DONOS DE CASAS DE FARINHA RECEBEM CAPACITAÇÃO EM MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 13/06/2022

Proprietários de casas de farinha em Marcolândia participaram de uma capacitação através do Projeto Casas de Farinha Saudáveis. O evento aconteceu nesta segunda-feira (13), na sede da Câmara Municipal com apoio da Prefeitura na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, em parceria com a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí) e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST).

O projeto Casas de Farinha Saudáveis no município de Marcolândia visa proteção para o trabalhador que trabalha com a mandiocultura na região.

A nutricionista Helioníldes Bezerra, ressalta que o trabalho que envolve equipe multiprofissional foi elaborado e planejado com o intuito de oferecer prevenção e proteção, principalmente da saúde, mas também de melhoria na qualidade dos processos de produção da mandiocultura.

“Cada vez mais os resultados finais tem mais qualidade, tanto no processo, protegendo o trabalhador, como também na qualidade do produto final respeitando o meio ambiente e toda a cadeia produtiva. O que foi mais louvável nesse encontro de hoje, o segundo encontro no município da equipe do CEREJ estadual com a gestão municipal, os donos das casas de farinha junto com alguns representantes que também trabalham nas casas e a participação contemplou de forma singular porque o projeto tem planejamento, tem roteiro, tem objetivos bem claros, gerais e específicos e dentro destes objetivos a complexidade vai de acordo com a necessidade municipal e a participação dos donos de casas de farinha colocando as suas sugestões, suas angústias, necessidades e prioridades, é o que valoriza mais esse projeto”, pontuou.

De acordo com a nutricionista, algumas ações serão acrescentadas, dentre elas, a parte jurídica para orientar direitos e deveres do trabalhador e do empregador, como também realidades de parceiros sobre formalizações, adequações de termos de ajustes de condutas trazidas pelo Ministério Público, além da parte educativa, orientação multidisciplinar de toda a equipe que está dando o apoio.

A realização do projeto conta com todas as secretarias municipais, sendo elas a de saúde, meio ambiente, agricultura, e o setor de vigilância sanitária.

“Vamos trazer também a Assistência Social porque tem todo um leque de realização social. E o principal é valorizar essa cultura centenária com trocas de saberes que já vem gerações em gerações que é fundamental, mas associada à tecnologia, com evolução que traga produtividade e lucratividade, pois sabermos que é uma cadeia produtiva de fundamental importância e de um impacto econômico muito importante na região que pode agregar e trazer mais valorização e qualidade para essa cadeia produtiva”.

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, enfatiza que desde o ano passado junto com o vice-prefeito Valmir de Juracy, vem trabalhando em busca da otimização agrícola.

“Importantíssima essa classe dos farinheiros, dos representantes das casas de farinha, uma classe tão importante para o desenvolvimento do nosso município. Esse compromisso a gente vem tendo desde o ano passado. Eu o Valmir vêm trabalhando sabendo da importância de vocês para o negócio agrícola da casas de farinhas que representam para nosso município e todos vocês que participaram da luta no Ministério Público, da luta no SEBRAE que são parceiros para o desenvolvimento dessa melhoria do trabalho nas casas de farinha”, destacou o prefeito de Marcolândia.

“A gente vai alinhar esse projeto das casas de farinha sustentáveis, mas essa parceria através da Sesapi é importante para poder treinar e preparar o município para que atue em conjunto colaborando com vocês, não somente na plantação, mas também fiscalizando e mostrando a vocês as safras corretas. É um momento de mudanças, de aprimoramento e qualificação. A gente sabe das dificuldades, mas também da importância deste negócio para o nosso município. Então temos que dar possibilidade para que ele aconteça da melhor maneira possível”, acrescentou Corinto.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, que é proprietário de casa de farinha no município reafirmou o compromisso em prol de melhorias.

“Quando a gente fala com o trabalhador sabemos as dificuldades que ele enfrenta com a safra. Então essa parceria é para adequar o trabalho deles nas casas de farinha. A gestão está aqui disponibilizando todo o apoio juntamente com o pessoal do estado porque nós precisamos deste apoio. Nós estamos aqui para ajudar, para facilitar para os trabalhadores. Isso só vai ajudar e nos fortalecer”, concluiu o vice-prefeito.

A capacitação foi prestigiada pelo prefeito Corinto Matos e o vice-prefeito Valmir de Juracy, bem como os profissionais Samara Bezerra (fisioterapeuta), Helionildes Bezerra (nutricionista), Monaelton Gonçalves (Advogado), Socorro (assistente social), o secretário de Agricultura, José Orlando; o engenheiro agrônomo, Ernande Reis; a secretária Municipal de Saúde, Domitilia Alencar; os agentes sanitários: Alex Lima e Kelvin William, juntamente com coordenadora da Vigilância Sanitária de Saúde, Vera Dias, e os vereadores: Chaguinha Ramos, Simone Viana e Marquinhos de Chico Coelho.