8ª CONFERÊNCIA DISCUTE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM MARCOLÂNDIA

Data de Publicação: 21/12/2022

A Prefeitura de Marcolândia, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira (20), a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento aconteceu no auditório da Escola Mariano e teve como tema geral: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas e proteção integral, com respeito à diversidade”.

A conferência iniciou com o credenciamento dos participantes, em seguida, foi formada a mesa de honra com a presença do prefeito, Dr. Corinto Matos; do presidente do CMDCA, Francisco José de Carvalho Neto; o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco das Chagas Silva Ramos; o secretário de Assistência Social, Birica; a secretária de educação, Auxilia Matos; a secretária de saúde, Domitilia Alencar; a coordenadora do CRAS, Valéria Castro; a coordenadora do CREAS, Livia Pires Leal e a coordenadora do Serviço de Convivência, Laura Luisa Lopes.

Na sequência, os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional e depois foi aberto um espaço para as falas das autoridades. O prefeito parabenizou as ações da Assistência Social.

“Quero parabenizar toda equipe da Assistência Social, que tem desenvolvido um trabalho árduo e difícil. É uma das secretarias que está em contato mais direto com a população que mais precisa de ações do município e a intenção é solucionar e melhorar cada vez mais os trabalhos para a sociedade”, disse Corinto Matos.

O secretário de Assistência Social, Birica, destacou o empenho da sua equipe e o trabalho em conjunto com a gestão municipal.

“A equipe da Assistência Social é uma equipe boa e corajosa que muitas vezes querem fazer até mais do que conseguem, eles e elas têm é vontade de trabalhar e no município as coisas só acontecem quando o cabeça se empenha, e o prefeito tem nos dado autonomia e estrutura para trabalhar, então é a gente se enganjar mais e seguir esperançosos”.

A conferencista responsável foi a assistente social Ângela de Maria Bezerra Neta, à nossa redação, ela mencionou os pontos mais importantes que foram abordados em sua palestra.

“Aqui em Marcolândia a gente trabalhou cinco eixos que estão sendo abordados no tema geral. A gente trouxe hoje a discussão sobre os programas, sobre a forma de atendimento que chegou a essas crianças, sobre as violências que foram impactantes e intensificadas contra a criança e o adolescente, a questão da participação, o fortalecimento do sistema de garantia de direitos e a questão do finaciamento das políticas”.

Em entrevista, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francisco das Chagas Silva Ramos, pontuou que momentos como o da conferência são importantes para a conscientização das crianças e dolescentes no que diz respeito às boas influências.

“A importância é para que a nossa comunidade venha abrir os olhos para as nossas crinças e adolescentes, porque sabemos que hoje quando eles têm a presença de um influenciador para levá-los para outro caminho, eles vão, mas se eles têm acesso a informações como as de hoje, ele seguem o caminho da educação e hoje a formação foi em explicativa e participativa com os jovens falando a todo instante”

Passada a palestra, foram formados grupos para a discussão dos seguintes eixos temáticos: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos, durante e pós -pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, considerando o cenário pandêmico e Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós -pandemia da covid-19.

Após isso, foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual. São eles: Luiz Neto (suplente), Jennifer Ariela, (suplente), Mara Shirley (titular), Isabella Deyse (titular), Adnna Yasmim, (suplente) e Adyla Kevelyn (suplente).

Ao fim, todos receberam um certificado de participação