EM MARCOLÂNDIA, CAMPANHA JANEIRO BRANCO CHAMA ATENÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

Data de Publicação: 25/01/2024

A Prefeitura de Marcolândia, na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, 24, um encontro com os ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde), enfermeiros, psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e conselheiros tutelares.

O encontro teve como objetivo principal abordar temas sobre a saúde mental, a atual situação e também fazer matriciamento dos usuários do município. O evento é alusivo a Campanha Janeiro Branco que trabalha a conscientização da saúde mental e emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

A secretária de saúde Domitilia Alencar, em entrevista ao Cidadesnanet.com enfatizou a importância da saúde mental e o apoio que o município vem dando a esse público. Além dela estiveram presentes ainda o nutricionsta e coordenador do Nasf, Severiano Gomes, a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Mônica Tavares, a enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Vera Dias.

vvvvvv

Secretária Domitilia Alencar ao lado direito da imagem

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Simões estiveram presentes e ministraram uma palestra informativa, ocasião em que pediram para os agentes de saúde ajudar na divulgação em prol do maior alcance da população.

Por que Janeiro Branco?

De acordo com o Instituto Janeiro Branco, o mês de janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar