Notícias
REPRESENTANTES DE MARCOLÂNDIA PARTICIPAM DO I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROTEÇÃO ESPECIAL DO PIAUÍ
Data de Publicação: 31/08/2022
Na última terça-feira (30), aconteceu em Teresina o I Seminário Estadual de Proteção Social Especial no Piauí, realizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). O Núcleo foi representado pela assistente social Mauricema Holanda Nunes.
O Seminário, ocorrido no espaço Diferencial Eventos, teve como público-alvo gestores da assistência social, profissionais dos CRAS e CREAS e do Sistema de Garantias de Direitos. A finalidade foi discutir o fluxo de atendimento nos serviços ofertados quanto ao acolhimento à população em situação de risco pessoal e social, englobando nesse público crianças, adolescentes, PCDs, pessoas idosas, mulheres e a população em situação de rua.
Neste sentido, o município de Marcolândia foi representado com a presença de alguns profissionais: a assistente Social e coordenadora do CRAS, Valéria Castro; a assistente Social do CREAS, Lívia Pires e Senhorinha Francisca Rodrigues Teixeira, membro do Conselho Tutelar.
Na oportunidade, houve um encontro dos trabalhos desenvolvidos com as equipes dos municípios nas quais foram apresentadas propostas e desafios aos representantes do Estado. A coordenadora do CRAS, Valéria Castro participou da mesa de honra como relatora das propostas e desafios lançados pelos técnicos dos CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.
Ao Cidades na Net, Valéria Castro, destacou a importância e contribuições do evento para os profissionais que participaram.
“Vejo como um saldo positivo, necessário a participação e capacitação para o enfrentamento das questões sociais, aprimorar o nosso fazer profissional para melhor atendermos as demandas do nosso município. Esse seminário foi bem esclarecedor e rico de informações, tivemos excelentes palestrantes dando as suas contribuições nas mais diversas áreas de atuação”, afirmou.
Durante o evento foram debatidas as dificuldades dos técnicos do CREAS, a importância dos encaminhamentos feitos nos municípios, os desafios das Casas de Acolhimento e o retorno do acolhido para o município, o trabalho e atuação nas redes sociais sobre educação e saúde. Também foi apresentada de forma online a Cartilha da PSE de média e alta complexidade, que após as eleições serão entregues de forma física em todos os municípios do Estado.

