CHAMADA PUBLICA PARA COMPRA DE MERENDA ESCOLAR

ABERTA A CHAMADA PUBLICA PARA COMPRA DE MERENDA ESCOLAR

Data de Publicação: 26/02/2019

Aberta chamada pública para aquisição de alimentos de agricultores familiares para merenda escolar do município de Marcolândia-PI

Uma chamada pública foi realizada nesta terça-feira (26) no município de Marcolândia. O objetivo é convocar agricultores familiares do município para a aquisição de alimentos, voltado à merenda escolar dos estudantes.

Os estudantes matriculados na rede pública municipal de Marcolândia sentem no dia a dia os benefícios de uma alimentação saudável, elaborada com produtos frescos e colhidos dentro do próprio município. Isso só está sendo possível graças ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de iniciativa do Governo Federal. Pelo programa, as escolas municipais adquirem alimentos e verduras produzidos por produtores da agricultura familiar local, gerando fonte e renda às famílias e, contribuindo também para um cardápio mais saudável e balanceado aos alunos.

Todos os alimentos oferecidos no cardápio são acompanhados por a Nutricionista do município, Drª Julianny Diniz o que garante uma alimentação balanceada aos estudantes.

De acordo com a Nutricionista Drª Julianny Diniz

o objetivo desta política é promover a alimentação saudável e adequada à clientela do PNAE, com diversos benefícios para os alunos, como maior consumo de frutas, hortaliças e alimentos produzidos localmente, incentivo e promoção de hábitos alimentares saudáveis e promoção de alimentação adequada e consequentemente, de um melhor estado nutricional.

Para os agricultores familiares também é importante porque cria mercado para os seus produtos, valoriza a produção de alimentos locais e regionais, incentiva a organização, a cooperação e a formalização dos agricultores, bem como incentiva o empreendedorismo local.

No município, o programa é coordenado pela secretaria municipal de Educação Armandina Vieira de Araújo, que realiza as chamadas públicas para aquisição dos produtos e conta com uma comissão permanente de licitação formada por, Claudimar – Presidente CPL, Secretário Sebastião (Bastim) e membro da comissão Alanha.