EDUCAÇÃO DE MARCOLÂNDIA INICIA JORNADA PEDAGÓGICA E SE PREPARA PARA NOVO ANO LETIVO. FOTOS 1º DIA!

Data de Publicação: 06/02/2024

No dia 19 de fevereiro, os mais de 2 mil estudantes e cerca de 250 profissionais que integram a Rede Pública Municipal de Educação de Marcolândia, retornam às salas de aula para o início de mais um ano letivo.

Em preparação para mais uma trajetória educacional, a Prefeitura de Marcolândia, na gestão ‘Amor e Respeito Pelo Povo’, que tem à frente o prefeito Dr. Corinto e o vice Valmir de Juracy, por meio da Secretaria de Educação, está realizando a Jornada Pedagógica de 2024, que teve início nesta segunda, 05 de fevereiro, e encerra no dia 15 de fevereiro.

Este ano, o evento pedagógico aborda o tema: “Liderança, Gestão e Inclusão: Tríade para novas competências”. A abertura foi realizada na noite da segunda – feira, no Centro Esportivo, reunindo diretores, professores, coordenadores, equipes de supervisão de ensino, motoristas, merendeiras, zeladores e vigias das escolas municipais. Além da secretária de Educação, Auxilia Matos, que também é 1ª dama e representou na ocasião, o prefeito Dr. Corinto Matoso e a equipe da Empresa Wej Consultorias.

Na abertura, a secretária de Educação agradeceu a presença dos profissionais e disse que será um ano de desafio, mas também de busca pela continuidade dos avanços da educação. “Esse é um momento de nos encontrarmos novamente com nossos colegas de trabalho e darmos um abraço caloroso e nós que juntos fazemos educação de Marcolândia o momento é de mais responsabilidade e da continuidade de um trabalho belíssimo que vem sendo feito por todos os profissionais. Pudemos reunir nesse lugar os professores a gestão escolar, equipe de apoio, auxiliares de sala, cuidadores motoristas em fim, todos aqueles que fazem parte da secretaria de educação”, disse.

Auxilia, que também é 1ª dama se colocou à disposição da classe da educação e desejou um bom ano letivo. “Nessa semana traçaremos metas e seguiremos na busca por mais soluções que nos orientam e nos auxiliam em todas as ações. Seguiremos esgotando as possibilidades e buscando a excelência na educação. Elaborando, criando e recriando novas metas educacionais. Cada qual dentro de suas realidades. Esperamos contribuir cada vez mais com essa categoria de profissionais que sonha, que realiza faz a educação em Marcolândia. Continuaremos contribuindo com as ferramentas usem-nas com sabedoria, tirando o máximo proveito. Mergulhem nas oportunidades, para que sejam cada vez mais sábios e felizes, evidenciando o nosso objetivo maior: aqueles que são a razão do nosso trabalho, os alunos dos estabelecimentos da rede pública do ensino do nosso município. Desejo a vocês, na alegria do reencontro, a felicidade de poder mais uma vez contribuir para o bem comum na arte do educar. E que Deus continue a abençoar as nossas crianças as nossas escolas e que ele abençoe o nosso retorno”, pontuou.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, a professora Maria Luiza falou das expectativas para o novo ano. “Estamos entusiasmados com o início do ano letivo. Nos preparando para uma jornada de sucesso. Durante estes dias vamos preparar as nossas aulas para receber nossos alunos. Sejam todos bem – vindos”, disse.

Palestra

Logo após, foi realizada a palestra “Aumente sua performance profissional’, ministrada pela fisioterapeuta e analista comportamental, Fernanda Luz.

Em uma palestra motivacional e bem reflexiva, Fernanda atraiu a atenção do público, ministrando o tema de forma interativa, usando imagens e músicas, levando os profissionais a refletirem através de dinâmicas e estudos de suas personalidades.

Um momento caloroso com o saxofonista Hely Alen, trouxe uma mística de acolhida e alegria aos presentes.

Programação

Nesta terça (06), A jornada pedagógica continua trazendo oficinas e palestras destinadas a aprimorar as práticas educacionais dos professores e demais profissionais da educação.

Hoje os educadores terão a oportunidade de participar de duas importantes oficinas voltadas para diferentes segmentos de ensino. Na primeira, com início às 8h e término às 12h, os temas em destaque são “Avaliação da Aprendizagem na Perspectiva de Resultados”, conduzida pela formadora Graça Lúcia Alencar para os anos iniciais (1º ao 5º ano), e “Oficina BNCC e Ludicidade: Como trabalhar os campos de aprendizagem”, ministrada por Williamar Figueiredo, voltada para os professores de educação infantil e auxiliares. Ambas as atividades ocorrerão em locais específicos das unidades escolares.

No mesmo dia, à tarde, a partir das 13h até às 17h, o foco estará na inclusão e nas oportunidades para todos os alunos, com a palestra “Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades no Cotidiano Educacional”, apresentada por Ana Karyna Régis Feitosa Bonetti Rios. O evento ocorrerá no Pátio da Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa, trazendo reflexões importantes sobre práticas inclusivas e estratégias para garantir uma educação de qualidade para todos.

Já no dia 07/02, a jornada continua com mais duas atividades enriquecedoras. Pela manhã, das 8h às 11h, os profissionais de apoio, como serviços gerais, vigias e motoristas, terão a oportunidade de participar da palestra “Perfil do Profissional para Novos Desafios”, com o formador Jonathan Oliveira. Essa palestra visa reconhecer a importância desses profissionais no ambiente escolar e oferecer ferramentas para enfrentar os desafios cotidianos.

No dia 15 de fevereiro, último dia da jornada, os professores terão uma oportunidade de aprimorar seu ensino, especialmente nas disciplinas cobradas em avaliações externas. A palestra/oficina “Foco nas Disciplinas Cobradas nas Avaliações Externas”, conduzida pelo formador Frâncio Charlidon, acontecerá no Auditório da Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa, das 7h30 às 12h, trazendo estratégias e direcionamentos para um ensino mais eficaz e alinhado com as demandas atuais.