Sexta-Feira, 14 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

SEMANA DO BEBÊ

SEMANA DO BEBÊ MOBILIZA MUNICÍPIOS BRASILEIROS PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

MARCOLÂNDIA - PI, SEMANA DO BEBÊ MOBILIZA MUNICÍPIOS BRASILEIROS PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

Foi dado inicio em Marcolândia – PI neste dia 19 de novembro 2018 a semana do Bebê, através de uma palestra informativa, apresentações por escolas e grupo NUCA, a abertura da solenidade teve a presença de Armandina Vieira Secretaria de Educação, Nubia Brilhante Articuladora e Coordenadora do Selo UNICEF de Marcolândia, professoras e coordenadoras das unidades escolares, Autoridades Vereador Dunga Antônio Luís, Irmã Luiza, mães a alunos das escolas. Na Solenidade foi falando da importância do cuidar dos primeiros anos de vida, da segurança no transito, melhoria do ensino.  

Brasília, 25 de abril – Mobilizar os municípios brasileiros pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento de criança em seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.

A importância da atenção à primeira infância – Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ARMANDINA VIEIRA

COORDENADORA E ARTICULADORA DO SELO UNICEF EM MARCOLÂNDIA - PI

COORDENADOR NA ÁREA DE SAÚDE DR. CORINTO MATOS

NUTRICIONISTA DAS UNDADES ESCOLARES DO MUNICIPIO DR. JULIANNY

 

Município de Marcolând-PI realiza segundo dia da III edição da Semana do bebê com tema “Impactos da gravidez na adolescência”

 

Na manhã desta terça-feira (20), a equipe da saúde do município realizou o segundo dia da III edição da semana do bebê de Marcolândia, o evento foi realizado na Unidade escolar Valdir Tintiliano de Sousa e teve como tema principal “Impactos da gravidez na adolescência”, a Drª Luana Dias e a enfermeira Laís Teixeira ministraram uma palestra para os presentes na qual abordaram o tema e tiraram dúvidas dos adolescentes.

A enfermeira Laís Teixeira explica que a adolescência é uma fase de transição, inseguranças e incertezas. Ao receber o comunicado da gravidez é fundamental o apoio emocional e financeiro dos pais, para assegurar a saúde da jovem e do bebê. “A ausência da educação sexual na família está entre as principais causas da gravidez na adolescência. Os pais necessitam quebrar o tabu quando o tema é sexualidade e manter o diálogo em aberto, tanto para a menina, como também o menino”, acrescenta Laís.

“São inúmeros os riscos que podem afetar a jovem grávida. A gestante menor de 18 anos, por exemplo, pode sofrer uma anemia, o que pode trazer mais complicações para o parto. Hipertensão, infecções, inchaço e depressão pós-parto podem prejudicar a saúde da mãe e do bebê”, explica a Drª Luana.

A pré-eclâmpsia, por exemplo, é a maior causa de morte materna no mundo, mas pode ser evitada e acompanhada para que não evolua para uma eclampsia (com convulsão) ou uma Síndrome de Hellp (com baixa de plaquetas e possível rompimento do fígado). Essa doença ocorre quando a mulher sofre aumento da pressão durante a gestação, a artéria placentária se fecha e a vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos) aumenta a resistência para o sangue chegar até o feto. Conseqüentemente, passa menos sangue, menos oxigênio e menos nutrientes para o

A gravidez na adolescência, segundo a Drª, ocorre entre as jovens de 15 a 21 anos, em plena fase de desenvolvimento, o que pode interferir no período de gestação. Além disso, Drª Luana frisa que é preciso estar alerta para uma série de cuidados com relação aos métodos contraceptivos. Entre os aconselhamentos estão:

- Não interrompa a utilização do contraceptivo para não engravidar;

- Proteja-se e use um método contraceptivo eficaz;
- Não deixe de consultar o ginecologista, principalmente se iniciou recentemente a vida sexual;

- Se tiver algum problema ou dúvida sobre o método contraceptivo, não hesite em procurar ajuda médica;
- Informe o médico sobre qualquer medicamento ou pílula que você tomou para evitar a gravidez. Isso evitará que ocorram efeitos colaterais.

Estiveram presentes no evento; Drº Corinto Matos, a Secretária Adjunta de Educação Núbia Costa, enfermeira Laís Teixeira, enfermeira Vera, Drª Luana Dias, equipe de ACS, adolescentes do NUCA e Albetiza Araújo.

 

 

 

 

Obesidade na Infância foi o tema do terceiro dia da III edição da Semana do Bebê em Marcolândia-PI

 

Cuidar das crianças, atuando para que elas cresçam fortes e saudáveis. Essa é a principal meta da Semana do Bebê, que chega à sua terceira edição. A ação é desenvolvida no município de Marcolândia de forma intersetorial com articulação das secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação.

Na manhã desta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu o terceiro dia da III edição da semana do bebe no município, o evento aconteceu no CRAS e contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Lara Suzanny, Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Paulo Sousa “Esquerdinha”, Assistente Social Ednalda Queiroz, Conselheiras Tutelares, Albetiza Araújo e a palestrante e Nutricionista Drª Julianny Diniz.

Alunos e adolescentes que compõem o NUCA de Marcolândia participaram de uma palestra ministrada pela nutricionista, Drª Julianny Diniz, com o tema “Obesidade na infantil”.

Segundo a nutricionista, as atividades físicas têm por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Julianny  destaca doenças que podem ser ocasionadas pela obesidade: “Estes pacientes possuem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares graves, diabetes, doenças osteoarticulares, doenças alérgicas e imunológicas, doenças renais, distúrbios visuais e de aprendizado”.

A nutricionista Julianny Diniz possui uma vasta experiência na área e pode compartilhar sua experiência conosco. “Foi extremamente enriquecedor trazer uma profissional ativa nesta área da nutrição para complementar com a vivência dela este conteúdo”, concluiu a Secretária Municipal de Assistência Social, Lara Suzanny.