CODEVASF REALIZA DIAGNÓSTICO NO AÇUDE TAMBORIL E EM POÇOS DE MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 30/03/2022

Membros da Codesvaf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) estiveram na cidade de Marcolândia nesta quarta-feira (30), para a realização de diagnóstico do açude Tamboril, principal fonte de abastecimento da cidade. Além do açude três poços passaram por vistorias.

O abastecimento acontece por meio de carros-pipa e o objetivo da visita foi conhecer como é feito o processo [abastecimento] para propor ações de proteção do corpo hídrico.

“O município apresentou para gente como é feito o abastecimento por carros pipas, onde tivemos a oportunidade de verificar um carro-pipa abastecendo/abastecido e outras fontes de abastecimento por meio de poços, inclusive, alguns até perfurados pela Codevasf”, destacou a bióloga Talita Santos.

Talita destaca que a finalidade do diagnóstico é garantir que o recurso esteja disponível em quantidade e qualidade para ter a água disponível para o abastecimento humano.

“Conhecer a realidade para poder propor ações futuramente em parceria com o município tudo diretamente por parte do no diagnóstico”, completou.

Dentre os fatores observados estão: solo, erosão, entre outros.

Em outubro de 2021, a gestão municipal liderada pelo prefeito Dr. Corinto Matos trabalhou na recuperação do açude Tamboril com a retirada de aterro e entulho. O reservatório localizado nas comunidades do Sertão, recebeu também o reforço da estrutura com a ampliação da parede.

CONTEÚDO RELACIONADO

Prefeitura de Marcolândia investe no trabalho de recuperação e reforça estrutura do açude Tamboril

Foram utilizados na época, várias máquinas como retroescavadeira, seis caçambas três eixos, trator pá carregadeira e trator motonivelador.