CULTURA JUNINA | EDUCAÇÃO DE MARCOLÂNDIA REALIZA CELEBRAÇÕES DE SÃO JOÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Data de Publicação: 02/07/2022

Quando chega o mês de junho o Nordeste se prepara para viver toda cultura e emoção do São João que é celebrado com as tradicionais quadrilhas e danças, que chegou ao Brasil com os portugueses vindos da Europa. As festas juninas, típicas na Europa, celebravam o período da colheita de cereais.

Aos poucos no Brasil, foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Com o passar dos tempos a Igreja Católica aderiu atribuindo-lhe caráter religioso celebrando a memória das festas juninas a três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João.

E justamente neste clima de tradição, festa, comidas típicas, danças e muito colorido, que a rede municipal de ensino de Marcolândia através da Prefeitura na gestão do prefeito Corinto Matos, por meio da Secretaria de Educação, celebrou as festas juninas com apresentações nas escolas do município (zona rural e urbana).

Começando no dia 21 de junho, a escola Novo Milênio abriu as comemorações juninas. Em seguida, no dia 22, foi a vez da escola Manoel Avelino e da turma do EJA do Valdir Tintiliano. No dia 23, os pequenos da Creche Mãe Preta entraram em cena com seu arraiá.

Dando sequência no dia 27 de junho, foi a vez dos alunos da escola Cícero Mudinho se apresentarem.

As apresentações da escola Mariano da Silva Neto aconteceram no dia 28. Encerrando com chave de ouro o São João das escolas municipais, no dia 30, a alegria da festa junina ficou por conta da escola Valdir Tintiliano.

Durante os seis dias de festa, quadrilhas, apresentações culturais, forró, comidas típicas, bandeirolas e decorações juninas compuseram o São João das escolas. As apresentações foram prestigiadas pelos pais e responsáveis dos estudantes além da comunidade em geral.

Em entrevista ao Cidades na Net, a secretária de educação de Marcolândia, Auxília Matos que esteve presente prestigiando as apresentações das escolas, comentou o São João e disse estar satisfeita com os resultados.

“Realizamos este São João com todas as escolas do município e o resultado foi mais que satisfatório. Nosso objetivo foi justamente valorizar a cultura e manter viva a tradição junina com nossos alunos. Não posso deixar de parabenizar todos os profissionais destas escolas que fizeram um trabalho lindo e organizaram tudo, e também quero agradecer ao prefeito Dr. Corinto que sempre nos apoia e se faz presente”.