NOVEMBRO AZUL

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação alusiva ao Novembro Azul para moradores do município de Marcolândia-Piauí.

Data de Publicação: 23/11/2019

A Prefeitura Municipal de Marcolândia que tem como Prefeito o Sr. Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no CRAS uma grande ação de promoção à saúde do homem na tarde deste sábado (24/11), em alusão à campanha Novembro Azul.

A ação contou com uma palestra que foi ministrada pelo oncologista Dr. Nathanael Modesto, e com exames de PSA, Dr. Nathanael discorreu sobre o tema sanando as dúvidas dos presentes, onde puderam ser informatizados sobre a doença.

O Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Coutinho “Dibá”, ressaltou que o “Novembro Azul” é fundamental para  conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Sabemos que os homens, em via de regra, buscam menos atendimento assistencial do que as mulheres, por isso a importância da campanha. As ações abordam diversos temas, em especial a prevenção ao câncer de próstata, que ainda é um assunto tabu entre os homens, pois muitos deixam de fazer a prevenção por desinformação, e o diagnóstico precoce e um tratamento adequado elevam as chances de cura”, disse.

A Nutricionista Drª Julianny Diniz explicou a importância da Secretaria Municipal de Saúde está apoiando a causa, pois essa é uma campanha de conscientização muito necessária de ser difundida.

“Oferecemos aos nossos usuários essa ação informativa, somando força à campanha realizada pela Secretaria de Saúde. Acreditamos que unidos podemos cada vez mais ter ações efetivas de conscientização e alcançar mais pessoas” comentou Julianny Diniz.

Segunda a Coordenadora da Atenção Básica, Laís Teixeira, um evento como este é muito importante para a saúde do homem. “Estamos comemorando o Novembro Azul por meio dessa ação que é extremamente importante para saúde do homem. E poder promover este evento é muito eficaz”, destacou Laís Teixeira.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Esta ação buscar incentivar os homens a adotarem hábitos saudáveis e diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer”, disse o Prefeito Chico Pitu em entrevista ao Blog Chagas Fotografias.

Estiveram presentes no evento:

Secretário Municipal de Saúde, Dibá.

Secretário Municipal de Cultura, Jonas Sousa.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Reginaldo Sousa.

Dr. Nathanael Modesto.

Drª Julianny Diniz.

Vereador Dunga e os pré-candidatos, Miguel Pedro de Carvalho Araújo “Guel” e Erivan Ramos.

Coordenadora da Atenção Básica, Laís Teixeira.

Enfermeira Vera Dias, representando as equipes de saúde da família.

ACS Edlânia, representando os agentes comunitários de saúde do município.