ESCOLA E ALUNOS DE MARCOLÂNDIA SÃO PREMIADOS PELA EDUCAÇÃO POR CONQUISTA EM RESULTADO DA AVALIAÇÃO DO SAEPI

Data de Publicação: 26/09/2023

É notável a constante evolução que o município de Marcolândia tem vivenciado, sobretudo, em uma das principais bases de uma sociedade: a educação.

Esta afirmação se concretiza ao olharmos o importante destaque que a Cidade da Farinha e dos Ventos ganhou com o resultado do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), no ano de 2022. Entre os 224 municípios onde a prova foi aplicada, Marcolândia ocupou a 11ª colocação, o que evidencia os grandes esforços representados pelo prefeito Dr. Corinto Matos e pela secretária de Educação, Auxília Matos.

Os responsáveis por essa grandiosa conquista foram os alunos que, em 2022, estavam no 2º da Escola Mariano da Silva Neto, onde eles obtiveram notas excelentes acima de 8,0. A união entre gestão, escola, pais e alunos foi relevante para essa vitória da educação de Marcolândia.

E trazendo o reconhecimento aos alunos e docentes da Unidade Escolar Mariano da Silva Neto, a Prefeitura de Marcolândia, através da Secretaria de Educação, promoveu um evento de premiação aos que fazem parte da escola, pois, foi por meio dela que Marcolândia alcançou a ótima pontuação na educação estadual.

O evento trouxe sentimentos de dever cumprido para os profissionais da educação, ao ver que os esforços aplicados na escola trouxeram um retorno significativo para o município. Na oportunidade, houve oportunidade de falas, apresentações dos alunos e também foi mostrado um vídeo dos estudantes em sala de aula.

Em seguida, as autoridades presentes premiaram os alunos e docentes da escola com medalhas de Honra ao Mérito.

O prefeito Dr. Corinto Matos destaca que o resultado se dá pelo empenho da equipe que forma a educação do município.

“Primeiramente, agradecer a Deus, a toda equipe gestora da Secretaria de Educação, da Escola Mariano da Silva Neto e todas as escolas, porque Marcolândia ficou com uma nota muito boa entre os 224 municípios, onde estamos em 11º. Isso mostra que estamos no caminho certo, que a educação está sendo feita com muita competência e responsabilidade com todos que fazem a gestão do nosso município. É muita satisfação em ver o alunado, os pais participando e mostrando interesse. Eu sempre falo que a educação é a base de tudo, é o que transforma, que melhora a qualidade de vida de uma família. Essas crianças são o futuro do país e assim, entendemos que seguimos no caminho certo”, afirmou o gestor.

A secretária de Educação, Auxília Matos, agradece a todos os colaboradores que ajudaram a alcançar a pontuação na avaliação do SAEPI.

“Tenho gratidão a Deus porque Ele é a nossa força e nossa fortaleza, é Ele quem nos sustenta a cada dia para esse trabalho árduo. Alfabetizar é difícil, mas quando há força de vontade, tudo fica mais fácil. Os nossos professores abraçaram a causa e estamos aí, em 11º lugar dos 224 municípios. Para a gente é só gratidão. Agradeço aos pais pelo apoio, aos alunos que se dedicam e aos professores que estão ali dia a dia com os alunos se dedicando cada dia mais. Também agradeço a toda equipe da escola, os gestores, diretores, coordenadores, serviços gerais, merendeiras, em fim, todos que fazem essa escola”, finalizou agradecendo.

A diretora da unidade, Nilvia Carvalho, demonstrou a felicidade em ver a escola ser reconhecida pela conquista.

“Esse momento é de gratidão pelo reconhecimento. A gente nunca havia tido um reconhecimento nesse grau por uma nota que a nossa escola tem alcançado. Agradecemos de coração a secretária e toda gestão por reconhecer. Sabemos que os nossos alunos e professores fizeram de tudo para ter essa nota. Os nossos professores são uma equipe excelente que não medem esforços para realizar qualquer ação que venha para melhorar a aprendizagem dos alunos. Esse momento eu agradeço a todos que fazem a Escola Mariano da Silva Neto”, expressou Nilvia.

Renady Rodrigues é mãe da aluna Aylla, que estuda na Escola Mariano da Silva Neto. A mãe ressalta o desenvolvimentos da educação de Marcolândia nos últimos anos.

“Quanto ao nosso município, eu sou fruto do aprendizado de Marcolândia. A cidade evoluiu bastante no decorrer de toda trajetória de ensino e nos últimos anos a gente viu o desenvolvimento afinco dos profissionais. A integração quanto escola, pais e gestores melhorou 100%. O SAEPI é um dos resultados mais incríveis que já aconteceu aqui em Marcolândia, porque alcançou o 11º lugar. Isso é um incentivo para os pais trazerem seus filhos para a escola e aos alunos para crescerem e evoluírem. É a primeira medalha educacional que a minha filha está ganhando, então é algo que vai ficar marcado na memória dela. Muitos dizem: “Educação municipal não tem valor”, mas Marcolândia tem alcançado e vencido junto com os gestores, a secretária de Educação, Auxília Matos, e com o nosso prefeito Dr. Corinto Matos. Fica aqui a minha eterna gratidão pelo abraçar da escola, do município e de todos”, disse Renady.

Estiveram presentes os secretários José Orlando (Agricultura), Paulo Pinheiro (Administração e Finanças), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Fernando (Cidades), Birica (Assistência Social), Eduardo Silva (Esportes) Stanley Rafael (Cultura); vereadores Chagas Ramos (presidente da Câmara), Clenilton, Marcos Coelho, Lanja, Simone e Isadora; além de profissionais da educação, pais e alunos.