Notícias

PREFEITO INAUGURA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E ENTREGA KITS PROFISSIONALIZANTES PARA MULHERES EMPREENDEDORAS

Data de Publicação: 29/11/2023

Uma nova história de vida, baseada no amor e respeito pelo povo está sendo construída dia após dia pela Prefeitura de Marcolândia, que tem como prefeito, Dr. Corinto Matos.

A exemplo disto, um sonho antigo da população, virou realidade na tarde desta terça-feira, dia 28 de novembro, quando o prefeito, o vice-prefeito Valmir de Juracy, secretários e vereadores inauguram a Praça de Alimentação.

Denominada de Praça Maria Dailane Fernandes Lopes (in memoriam), o novo espaço homenageia uma das diversas empreendedoras que atuava no setor de alimentação ainda as margens da BR-316, no Posto Fiscal.

A praça de Alimentação foi construída a partir da união de esforços entre a Prefeitura, a Empresa Ventos São Zacarias e o Governo do Estado.

Com uma metragem de 4,5 m² foram entregues 21 novos quiosques de alvenaria com praça de alimentação. Os novos espaços são todos equipados com rede de água e esgoto, pias, além de iluminação e balcão para atendimento.

Com design moderno os quiosques oferecem mais conforto, organização e melhor estrutura, além de impulsionar o setor comercial no município, proporcionando uma nova experiência aos que visitam a região e aos próprios trabalhadores.


Para o prefeito é uma conquista e um marco na história. “Os quiosques anteriores tinham problemas de localização inadequada e falta de organização, limitando seu potencial de negócio. Era à beira da BR expondo os vendedores a perigos de trânsito. Não tinha as condições sanitárias de funcionamento. Eles passavam chuva e sol. Com a parceria estabelecida, o sofrimento ficou no passado”, disse.

O prefeito ainda falou do orgulho pela entrega da praça e como isso vai mudar a vida dos empreendedores.

“A praça de alimentação é um avanço que chega para alavancar ainda mais o desenvolvimento de Marcolândia. Quero agradecer as parcerias com a empresa Ventos de São Zacarias e o Governo do Estado. Me dirijo aos proprietários dos quiosques que mereciam algo nesta magnitude. Antes viviam as margens da BR sem água, sem energia elétrica de qualidade. Construímos a praça. Cada um tem seu espaço. Capacitamos eles e hoje entregamos este cartão postal que gera emprego, renda e dignidade. Marcolândia caminha a passos largos”.

Maria Eliane é empreendedora e atua há 22 anos nos quiosques no setor de alimentação. Natural de Araripina-PE, ela tem 32 anos, é proprietária da Quiosque Família Teofos, em Marcolândia. Irmã homenageada com a nova Praça ela se emociona ao falar com nossa reportagem.

“Essa praça de alimentação significa uma conquista de todos nós, porque são 22 anos que trabalho. Foi 22 anos debaixo de sol, chuva, vento, terra. Muitos riscos que a gente corria, porque trabalhávamos nas margens da BR por muitas vezes vimos caminhão passar e arrastar fio de energia da gente, arrastar parte dos quiosques. A gente presenciou isso muito, tinha prejuízo e a gente estava ali atrás do nosso ganha-pão, correndo o risco, mas a gente nunca quis saber do risco não. Nós sempre quisemos mesmo foi trabalhar, independente da gente ter uma estrutura ou não. E agora não dar nem para acreditar no que estamos usufruindo. É só gratidão”, contou.

Elisângela Margarida de Sá é outra empreendedora beneficiada com a Praça. Ela revelou seu sentimento com a inauguração e fez um comparativo do antes e depois da obra.

“Meu sentimento é gratidão. Antes vivíamos por viver, era na sujeira e mau cheiro, e aqui hoje está maravilhoso. Aqui é um sonho. Hoje tem higiene e pode deixar tudo guardado. Não precisa ficar levando e trazendo panela, isopor para casa. Hoje tem água suficiente, banheiro. Tudo. Maravilhoso”, declarou.

O gerente de construção da Ventos de São Zacarias, Arthur Melo, prestigiou a inauguração e explicou que a empresa ao empreender numa cidade deixa sempre um legado de contribuição à comunidade.

“Entramos aqui ao lado do posto fiscal e temos essa interface e logística diária com a cidade. A ideia por onde a gente passa e gerar energia limpa e buscar deixar o legado local, deixar uma marca, um compromisso entre a empresa e a comunidade. Todas as cidades no entorno do empreendimento chegamos em conjunto com as prefeituras, comunidades e associações e tentamos buscar da melhor maneira, ações que desenvolva a comunidade. Hoje estamos com o sentimento de gratidão e felicidade por inaugurar em conjunto um ambiente que propicia diversão e qualidade de vida para a comunidade local. É gratificante”, destacou.

O vice-prefeito Valmir de Juracy, se diz feliz. “Tenho certeza de que essa iniciativa trará benefícios econômicos e melhorias significativas para a infraestrutura local. Estamos comprometidos em promover o crescimento e o bem-estar de nossa comunidade, e essa Praça é um passo importante nessa direção. Juntos, construiremos um futuro mais próspero para Marcolândia” pontuou.

Capacitação

A Prefeitura, com a Sala do Empreendedor do Sebrae promoveu também uma capacitação voltada para os donos dos quiosques na nova Praça, visando a melhoria da comercialização e da divulgação dos seus produtos. O processo de qualificação ofereceu ferramentas direcionadas à gestão do empreendimento, transações financeiras e boas práticas de higienização e alimentação.

O gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE Piauí, Élder Freitas, destacou que Marcolândia faz parte do programa Cidade Empreendedora junto com mais 31 municípios.

“Temos um trabalho muito forte aqui em Marcolândia. É importante dizer que Marcolândia faz parte do programa, Cidade Empreendedora, onde 32 municípios do nosso estado foram contemplados. Fizemos alguns eixos e dentro desse eixo, nós atendemos as mulheres que empreendem no município e hoje estamos vendo a realização dessas capacitações que trouxemos, dessas consultorias em engenho e manipulação na parte financeira e também no atendimento ao cliente […] o Sebrae veio e orientou, capacitou essas mulheres e não temos nenhuma dúvida que esse espaço vai ser de muito sucesso e vai proporcionar mais emprego e mais renda aqui no município”, enfatizou.

A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor no SEBRAE em Marcolândia, Nena Gregório, ressaltou sobre a conquista para impulsionar a economia marcolandense.

“Esses empreendedores informais faziam comidas para fornecer alimentação aos caminhoneiros que passam diariamente. E essas barracas não davam condições de trabalho digno para esses empreendedores. Eram construídas ao ar livre, de lonas, e os trabalhadores que ali atuavam trabalhavam de uma forma precária sob vento, chuva, sol, poeira, e os animais que por ali ficavam para se alimentar faziam suas necessidades ao redor das barracas deixando assim o mau cheiro no ar, e os caminhoneiros faziam o descarte dos seus objetos por ali e deixavam os empreendedores em situação de vulnerabilidade”, explicou.

Entrega de kits profissionalizantes as mulheres empreendedoras.

Ainda na noite de ontem (28) um segundo grande evento foi organizado pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de Marcolândia, através da Secretaria de Assistência Social, que tem como secretário, o Birica, com o apoio do Sebrae – PI. Trata-se da “Mulheres que Empreendem e Transformam”, evento este que incentiva o fortalecimento do empreendedorismo feminino.

O ato aconteceu no Ginásio Poliesportivo Carlos Washington Gomes Ferreira e atraiu várias mulheres empreendedoras de diferentes segmentos que participaram de uma palestra com a representante do Sebrae, Denise Maranhão, e receberam 19 kits profissionalizantes para iniciarem ou continuarem seus negócios próprios.

Ente os kits profissionalizantes, foram entregues para manicure, pedicure, e entre outras atividades como salão de beleza, e de custo baixo, mas de um rendimento favorável a dezenas de mulheres que fizeram curso de inclusão produtiva.

O prefeito Dr. Corinto voltou a falar a nossa reportagem e aproveitou para anunciar que vai calçar a lateral da praça de alimentação e falou sobre os kits profissionalizantes. “Seguimos firmes. Hoje também entregamos os kits profissionais as mulheres que empreendem em Marcolândia. Onde oferecemos curso de inclusão produtiva e ainda custeamos os kits. A cidade cresce e a gestão está atenta em contribuir com seu avanço. É só gratidão” disse.

“Em meu nome e no nome das minhas colegas, eu gostaria de agradecer aos meus familiares e aos meus amigos e a todos aqui presentes e a todas as pessoas que estão envolvidas nesse lindo momento. E quero dizer a todos que tudo isso foi através da sala do empreendedor com o Sebrae, que nos concedeu cursos para gente. E o Birica foi uma mão forte. E agradecer também ao pessoal do Sebrae, agradecer a assistência social, agradecer ao Dr. Corinto, agradecer também ao Valmir de Juracy, que lutou também por esses cursos e sempre teve com a mão na massa lá. Estou muito feliz e quero agradecer de coração pelo incentivo desse lindo material”, declarou.

Novamente o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE Piauí, Élder Freitas discursou e parabenizou a gestão de Corinto.

“Dentro do programa, Cidade Empreendedora tem um eixo de inclusão produtiva e nós levamos para as mulheres que são geralmente atendidas pelos CRAS essa capacitação com a ação – Mulher Empreende! Projeto de Vida. Você tem um? – São algumas oficinas que levamos a essas mulheres para despertar o empreendedorismo nessas pessoas que às vezes são carentes e estão passando por algum problema familiar. Então elas encontram nessas oficinas essa grande oportunidade de dar um salto em suas vidas. Muitas se encontram às vezes em momentos de depressão, sem renda também. Essas oficinas além de orientar, elas também movimentam esse interesse dessas mulheres em evoluir, em crescer, motivam essas mulheres”, esclareceu.

Nena Gregório, da Sala do Empreendedor falou em nome de sua equipe sobre os kits profissionalizantes e salientou que é um projeto realizado pelo Sebrae que atende mulheres em situações de vulnerabilidade, assistidas pelos programas sociais do governo como Bolsa Família. “A intenção é que essas mulheres não se acomodem esperando apenas pelo programa social Bolsa Família, e dê início ao seu empreendimento para, sim, aumentar sua rentabilidade e dar dignidade às suas famílias. Esse projeto atende 20 mães de famílias e posteriormente serão atendidas mais uma demanda de mulheres. Dentre elas estão as empreendedoras manicures, boleiras, costureira, marmiteira, maquiadora. São negócios que algumas já vem desenvolvendo há algum tempo. O Sebrae através da Sala do Empreendedor de Marcolândia criou esse projeto e a partir disso darão início aos seus empreendimentos. Mais uma ideia de fomentar a economia local”, pontuou.

O secretário de Assistência Social, Birica falou sobre o evento. “Os kits profissionalizantes para mulheres empreendedoras selecionadas, contém ferramentas e materiais essenciais para o desenvolvimento de seus negócios. Essa ação visa não apenas incentivar o empreendedorismo feminino, mas também oferecer suporte para que essas mulheres possam expandir suas atividades comerciais. Acreditamos firmemente que o empoderamento econômico das mulheres é fundamental para o desenvolvimento. Agradecemos a presença e o comprometimento de todos os participantes, assim como o apoio fundamental das instituições parceiras”, disse.

A coordenadora do CRAS de Marcolândia, Valéria Castro, se diz satisfeita com o resultado.“O projeto de inclusão produtiva, visou a integração e capacitação de beneficiárias para o mercado de Trabalho, sendo uma ferramenta que além de capacitar profissionais, objetiva a promoção de ações de responsabilidade Social. A meta do projeto inicial foi atender beneficiários que buscam qualificação profissional para incluir se ao mercado de trabalho em especial aos beneficiários prioritários, descritos na Tipificação Nacional dos serviços Socioassistenciais. A forma de acesso ao público foi através de demandas identificadas pelo CRAS, CREAS, Organização da Sociedade Civil e procura espontânea. Parabéns a todos”, disse.

Presenças

Além das autoridades já citadas, prestigiaram a inauguração da Praça de Alimentação e o evento das mulheres empreendedoras, os vereadores Chaguinha Ramos (presidente da Câmara), Lanja Nobre, Simone Viana, Clenilton Costa, Marquim de Chico Coelho, Erivan e Isadora Coutinho; os secretários Auxilia Matos (Educação) Eduardo Silva (Esportes), Paulo Pinheiro (Administração), Fernando (Cidades), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Birica (Assistência Social), Rafa Som (Cultura) e Zé Orlando (Agricultura); a equipe do Crediamigo do Banco do Nordeste.

 
 

Uma das 19 mulheres beneficiadas com o curso e com o kit profissionalizante, a empreendedora Diva Pereira não conteve a alegria ao falar sobre o assunto.



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br