ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MARCOLÂNDIA APRESENTA DIAGNÓSTICO E TRATA SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PROGRAMAS

Data de Publicação: 12/04/2022

A Secretaria de Assistência Social de Marcolândia, realizou na manhã desta terça-feira (12), uma reunião com equipe do órgão, juntamente com profissionais das Secretarias de Saúde e Educação.

O evento foi apresentado pela coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Valéria Castro, que destacou o objetivo geral.

Na reunião foi tratado de forma específica sobre assuntos relacionados aos programas sociais que utilizam a base do cadastro único do Governo Federal, que são: Auxílio Brasil, BPC, ID Jovem, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa PROSOCIAL, Passe Livre Estadual, Passe Livre Interestadual e Auxílio Vale Gás.

De acordo com o técnico de referência de Marcolândia, Oziel Pinheiro, na oportunidade foi apresentado um diagnóstico do município frente a esses programas, e esclarecidas algumas particularidades como renda para acesso e permanência, tipos de benefícios, condicionalidades na área da saúde como pré-natal, vacinação em dia, peso, medida.

Em relação a educação, foi destacado a respeito da frequência mínima de 60% para as crianças de 4 e 5 anos, 75% para idade de 6 a 21 anos e importância da atualização cadastral para manter os programas.

Participaram do encontro: o prefeito, Dr. Corinto Matos; a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Valéria Castro; as assistentes sociais Gerlane Nunes e Laura Lopes e a psicóloga, Eribetânia Carvalho, ambos do CRAS; a assistente social do CREAS, Lívia Pires Leal Pontes; a assistente social e a psicóloga da Secretaria de Educação, Islamaria Coelho e Jéssica Ramos, respectivamente; o coordenador do Núcleo Ampliado de Sa´úde da Família, nutricionista Severiano Gomes, além das equipes do Programa Criança Feliz e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.