Sexta-Feira, 14 de dezembro de 2018 Nossa história

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (MERENDA ESCOLAR).

O RETRATO DA MERENDA ESCOLAR NAS UNIDADES ESCOLARES OFERTADO A NOSSAS CRIANÇAS

O RETRATO DA MERENDA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE MARCOLÂNDIA – PI, É PREOCUPAÇÃO DO PREFEITO MUNICIPAL FRANCISCO PEDRO DE ARAÚJO E DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ARMANDINA VIEIRA, SENDO ACOMPANHADOS E ORIENTADOS PELA NUTRICIONISTA JULIANNY RACHEL.

A DISTRIBUIÇÃO DE MERENDA ESCOLAR TEVE INÍCIO NO BRASIL ATRAVÉS DO PROGRAMA DE MERENDA ESCOLAR (PME), CRIADO EM 1954. O PROGRAMA GANHOU ABRANGÊNCIA NACIONAL. A PARTIR DE 1993 TEM INÍCIO UM PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR, COM A TRANSFERÊNCIA DAS FUNÇÕES DO NÍVEL FEDERAL PARA OS NÍVEIS ESTADUAL E, PRINCIPALMENTE, O MUNICIPAL, PASSANDO A SER RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES AS SEGUINTES OPERAÇÕES: A AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (ENVOLVENDO A DEFINIÇÃO DAS PAUTAS DE COMPRAS E A REALIZAÇÃO DOS PROCESSOS LICITÓRIOS); A ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS; A CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (MERENDEIRAS, TÉCNICOS E PESSOAL DE APOIO); A OFERTA E INSTALAÇÃO DE INFRA ESTRUTURA FÍSICA, EQUIPAMENTOS (GELADEIRA, FOGÃO, FREEZER) E OUTROS UTENSÍLIOS COMO PRATOS, TALHERES, ETC, PARA QUE O PROGRAMA POSSA SER IMPLEMENTADO SATISFATORIAMENTE NAS UNIDADES DE ENSINO.

JÁ AGORA COM NOVO NOME, PNAE (PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR), O PROGRAMA DE MERENDA ESCOLAR TEM ATUALMENTE A META DE GARANTIR QUE O CARDÁPIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SEJA PROGRAMADO DE MODO A FORNECER CERCA DE 350 QUILOCALORIAS E 9 GRAMAS DE PROTEÍNAS POR REFEIÇÃO, OU SEJA, 15% DAS NECESSIDADES DIÁRIAS DE CALORIAS E PROTEÍNAS DOS ALUNOS BENEFICIADOS. OS GESTORES DO PNAE SÃO O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE) E OS CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE).

É CONSENSO QUE SE ALIMENTAR DE FORMA SAUDÁVEL É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE TODOS INDIVÍDUOS. SEGUNDO INFORMAÇÕES DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, O BRASIL ALCANÇOU, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, IMPORTANTES MUDANÇAS NO PADRÃO DE CONSUMO ALIMENTAR DEVIDO À AMPLIAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS NAS ÁREAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRABALHO, EMPREGO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

PARA A RECOMENDAÇÃO DE ENERGIA DIÁRIA, O PNAE UTILIZA OS VALORES DE REFERÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO), DE 2001. DE 6 A 10 ANOS, 1500 KCAL DIÁRIAS; DE 11 A 15 ANOS 2175 KCAL E DE 16 A 18 ANOS 2500 KCAL. SEGUNDO A RESOLUÇÃO 26 DE 17 DE JUNHO DE 2013, DO FUNDO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (QUE DISPÕE SOBRE O ATENDIMENTO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR), AS UNIDADES ESCOLARES QUE ATUAM EM PERÍODO INTEGRAL DEVEM ATENDER, NO MÍNIMO, 70% DAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DIÁRIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DISTRIBUÍDAS EM PELO MENOS TRÊS REFEIÇÕES.

A MERENDA ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE MARCOLÂNDIA – PI, SEGUNDO A NUTRICIONISTA JULIANNY ESTA SEGUINDO TODOS OS PARÂMETROS ESTABELECIDOS E O MUNICÍPIO ATENDE A CLIENTELA DE CRECHE (DE 1 A 3 ANOS E MEIO), ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. O CARDÁPIO É INTEIRAMENTE BASEADO E ADEQUADO A REALIDADE DA REGIÃO, DANDO PRIORIDADES A PRODUÇÃO DA AGRÍCOLA ORGÂNICA, “PRIMAMOS PELA ELABORAÇÃO DE UM CARDÁPIO COM INGREDIENTES DE QUALIDADE COM REDUÇÃO DE SÓDIO, GORDURAS E TAMBÉM INTRODUZIMOS VERDURAS, LEGUMES  E FRUTAS QUE SÃO ALIMENTOS SAUDÁVEIS. ASSIM INCLUÍMOS NA VIDA DOS ALUNOS BONS HÁBITOS ALIMENTARES E PREVENIMOS DE TAL FORMA  DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS TAIS COMO: OBESIDADE, DIABETE, HIPERTENSÃO E ETC.”.

A DISPONIBILIDADE DA MERENDA AOS ALUNOS É DIÁRIA AS 09:00 HORAS DO DIA NA PARTE DA MANHÃ E AS 15:00 NA PARTE DA TARDE, SÃO ATENDIDAS 2.372 CRIANÇAS NAS 08 (OITO) UNIDADE ESCOLARES DO MUNICIPIO NO PERÍODO ESCOLAR, O ACOMPANHAMENTO E FEITO PELAS MERENDEIRAS E PROFESSORES, OS PRATOS ALÉM DE SEREM ATRATIVOS VISUALMENTE SÃO ALTAMENTE NUTRICIONAIS E SABOROSOS, NESSE PERÍODO ALIMENTAR AS CRIANÇAS E ADOLESCESTES PRATICAS AS O TRATAMENTO INTERPESSOAL E A MELHORAR SEUS HÁBITOS ALIMENTARES E SEMPRE NUM HORÁRIO CORRETO. AS MERENDEIRAS PROCURAM FAZER O MÁXIMO POSSÍVEL E SEMPRE PRODUZEM MERENDAS DE QUALIDADE ELAS DIZEM “QUE É FÁCIL NAS ESCOLAS DE MARCOLÂNDIA – PI, PRODUZIREM MERENDAS BOAS, POIS A OFERTA DE MATERIAL PARA PRODUÇÃO SEMPRE FRESQUINHA E EM QUANTIDADE SUFICIENTE PARA ALIMENTAR A TODAS ÀS VEZES COM REPETIÇÃO DA ALIMENTAÇÃO AOS QUE QUEREM E SEM DESPERDÍCIO“. AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEMPRE SE SATISFAZEM COM ESSA ALIMENTAÇÃO E SEMPRE ESTÃO FELIZES.

NÃO HÁ DOCUMENTO MAIOR DE COMPROVAÇÃO DISSO DE QUE AS FOTOS CITAÇÃO DA PROFESSORA LUIZETE.

ARMAZENAMENTO E TIPO DE GENEROS ALIMENTICIO.

ALIMENTOS DA MERENDA:

HORA DA MERENDA 09h:00min: