LUTA E TRABALHO PARA MANTER O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MARCOLÂNDIA - PI

Data de Publicação: 18/07/2017

SECA EM MARCOLÂNDIA – PI

ENFRENTAMENTO À SECA

O Prefeito Municipal de Marcolândia – PI, Francisco Pedro de Araújo (Chico Pitu) (PT/PI) da Gestão Desenvolvimento e Amor a Terra, vem tratando a estiagem no seu município com um foco, nunca deixar os cidadãos passarem sede e nem faltar a agua que básica em suas casas, com uma equipe bem formada, a gestão possui um caminhão pipa doado pelo PAC 2 do Governo Federal, mais esse veiculo não é suficiente para o abastecimento da Zona Urbana e Rural, pois este município esta localizado em uma serra, tem uma grande escassez de água dependendo das chuvas, e nessa situação já faz 5 anos que não chove com regularidade, sendo que as chuvas não estão dando para manter os mananciais abastecidos. O prefeito ainda buscou e tem a ajuda da Defesa Civil juntamente com o Exercito Brasileiro, que mantem caminhões pipa abastecendo pontos específicos para coleta de agua pelas pessoas, e ainda assim à falta de agua neste município. Realizou a contratação de 1.000 carradas de agua para complementar o abastecimento medidas essa para manter abastecida a população em vem dando certo.

Este município tem uma grande extensão territorial e uma população de 8.299 pessoas e crescendo, na aérea rural tem muitos animais que também dependem de água para sua sobrevivência, a preocupação do prefeito é muito grande e suas ações são fortalecidas e vista pela comunidade. No município de Marcolândia tem aproximadamente uns 20 ou mais poços artesianos para abastecimento das comunidades e para uso animal com pontos onde possuem bebedouro e caixa de agua de 10.000lt, mais a energia que tem ocasionais baixas causa muita queima de motor, e ele preocupado mantem uma equipe de profissionais para sanar esta situação executando a manutenção de poços, realizando troca de motor, bombeador, encanação avariada, verificação do quadro de comando e caixas de agua. No município também possui um dessalinizador, pois as aguas dos poços são um tanto salobras e esse dessalinizador retira o sal da agua tornando-a potável e própria para o consumo humano, mais ele ressalta que precisaria de mais 1 ou 2 dessalinizadores, para que possa dar conta da demanda de água as pessoas da Zona rural e que também essa água poderia e pode beneficiar a zona urbana. E ressalta ainda que a manutenção deste dessalinizador não é barata e que seus filtros especiais vem de longe e as vezes demora muito a chegar, mais ele responde da seguinte forma:

“As pessoas da minha terra depositaram a confiança em mim e eu estou aqui como prefeito para cuidar e dar o melhor para as pessoas deste município, e não deixarei faltar as provisões básicas de agua neste município, continuarei o trabalho com meus colaboradores que são muitos graças a deus (jeová), e que nunca me falte forças, por que como já diz é desenvolvimento e amor a terra.”