CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS SÃO EMPOSSADOS EM MARCOLÂNDIA E VÃO ATUAR EM DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Data de Publicação: 10/01/2024

Eleitos em outubro do ano passado, através do voto popular, para atuarem na luta pela defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente no quadriênio 2024 a 2027, os novos conselheiros tutelares de Marcolândia, foram empossados na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro de 2024.

A solenidade de posse dos cinco conselheiros eleitos aconteceu na Câmara de Vereadores, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social.

Foram empossados os conselheiros titulares Andrêsa Suleimã Lopes Sousa Lima, Maria Lassalete Bezerra Lima, Senhorinha Francisca Rodrigues Teixeira, Jurema Danusia de Araújo e Marcos Danilo Honorato da Silva.

O Conselho Tutelar é um órgão público não jurisdicional, permanente e autônomo e têm a missão de representar a sociedade na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que reconhece a criança como um sujeito de direitos protegido pela lei.

O presidente do CMDCA, Francisco José de Carvalho Neto, abriu a solenidade. Ele parabenizou a todos, frisou sobre o sucesso de todo o Processo Unificado de Escolha para Conselho Tutelar e ressaltou a importância da missão que os mesmos assumem a frente do órgão.

“Desejo sucesso aos empossados. Os conselheiros vão atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis. Recebendo, por exemplo, denúncias de situações de violência contra crianças e adolescentes, como negligência, maus-tratos e exploração sexual e nos do CMDCA nos colocamos a disposição”, disse.

O prefeito Corinto Machado Matos, o Dr. Corinto como é conhecido, parabenizou o CMDCA, a Assistência Social e todos envolvidos no processo de escolha, ocorrido de forma imparcial e transparente. O gestor ainda agradeceu aos ex-conselheiros tutelares pelo trabalho realizado durante o mandato em que muito contribuíram com a gestão.

Corinto ainda parabenizou os novos conselheiros e ressaltou os desafios. “O Conselho Tutelar exerce um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes. Vocês são os olhares do Ministério Público no município para garantir que as leis e direitos de nossos pequenos sejam preservados. É árdua a missão. Serão grandes os desafios, mas vão à luta e contem com a nossa gestão na busca pela solução dos problemas que surgirem. Garanto em breve uma formação inicial para a gente melhorar ainda mais o trabalho. Fomos eleitos pelo povo e o povo espera que transformemos o voto de confiança em muito trabalho”, finalizou.

O secretário de Assistência Social, Birica, desejou sucesso aos novos conselheiros na função. “Após um processo de escolha tranquilo, hoje vocês são empossados. É um momento importante. Temos três conselheiros sendo reconduzidos aos cargos e dois novos membros. Um quadro de profissionais importantes. Enquanto representante público que exerço vamos fazer nosso dever de casa e oferecer o melhor para que o trabalho aconteça. A missão é trabalhosa, mas vale a pena. Parabéns a todos e sucesso nessa jornada”, disse.

A palavra foi concedida aos recém-empossados que fizeram seus agradecimentos e considerações e disseram estar à disposição da população.

Além de Corinto, Birica, também discursaram o vice – prefeito Valmir de Juracy, a coordenadora do CRAS, Valeria Castro, o procurador jurídico municipal, Dr. Jardel, o presidente da Câmara, vereador Chaguinha, Lanja Nobre e Erivan de Aprigio e a articuladora do Selo UNICEF, Ceiça.

Após os discursos, houve a diplomação, e por fim, o presidente do CMDCA, empossou os novos profissionais que assumiram o compromisso de promover a proteção integral das crianças e adolescentes.

Diversas autoridades municipais entre as quais a primeira – dama e secretária de Educação Auxilia Matos, o secretário de Administração Paulão, dentre gestores, os vereadores Clenilton Costa e Erinaldo, secretários participaram do evento, além de familiares e amigos dos empossados e a população, em geral.