Notícias

ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA O PRIMEIRO ENCONTRO COM GRUPO DE IDOSOS DE MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 26/08/2021

 

A Prefeitura de Marcolândia através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na sexta-feira, 23, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) o primeiro encontro com o grupo “Renascer” que é formado por idosos.

De acordo com a psicóloga do Cras, Eribetânia Carvalho, as atividades que serão realizadas durante os encontros têm como objetivo trabalhar o fortalecimento de vínculo familiar, comunitário;  integrar o idoso na sociedade; oportunizar a ocupação do tempo livre do idoso com ações significativas; contribuir para o aumento da autoestima, qualificação, satisfação; prevenir a depressão e estimular a saúde integral em tempos de pandemia; aprimorar o acesso aos idosos em seus direitos; estimular a coordenação motora proporcionando assim bem-estar biopsicossocial.

Inicialmente foi realizada uma ação de Busca Ativa durante a semana onde as equipes passaram pelas ruas, abordando casas e pessoas que estavam nas calçadas.

No primeiro encontro participaram 15 idosos na faixa etária de 60 anos a 102 anos. A primeira atividade foi uma dinâmica de quebra gelo onde foi tocada uma música e realizada uma coreografia.  Logo em seguida houve uma dinâmica de apresentação e foi repassado um balão com a frase de reflexão “Quem sou eu”.

“Deixamos o grupo aberto para pessoas da terceira idade que tiver interesse em participar. Foi bem divertido”, afirmou a psicóloga.

Depois da apresentação, o secretário de Assistência Social, José Valdemiro, o Birica, recitou um cordel de sua própria autoria contanto a história de Marcolândia, gerando emoções e recordações no grupo.

“Discutimos um programa onde vamos trabalhar para tira-los do isolamento e socializar na caminhada da vida com educação física, músicas, passeios futuros. É um programa bem extenso e a gestão vai estar em sintonia com a sociedade”, destacou o secretário Birica.

O primeiro encontro teve seu encerramento com a entrega de um calendário com datas das próximas atividades. Na ocasião foram entregues lembrancinhas e lanches.

As atividades do grupo irão acontecer as sextas-feiras, pela manhã, às 09h00min, na sede do Cras.

 

Além dos profissionais da Assistência Social, o vice-prefeito Valmir de Juracy esteve presente para prestigiar o primeiro encontro do grupo Renascer.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br