Notícias

COLETE DE LIXO SELETIVA

PREFEITO FRANCISCO PEDRO DE ARAÚJO (CHICO PITU) SE REÚNE COM FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, (SAÚDE, EDUCAÇÃO, PREFEITURA, SDR, ACS E ASSISTÊNCIA SOCIAL), PARA DEBATEREM A QUESTÃO DA LIMPEZA PUBLICA E COLETA SELETIVA.

Data de Publicação: 05/07/2018

PREFEITO FRANCISCO PEDRO DE ARAÚJO (CHICO PITU) SE REÚNE COM FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, (SAÚDE, EDUCAÇÃO, PREFEITURA, SDR, ACS E ASSISTÊNCIA SOCIAL), PARA DEBATEREM A QUESTÃO DA LIMPEZA PUBLICA E COLETA SELETIVA.

 

PREFEITO FRANCISCO PEDRO DE ARAÚJO, PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO DA LIMPEZA PUBLICA E A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, QUE VEM CADA VEZ MAIS CRESCENDO NO MUNICÍPIO DE MARCOLÂNDIA – PI. FRANCISCO PEDRO (CHICO PITU) VEM BUSCANDO SOLUÇÃO PRATICA E DENTRO DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO. ATUALMENTE O MUNICÍPIO MATEM UMA FIRMA QUE ESTA RESPONSÁVEL PELA, LIMPEZA URBANA, COLETA E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS, AFIRMOU AINDA QUE O SENADOR CIRO NOGUEIRA, CONSEGUIU LIBERAR PARA MARCOLÂNDIA – PI UM CAMINHÃO COMPACTADOR DE LIXO, QUE IRA AJUDAR E COMPLEMENTAR A LIMPEZA DO MUNICÍPIO. A MAIOR PREOCUPAÇÃO AGORA DO PREFEITO E A DESTINAÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DA FUNÇÃO DE SELETIVIDADE ONDE ELE QUER TRABALHAR COM METAL, PAPEL E PLÁSTICO, PRETENDE COMPRAR UM COMPACTADOR E DESTINA A UM LOCAL ADEQUADO A SEPARAÇÃO E ARMAZENAMENTO DESTES RESÍDUOS QUE SERÃO VENDIDOS E HAVERÁ UMA CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR MEIO DA VENDA. OS DEMAIS QUE NÃO TEM MAIS UTILIZAÇÃO NEM COMO HAVER RECICLAGEM NO CASO O LIXO SERÁ DESTINADO A UM ATERRO SANITÁRIO AFIM DE O TEMPO SE ENCARREGAR DA SUA DEGRADAÇÃO, ATÉ UM DIA SER ACHADO UMA SOLUÇÃO MAIS VIÁVEL A ESSE LIXO, DE FORMA A DIMINUIR O IMPACTO AMBIENTAL.

FRANCISCO PEDRO QUER CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO PARA MUDAREM AS ATITUDES COM O MANUSEIO DOS DETRITOS, LIXO, RESÍDUOS E A FORMA DE CAPTAÇÃO, ONDE SERÁ ORDENADO UM CRONOGRAMA COM ROTAS E HORAS CERTAS PARA PASSAGEM DOS VEÍCULOS DE COLETA ESPECIFICO QUE COLETARÃO CADA TIPO DE RESÍDUOS E O LIXO E DESTINARÁ CORRETAMENTE A CADA LOCAL DE MANUSEIO. POR ISSO FICOU DECIDIDO EM PAUTA A CRIAÇÃO DE UM CONSELHO E SERÁ REALIZADA UMA AUDIÊNCIA PUBLICA COM COMERCIANTES, ENTIDADES RELIGIOSAS, POPULAÇÃO, EDUCADORES E EDUCANDOS, SECRETARIAS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, PARA TENTAREM ACHAR A MELHOR MANEIRA DE AGIR E INSERIR UM MEIO DE INFORMAÇÃO PARA QUE TENHA A CONSCIÊNCIA DE RECICLAR E SEPARAR CORRETAMENTE OS RESÍDUOS.

FRANCISCO PEDRO HOJE ESTA ORGULHOS DOS ELOGIOS QUE VEM RECEBENDO EM CIMA DO BAIRRO NOVO MILÊNIO QUE APÓS A PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS DE LÁ OS MORADORES ESTÃO SE PREOCUPANDO COM A LIMPEZA E A MANEIRA DE COLOCAÇÃO DO LIXO PARA CAPTAÇÃO PELO CARRO SEMPRE OBEDECENDO O HORÁRIO E COM O MANUSEIO ESTE BAIRRO ESTA SENDO EXEMPLO. EU COMO ESCRITOR QUERO DEIXAR AQUI MEU PONTO DE VISTA, O POVO TEM QUE ENTENDER QUE A CALÇADA(PASSEIO) E A RUA SÃO EXTENSÃO DA SUA CASA E QUE DEVEMOS CONSERVAR E MANTER LIMPA POIS SE É UMA EXTENSÃO DA SUA NÃO QUEREMOS SUJEIRA NEM VERDADE, NÃO CABE SOMENTE AO MUNICÍPIO LIMPAR, TAMBÉM EXISTE A PARTE DA POPULAÇÃO EM QUERER MANTER LIMPA E CONSERVAR JÁ DIZ UM VELHO DITADO “ CIDADE LIMPA SINAL DE POVO LIMPO E EDUCADO”

HOJE EM DIA E VISTO E JÁ COMPROVADO O REAPROVEITAMENTO DE VÁRIOS MATERIAIS QUE FORAM DESCARTADOS DURANTE O DIA-A-DIA DA POPULAÇÃO, ESSES RESÍDUOS SÃO COLETADOS POR PESSOAS E OU POR CARROS ESPECIALIZADOS E SÃO DESTINADOS A LOCAIS QUE SEPARAM, PRENSAM, ARMAZENAM E DESPOIS VENDEM. MUITAS DAS COISAS QUE NÓS UTILIZAMOS HOJE EM DIA SÃO MATERIAIS DE RECICLAGEM, O PIOR PROBLEMA QUE EU ACHO SÃO AS SACOLAS PLÁSTICAS QUE SÃO COMUMENTE ENTREGUES NO MERCADO, ONDE A POPULAÇÃO AO IR COMPRAR SEUS MANTIMENTO OU OUTROS MATERIAIS DEVERIA DISPOR DE UMA SACOLA PERMANENTE QUE NÃO SEJA DESCARTADA NO MEIO AMBIENTE, E QUE ESSA SACOLA SEJA UTILIZADA POR MUITO TEMPO EM SUAS COMPRAS. ESSAS SACOLAS QUE HOJE OS MERCADOS OFERECEM SÃO RESPONSÁVEIS POR MAIS DE 30% DA POLUIÇÃO VISUAL E AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS DE TODO O BRASIL, SENDO DESCARTADA DE FORMA ALEATÓRIA NO MEIO. O VENTO ASSIM SE ENCARREGANDO DE LEVA-LAS E ESPALHA-LA POR VÁRIOS LUGARES E FINCANDO IMPOSSÍVEL O SEU AJUNTAMENTO E COLETA, AS VEZES ANTES MESMO DE SAIR DO MERCADO DIREITO SÃO JOGADA NAS RUAS, É OBSERVADO NOS ATERROS E PROPRIEDADES RURAIS EM SUAS CERCAS DE ARAME MUITAS SACOLAS PRESAS E POLUÍREM O MEIO AMBIENTE E VISUALMENTE HOJE JÁ FAZENDO PARTE DA PAISAGEM.

DEVEMOS BUSCAR UMA SOLUÇÃO DIZ FRANCISCO PEDRO “NÃO QUERO MEU MUNICÍPIO ONDE HOJE ESTOU PREFEITO DESTA FORMA” QUEREMOS ELE LIMPO E VAMOS BUSCAR UMA SOLUÇÃO, QUERO A AJUDA DA POPULAÇÃO, ENTIDADES RELIGIOSAS, COMERCIANTES E ESCOLAS TODOS SE ENGAJANDO NESSA LUTA DE MANTER NOSSO MUNICÍPIO LIMPO E LIVRE DE POLUIÇÃO. A PREFEITURA NO POSSÍVEL FARÁ SUAS PARTES E ESPERAMOS A CONSCIENTIZAÇÃO DOS POPULARES, QUE DESTINEM O LIXO E RESÍDUOS DE FORMA CORRETA, E ATENDA OS ANSEIOS DA COLETA SELETIVA.

 

 

 

 

 

 

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br