ÀS VÉSPERAS DO ANIVERSÁRIO, PREFEITO DR. CORINTO VISITA OBRAS QUE SERÃO INAUGURADAS NO DIA 29, EM MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 21/04/2023

No dia 29 deste mês, o município de Marcolândia completará 31 anos de emancipado. A histórica data é uma das mais aguardadas pela população, pois, anualmente, o Governo Municipal promove diversas atividades que envolvem vários segmentos da sociedade, movimentam a economia e o turismo da terra da farinha e dos ventos, atraindo milhares de pessoas.

Tradicionalmente, o aniversário é comemorado com festas, eventos religiosos, esportivos, cívicos e culturais, mas, também, com inaugurações de obras.

“Temos diversas obras prontas para serem entregues à população no dia do aniversário. Marcolândia está em festa, mas quem ganha o presente é o povo.”, afirmou o prefeito Dr. Corinto Matos.

Algumas, dessas obras já estão prontas para serem entregues, e em outras, o trabalho segue em ritmo acelerado. Durante os dias 20 e 21, o gestor acompanhou o andamento das obras que estão em fase de conclusão.

No Sítio Vera Cruz, na região denominada também de Sertão, Corinto visitou a construção de um sistema de abastecimento de água.

No local, vai ser feita a instalação de uma caixa d’água. O reservatório distribuirá água em cerca de 30 domicílios, levando mais qualidade de vida para estas famílias que sofrem com a escassez do líquido precioso. A obra será entregue à população no aniversário da cidade.

Na cidade, o Governo Municipal está investindo 650 mil reais com recursos próprios e parte de emenda da ex-deputada federal Iracema Portella, na construção de uma praça às margens da BR-316. A Praça vai receber o nome do ex-prefeito do município, Amaro Amadeu de Carvalho (in memoriam).

“O local será uma área de convivência comunitária, onde haverá também atividades culturais e de lazer para a população. A expectativa dos moradores para essa nova praça é grande. Não estamos medindo esforços para realizar mais esta conquista”, destacou Corinto.

A comitiva, integrada, pelo secretário de Administração, Paulo Pinheiro, o Paulão, e o presidente da Câmara, vereador Chaguinha Ramos, visitou as obras de construção de uma Creche Proinfância tipo ‘C’.

O novo Centro de Educação Infantil foi construído a partir de um convênio firmado entre o município e o Ministério da Educação, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e município. As obras foram iniciadas no ano de 2009 e só foram concluídas na atual gestão.

“Ao assumir a gestão essa obra estava parada há anos. Com apenas 58%, concluída. Existiam 4 pendências no CAUC do município. O que impedia Marcolândia de realizar até novos convênios federais. Depois de muita luta retiramos as pendências, fizemos uma repactuação para conclusão e conseguimos fazer um aditivo na licitação anterior e assim finalizar a obra física e no sistema que hoje encontra com 99,96%, concluída”, explicou o prefeito.

A Creche, modelo padrão do FNDE, tem capacidade para atender a 120 crianças de um a três anos. É dotada de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula, sala multiúso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitirá a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das áreas administrativas e de serviço.

O vereador Chaguinha, parabenizou a gestão por tantas conquistas. “São muitas as obras que estamos inaugurando, destaco três delas: essa do abastecimento de água, que inclusive foi um Requerimento meu, ela é uma obra para as comunidades e as residências do sertão de um modo geral. Já essa creche, há muito tempo que vem tendo problemas burocráticos, mas graças a Deus e o empenho do prefeito Dr. Corinto junto aos órgãos competentes em Brasília, chegamos ao fim dessa batalha e as crianças de Marcolândia irão ser beneficiadas com a unidade de ensino e a Praça Amaro Amadeu que mudou o aspecto visual da cidade”, disse.

Outra obra em fase de conclusão com receita própria é a reforma a ampliação da Pré – Escola Avelino Manoel de Brito. Que antes funcionava no mesmo prédio da Creche Mãe Preta e com os investimentos da gestão passou a ter seu prédio próprio! O grande centro educacional passou por melhorias na estrutura já existente e foi aumentado, ganhando novas salas, banheiros, copa e um pátio coberto.

Outra obra que será entregue à população é a abertura da Rua Doralice Maria de Jesus (que era um famoso beco sem saída). O prefeito adquiriu uma casa própria que dividia um lado ao outro da rua, fez a abertura, realizou obras de pavimentação deu continuidade à referida rua.

No local, também foi construída uma praça denominada de Manoel José Coelho.

“Foram muitas as conquistas alcançadas em 2023. E muitas outras estão por vir. E vamos, portanto, entregar algumas, dessas obras já feitas e contamos com a presença de todos”, disse o gestor.

A programação comemorativa ao aniversário de Marcolândia, acontecerá no período de 22 a 30 de abril. Conforme a programação, a maratona de inaugurações acontecerá no sábado, dia 29 de abril, com início às 8h. [Veja a programação completa no final].

Corinto aproveitou o momento para reforçar o convite a população “A festa do aniversário é uma grande confraternização pública que reúne a população do município, os visitantes, aqueles que contribuíram com essas conquistas”, disse.

Mais fotos: