Notícias

NOVEMBRO AZUL

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação alusiva ao Novembro Azul para moradores do município de Marcolândia-Piauí.

Data de Publicação: 23/11/2019

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação alusiva ao Novembro Azul para moradores do município de Marcolândia-Piauí

 

 

A Prefeitura Municipal de Marcolândia que tem como Prefeito o Sr. Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no CRAS uma grande ação de promoção à saúde do homem na tarde deste sábado (24/11), em alusão à campanha Novembro Azul.

 

A ação contou com uma palestra que foi ministrada pelo oncologista Dr. Nathanael Modesto, e com exames de PSA, Dr. Nathanael discorreu sobre o tema sanando as dúvidas dos presentes, onde puderam ser informatizados sobre a doença.

O Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Coutinho “Dibá”, ressaltou que o “Novembro Azul” é fundamental para  conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Sabemos que os homens, em via de regra, buscam menos atendimento assistencial do que as mulheres, por isso a importância da campanha. As ações abordam diversos temas, em especial a prevenção ao câncer de próstata, que ainda é um assunto tabu entre os homens, pois muitos deixam de fazer a prevenção por desinformação, e o diagnóstico precoce e um tratamento adequado elevam as chances de cura”, disse.

 

A Nutricionista Drª Julianny Diniz explicou a importância da Secretaria Municipal de Saúde está apoiando a causa, pois essa é uma campanha de conscientização muito necessária de ser difundida.

“Oferecemos aos nossos usuários essa ação informativa, somando força à campanha realizada pela Secretaria de Saúde. Acreditamos que unidos podemos cada vez mais ter ações efetivas de conscientização e alcançar mais pessoas” comentou Julianny Diniz.

Segunda a Coordenadora da Atenção Básica, Laís Teixeira, um evento como este é muito importante para a saúde do homem. “Estamos comemorando o Novembro Azul por meio dessa ação que é extremamente importante para saúde do homem. E poder promover este evento é muito eficaz”, destacou Laís Teixeira.

 

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Esta ação buscar incentivar os homens a adotarem hábitos saudáveis e diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer”, disse o Prefeito Chico Pitu em entrevista ao Blog Chagas Fotografias.

 

Estiveram presentes no evento:

Secretário Municipal de Saúde, Dibá.

 Secretário Municipal de Cultura, Jonas Sousa.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Reginaldo Sousa.

Dr. Nathanael Modesto.

Drª Julianny Diniz.

Vereador Dunga e os pré-candidatos, Miguel Pedro de Carvalho Araújo “Guel” e Erivan Ramos.

Coordenadora da Atenção Básica, Laís Teixeira.

Enfermeira Vera Dias, representando as equipes de saúde da família.

ACS Edlânia, representando os agentes comunitários de saúde do município.

 

 

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA

CNPJ: 41.522.269/0001-15

  • RUA PORFÍRIA MARIA DE SOUSA, 21 - Bairro: CENTRO - CEP: 64.685-000 - MARCOLÂNDIA/PI
  • Telefone: (89) 3439 - 1174
  • E-mail: prefeito@marcolandia.pi.gov.br