Notícias

CONSELHEIROS DE MARCOLÂNDIA PARTICIPAM DO 7º SEMINÁRIO DA 5ª REGIONAL DE CONSELHEIROS E EX-CONSELHEIROS TUTELARES DO ESTADO DO PIAUÍ

Data de Publicação: 21/04/2022

A cidade de Oeiras sediou nos dias 18 e 19 de abril o 7º Seminário da 5ª Regional de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí. O evento foi realizado pela Contepi (Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí), no auditório da Secretaria de Saúde.

A presidente do Conselho Tutelar de Marcolândia, Andressa Suleman, participou junto com as conselheiras Lassalete Bezerra e Senhorinha. O Conselho Tutelar de Marcolândia é composto também por Alcione, Karine, e a suplente Ana Lúcia. 

Andressa revelou gratidão pelo apoio do prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, e do secretário municipal de Assistência Social, José Valdemiro, Birica.

Na programação do evento que iniciou no dia 18 de abril, última segunda-feira, houve palestra motivacional ministrada por Ludymila de Sousa Silva que é psicóloga, servidora pública municipal e psicoterapeuta. Pós-graduanda em saúde mental e atenção psicossocial, atualmente exerce o cargo de coordenadora do núcleo de prevenção ao suicídio na cidade de Oeiras. A palestra teve como mediador o conselheiro tutelar Lázaro Santos Neto, da cidade de Santa Cruz do Piauí, representante do SINDCONTU.

Na ocasião foi ministrada palestra sobre “Conselho Estadual e o fortalecimento dos CMDCAs”, por Antônio José dos Santos Mendes, que é presidente do CEDCA e graduado em Direito. O momento foi mediado por Maria Medianeira Alves de Sousa Silva que é ex-conselheira tutelar e visitadora do programa Criança Feliz.

No segundo dia do evento, 19 de abril, foi trabalhado sobre “O Juizado da Infância e o Incentivo a Convivência Familiar e Comunitária” com a palestrante Dra. Sâmia Cristina Pereira da Silva, que é técnica da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude-CEJIJ/TJPI. A palestra foi mediada por Luiza dos Santos Costa, conselheira tutelar de Cristino Castro/PI e coordenadora da IV Regional.

Ainda pela manhã foi abordado a respeito do “Ministério Público e a Primeira Infância” com a  palestrante Débora Silva Pereira da Costa, assessora da 4ª Promotoria de Justiça de Oeiras/PI. Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, é especialista em Direito Civil. A mediadora foi Arlene de Meneses Rocha Miranda, que é conselheira tutelar de Oeiras/PI.

Durante a tarde o público presente assistiu a palestra sobre “Implementação do SIPIA no Estado do Piauí” ministrada pelo palestrante Anderson Saraiva – coordenador Estadual do SIPIA. A mediadora foi Rosilene Mendes Soares, conselheira tutelar de Colônia do Piauí/PI e representante do SINDCONTU.

A última palestra foi sobre “Prevenção da Gravidez na Adolescência” mediada por Tanha Maria Martins da Silva, conselheira tutelar de Santo Inácio/PI e representante da ACONTEPI.



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br