam o desenvolvimento e o cuidado com a população.