COM O TEMA ‘A LEITURA NUTRE A INTELIGÊNCIA E DÁ ASAS À IMAGINAÇÃO’, EDUCAÇÃO DE MARCOLÂNDIA PROMOVE I COLÓQUIO LITERÁRIO

Data de Publicação: 04/12/2023

Na última sexta-feira, dia 01 de dezembro, as escolas Mariano da Silva Neto, Manoel Avelino de Brito e Cícero Mundinho, do município de Marcolândia, realizaram o I Colóquio Literário com o tema “A leitura nutre a inteligência e dá asas à imaginação”, voltado para os alunos de Pré II e III e Ciclo de Alfabetização na Idade Certa.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Educação (SEMED) e a equipe do PPAIC teve como objetivo incentivar a leitura por meio de diferentes gêneros textuais.

A primeira escola a se apresentar foi a Cícero Mundinho, com a turma do Pré II e III, que encantou o público com a musicalização da história de João e Maria, com o auxilio das professoras Juscerlândia e Joselia.

Durante, o Ciclo de Alfabetização, a mesma escola apresentou a história de “Branca de Neve”, ensaiada pelas professoras Paula Bonfim e Francileide.

A escola Manoel Avelino de Brito, da Educação Infantil, realizou a contação da história “A Linda Rosa Juvenil”, ensaiada com a professora Rosilda. Além disso, a escola apresentou uma Mostra Cultural e Literária intitulada “Janela do Aprendiz”, que contou com a participação das professoras Erisvânia, Célia e Zefinha.

Por último, foi a vez da escola Mariano da Silva Neto se apresentar. Os alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) realizaram uma emocionante musicalização intitulada “A Inclusão uma Moeda de Valor”. Já o Ciclo de Alfabetização apresentou um belo teatro intitulado “A Caixa dos Contos”, com diversos personagens.

A coordenadora municipal do PPAIC, Valmiranda Silva, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos.

“Quero agradecer a Deus e aos formadores municipais pela incrível conclusão do projeto PPAIC, não poderia deixar de mencionar o apoio fundamental da secretaria Auxília e da equipe da SEMED, que nos ajudaram a realizar as ações do PPAIC aqui no município. Quero expressar minha gratidão aos professores e alunos pelo esforço e dedicação, pois os resultados alcançados são realmente impressionantes. Marcolândia está no sétimo lugar no ranking e isso é motivo de orgulho para todos nós. Parabenizo, de coração, todos os professores, alunos e famílias que abraçaram a proposta trazida pelos Formadores Municipais e Coordenadores Pedagógicos. Vocês são verdadeiros heróis da educação e têm contribuído para transformar a realidade de nossos estudantes. Sigamos firmes e comemoremos essa conquista juntos”, declarou.

A secretária de Educação, Auxília Matos, destacou o prêmio Alfa 10.

O Prêmio Alfa 10 é um incentivo financeiro e um reconhecimento para as escolas públicas estaduais e municipais do Piauí que se destacaram no desempenho em alfabetização, onde são medidos pelo Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), no nosso caso a Escola Mariano da Silva Neto cumpriu os requisitos necessários, e nesta terça-feira, estaremos indo receber o prêmio em Teresina e isso nos deixa muito satisfeitos. Parabenizo toda a equipe do PPAIC, bem como os professores e diretores pelo ótimo desempenho ao longo do ano e por tantos projetos desenvolvidos”, destacou.

O gestor municipal, Dr. Corinto Matos, enfatizou a apresentação das crianças.

“É com grande satisfação que me dirijo a vocês hoje para parabenizar e expressar meu profundo reconhecimento a todos os envolvidos no Colóquio Literário. Esse evento, que valoriza a leitura, o conhecimento e a imaginação, é de extrema importância para o desenvolvimento educacional de nossas crianças. Quero destacar e agradecer à equipe organizadora, que investiu tempo, energia e esforço para tornar esse encontro possível. Seu trabalho árduo e comprometimento são fundamentais para proporcionar esse momento de celebração literária. E, é claro, não posso deixar de parabenizar as crianças que se apresentaram, vocês foram brilhantes, cada palavra, cada gesto, cada expressão demonstrou talento”, salientou.

Com o sucesso do Colóquio Literário PPAIC, as escolas de Marcolândia mostram que estão empenhadas em formar leitores apaixonados e estimular a imaginação dos alunos por meio dos livros.

Desfile

As escolas do município de realizaram um emocionante desfile pelas ruas, com início na igreja da praça matriz e término na quadra poliesportiva. O evento contou com a presença ilustre do prefeito Dr. Corinto Matos, da primeira-dama e secretária de Educação Auxília Matos, do vice-prefeito Valmir de Juraci, além de diretores e coordenadores.

Uma das escolas participantes foi a Escola Mariano da Silva Neto, que trouxe como tema para o desfile “A leitura nutre a inteligência e dá asas à nossa imaginação”. A proposta da escola era evidenciar a importância da leitura na formação dos alunos, através de eventos culturais e literários. O objetivo principal era incentivar a leitura e proporcionar um maior aprofundamento no universo dos contos infantis.

Durante o desfile, todas as turmas da escola, incluindo alunos do 1º, 2º e 3º ano, estavam presentes e demonstraram entusiasmo e empolgação. As crianças representaram um conto infantil diferente, com fantasias criativas e coloridas. Os alunos desfilavam pelas ruas, encantando os moradores com suas interpretações dos personagens e alegria contagiante.

Fotos: