Notícias

PREFEITO CORINTO PARTICIPA DE I ASSEMBLEIA DA MRAE SOBRE ABASTECIMENTO E SANEAMENTO NO PI

Data de Publicação: 05/12/2023

Aconteceu na manhã desta terça-feira (05), da I Assembleia da Microrregional da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí - MRAE, no auditório da Associação Piauiense de Municípios - APPM, em Teresina. 

O prefeito do município de Marcolândia, Corinto Matos participou da reunião e destacou em entrevista ao Portal R10, sobre a criação da autarquia para possibilitar aos municípios, de forma legal, a tomada de decisões quanto ao abastecimento de água nas cidades, além do saneamento básico. 

"Avalio de forma positiva a criação da MRAE e a discussão acerca da necessidade de melhorar a questão do abastecimento de água nos municípios do estado do Piauí, com a possibilidade da autarquia nos autorizar a prestar os serviços à nossa população de forma isolada, mas com ajuda do estado. O problema da falta de água é um dos gargalos da administração púbica. Essa foi a primeira assembleia e aguardamos as próximas para chegarmos ao denominador comum quanto às decisões que serão tomadas, que deve afetar a vida da população do nosso município, destacou o prefeito. 

MRAE

A A autarquia  Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE) foi instituída no ano passado como forma de adequar o estado ao Marco Legal do Saneamento Básico e cuida do abastecimento de água e do esgotamento sanitário das cidades piauienses. Tem como função pública de interesse comum, o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais urbanas.

Atualmente, mais de 90% da população do Piauí tem acesso à água potável, mas apenas 24% possui saneamento básico, segundo estudo da Fundace. O representante do Observatório Nacional dos Direitos à Água e Saneamento, Marcos Montenegro, acrescentou que 34% da população do Piauí mora na zona rural e 65% faz parte do Cadastro Único do Governo Federal, o que demonstra a baixa renda da população para viabilizar o acesso à água por meio das 11 microrregiões. Por isso a importância da unificação. 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br