EDUCAÇÃO DE MARCOLÂNDIA É DESTAQUE E CONQUISTA PRÊMIO ALFA-10

Data de Publicação: 06/12/2023

A Educação no município de Marcolândia colhe os frutos de uma gestão comprometida com o desenvolvimento dos alunos. A cidade foi premiada e conquistou um dos melhores desempenhos em alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), sendo homenageada com o Prêmio Alfa-10, concedido pelo Governo do Estado para reconhecer as escolas públicas piauienses que alcançam excelência nos resultados de alfabetização.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu nesta terça-feira, 5 de dezembro, no Theresina Hall, contando com a presença do prefeito de Marcolândia, Corinto Matos, da primeira-dama, e secretária de educação, Auxília Matos, além de uma comitiva representando a rede municipal de educação composta por; Maria Nilvia - Diretora da Escola premiada, Janaína Araújo - Secretária Adjunta, Maria Vaumiranda - Coordenadora Municipal do PPAIC, Queila Sousa - Coordenadora Pedagógica da escola premiada e Formadora do PPAIC, Conceição Andrade - Formadora do PPAIC, Tereza Goes - Coordenadora pedagógica da Escola premiada , Luciene Eva - professora da turma premiada.

O prefeito Corinto Matos destacou o avanço significativo durante os três anos de sua gestão em Marcolândia. A Escola Mariano da Silva Neto recebeu a premiação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), sendo reconhecida como a sétima melhor escola em nota no Piauí.

"Para nós, é uma grande honra receber essa homenagem por parte da Secretaria de Educação do Estado. A educação é a base de tudo, e quando investimos na alfabetização na idade certa, estamos preparando futuras gerações para um futuro mais promissor em nossa cidade", afirmou o prefeito.

Ele ressaltou que a evolução da educação em Marcolândia é evidenciada pelas avaliações de desempenho, indicando que a cidade está no caminho certo. O investimento abrange toda a rede de ensino de forma organizada e planejada, visando beneficiar todas as escolas.

A nota já tinha saído, e nós contemplamos toda a equipe da escola com valores financeiros e melhoramento para os alunos e corpo docente da escola. Esse é um programa muito importante pela visão que temos de que a educação é a base de tudo. É através da educação que é possível trilhar o caminho do desenvolvimento de uma comunidade. Quando crescemos em relação a alfabetização na idade certa, os futuro marcolandenses tendem a serem bem mais preparados para o futuro em nossa cidade", destacou.

Ao todo, 37 prêmios foram entregues a escolas de diversos municípios piauienses que se destacaram nos resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). O Prêmio Alfa foi criado para homenagear as escolas públicas estaduais e municipais que alcançaram os melhores resultados nesse aspecto.

O governador Rafael Fonteles enfatizou que a alfabetização na idade certa é crucial para garantir que as crianças possam aprender com qualidade ao longo de todo o ensino fundamental e até o ensino superior. Ele expressou a esperança de que mais escolas sejam premiadas com o Prêmio Alfa 10 a cada ano.

Sobre o Seminário PPAIC

Destinado às equipes do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), dirigentes municipais e gerentes regionais de educação, a segunda edição do Seminário Estadual do PPAIC contou com uma ampla programação, com boas práticas que foram realizadas nos municípios das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE). Este ano, o tema foi “Avaliar para Ensinar”.