MARCOLÂNDIA LANÇA CAMPANHA “PIAUÍ SEM AFTOSA" ; PREFEITO PARTICIPA E DESTACA APOIO AO HOMEM DO CAMPO.

Data de Publicação: 05/04/2024

Na manhã desta sexta-feira, 05 de abril, o município de Marcolândia, especialmente os criadores de animais, deram um passo significativo com o lançamento da Campanha “Piauí Sem Aftosa”.

A campanha é coordenada pelo Governo do Estado, através da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa aconteceu na Fazenda Rubro Negro, propriedade do pecuarista e ex-vereador Joel Coutinho, onde seu rebanho foi vacinado e a partir de então foi implementado a Campanha em Marcolândia.

O Piauí está na última campanha de vacinação de bovinos e bubalinos. A imunização iniciou no dia 1º e vai até o dia 30 de abril em todo o Estado. A meta é vacinar 100% do rebanho que é cerca de 2 milhões de animais.

Vicente Amorim é coordenador da Adapi em Simões, Curral Novo, Caridade e Marcolândia. Ele destacou sobre a vacinação dos animais.

“Está sendo realizada a última Campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Piauí, fizemos esse lançamento e estamos pedindo a colaboração dos criadores para ficarmos livres da Febre Aftosa, é um prazo curto, onde é do dia 1 ao dia 15 de maio e tem algumas exigências, a gente trabalha na fiscalização visitando as propriedades, verificando algumas doenças e o controle de divisa de estado. Vai ser intensificado a fiscalização de divisa porque não vai poder entrar gado dos estados do Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, porque estamos nos tornando um Estado livre de Aftosa com vacinação, então corre o risco de infectar nossos animais”, explicou.

Reginaldo é técnico da Adapi de Marcolândia. Ele falou sobre a meta de vacinação dos animais. “Nós temos uma meta de alcançar 100% da vacinação, geralmente nós vacinamos mais de duas mil cabeças no município e nesse ano não é diferente, vamos correr atrás, chamar os criadores e vacinar todo o rebanho”, comentou.

Joel Coutinho que foi beneficiado com a vacinação de seu rebanho, ressaltou a importância da ação e agradeceu a parceria do Governo Municipal.

“Recebemos toda equipe para esse lançamento da vacinação contra a Febre Aftosa e dizer do nosso prazer não só de está colaborando com a equipe de fiscalização, mas também tendo a certeza que vamos ter o nosso rebanho vacinado, principalmente para mim que trabalho com a produção de leite isso é muito importante. A gente distribui leite no comércio, na mesa dos nossos filhos e o mais importante é que não vamos receber animais de outros Estados, como também não vamos vender nossos animais para Estados que não estão adequados com a legislação. Agradeço ao prefeito e toda equipe por todo apoio”, agradeceu.

O prefeito Dr. Corinto Matos enfatizou sobre o apoio que o município está dando para a ação, destacando que através dessa contribuição é uma forma de valorizar o homem do campo que também é de suma importância para o desenvolvimento de Marcolândia.

“Agradecemos a visita do Vicente que é coordenador regional das cidades vizinhas, ao Reginaldo que é coordenador da Sada do nosso município, estamos trazendo a importância do homem do campo, do agricultor, com várias ações que o município vem tratando juntamente com essa classe que é tão importante, que desenvolve o nosso município. Agora estamos na pecuária contra a Febre Aftosa, dando esse passo inicial nessa campanha tão importante e deixando o Estado com zona livre de Febre Aftosa e nós do município estamos dando todo apoio para essa ação”, afirmou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Zé Orlando, afirmou que a Secretaria de Desenvolvimento Rural está pronta para trabalhar e apoiar ações que beneficiam o homem do campo.

“Estou muito feliz em saber que o Piauí está livre da Febre Aftosa e a Secretaria de Desenvolvimento Rural aqui de Marcolândia todo o trabalho da Adapi aqui na região, estamos de portas abertas para suprir as necessidades dos nossos agricultores”, frisou.

A presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Marcolândia, Jacirlene Lopes, ressaltou o apoio que o Sindicato fornece aos agricultores.

“A gente sempre está em parceria com a Adapi, comunicando aos nossos trabalhadores e produtores rurais e incentivando cada dia mais para erradicar qualquer tipo de problema em nosso rebanho”, falou.

Além do prefeito Dr. Corinto Matos, do dono da propriedade Joel e dos representantes da Adapi, também participaram do lançamento os vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e demais criadores.

Febre Aftosa

A febre Aftosa é uma doença causada por vírus da família picornaviridae. Muito contagiosa, a enfermidade pode acometer criações inteiras. Com as campanhas de vacinação, o Piauí não registra casos da doença e garante qualidade de produção, podendo, então, suspender a obrigatoriedade de vacinação do gado.