Quarta-Feira, 17 de julho de 2019 Nossa história      

Notícias

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MARCOLÂNDIA - PI PODER MUNICIPAL E INSTITUTO ÁGUA VIVA PREOCUPAÇÃO.

NESTE DIA 22 DE FEVEREIRO O PREFEITO MUNICIPAL, VEREADORES E POPULAÇÃO REALIZAM REUNIÃO PARA DEBATEREM O TRATAMENTO DE AGUA.

O prefeito MUNICIPAL Francisco Pedro de Araújo, Juntamente com Vereadores e populares recebem em uma reunião o pessoal do Instituto agua viva, aonde veio diretor e Eng. Palestinos, em uma equipe para discutir sobre a falta de água em Marcolândia – PI, também o pasto de Igreja Batista.

Uma preocupação constante com o abastecimento de água do Município de Marcolândia – PI. O Prefeito municipal vem buscando soluções viáveis. O Pastor Alexandre da Igreja Batista de Marcolândia-Pi, esse vindo da cidade de São Paulo e vendo a dificuldade deste município, e tendo o conhecimento com o Instituto Água Viva. Fez encaminhamento de oficio e solicitou uma reunião entre o poder publico municipal e o Instituto para debaterem a situação da falta de água em Marcolândia e o possível tratamento da agua dos poços para que seja consumido pela população, este tratamento se daria pelo meio da dessalinização e o instituto água viva que realizará um estudo  da viabilidade deste tratamento e ajudará em conjunto com o poder publico municipal na implantação desse projeto. Tendo em vista que o este município é abastecido na sua totalidade por caminhão pipa, não tendo ainda rede de água e que a população mais carente sofre sem abastecimento o instituto e o poder publico estudarão uma viabilidade de tratar e fornecer água de qualidade a população.

 

Em Reunião aberta na câmara Municipal de Marcolândia – PI.

O Prefeito Francisco Pedro (Chico Pitu), falou da dificuldade diante a seca e que sofre junto a população tentando sanar esse problema, que já contratou 1000 carradas de agua para distribuir em pontos estratégicos no município para a população mais carente coletar essa água e usarem em casa nas tarefas mais urgentes. Esta água e posta em caixa d'água de 10.000 litros e a população usa para beber e cozinhar, Tarefas essenciais humanas. Relatou que o DNOCS à 15 anos instalou no estado do Piauí 45 unidades de Tratamento de água por meio da Dessalinização e apenas 02 da unidades estão em funcionamento hoje, e uma delas é aqui em Marcolândia – PI. Contou da dificuldade em Mante-la funcionando, pois as vezes é difícil achar as membranas de filtragem e os retentores para manter o dessalinizadores operando. “Fasso o possível para não deixa esse dessalinizador parar o seu funcionamento, pois sei da necessidade dele para a população”. Vejo com bons Olhos essa iniciativa deste instituto bem como a ajudar desta esquipe de Eng. Palestinos, pois eles têm conhecimento vivido da escassez de água em seu país de origem. E que já vem por muito tempo estudando iniciativas para trazer qualidade de vida e água de boa qualidade. O Senhor prefeito falou que nem o rejeito da água desaminizada é desperdiçado pois é utilizado pelas fabricas de Farinha e goma da região.

  O Sr. Elieser Levin Eng. Agrônomo Vindo de Israel:

Fez um paralelo da realidade de Israel com a do nosso país e disse mais  “ Israel e quase do tamanho do estado de Sergipe e que sua área tem um deserto de quase 60% de sua área, isso mostra que a seca lá sim é enorme e que suas precipitações são de apenas 14mm ano”, ou seja muito seco o abastecimento de água de Israel vem quase toda da dessalinização da água do mar e que os seus rejeitos são diretamente para agricultura e em parte pra indústria, e que usar água potável para estes fins que não seja para o consumo humano em Israel e crime e sujeitará em duras penas e processos. Pessoas que tem jardins usam agua de esgoto tratada para manutenção dos mesmos, e que esta aqui junto com o Instituto para realizar uma pesquisa e ajudar a vários municípios Brasileiros no tratamento e instruirá como usar a água correntemente sem desperdícios. Em 60 dias realizará um estudo das águas neste município e juntamente com o poder publico municipal trará alguma solução para o tratamento da água.

 

O Sr. Yuval Bem Saleh Eng. De Águas Israel: 

Indagou que a população e a Indústria precisam de um total de 5.000 mil litros de água dia, estudo este já comprovado em Israel e que os poços de Marcolândia dispõem dessa vasão de água e apenas essa água precisa do tratamento adequado. E que o processo de dessalinização deixa a água gostosa e com qualidade e que será ate melhor que a de grandes centros urbanos que nem São Paulo, bem como este tratamento não é dos mais caros do mundo e que só depende de vocês.

 

Antônio Torres Presidente do Instituto Água Viva:

Que Esta feliz em esta em Marcolândia – PI Grassas a preocupação do Pastor Alexandre, e disse que o Instituto é 100% patrocinado pela empresa FORTLEVE, e totalmente sem fins lucrativos e que o maior desejo e fazer parcerias com os poderes publico municipal e ajudar as pessoas na qualidade de vida. Por meio do uso de água potável e sanar no que poder o problema da falta de água.

O Instituto Água Viva

O Instituto Água Viva, criado 2015 é uma organização social sem fins lucrativos. Atuamos no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco onde se observa os piores IDH do País, média de 0,550 e com renda pér capta abaixo de ½ salário mínimo. Escolhemos o Sertão, região do semiárido, por ser uma região de extrema pobreza e vulnerabilidade social, onde quase nenhum projeto governamental está inserido. Escolhemos transformar e impactar a geografia de uma região pouco apoiada no Brasil e a ser uma ponte para outras instituições na luta pela ressignificação e valoração do sertanejo.

MISSÃO

Apoiar a família sertaneja a se desenvolver de forma integral, proporcionando o acesso à informação e descoberta de potenciais de desenvolvimento social, econômico e educacional.

VISÃO

Ser agente promotor de alteração do cenário social das comunidades rurais do sertão brasileiro por meio de ações para a consciência de cidadania e do resgate da dignidade humana

VALORES

Tudo que fizermos deve ser baseado no respeito, transparência, igualdade, ética, justiça social, qualidade. Dedicando a esses princípios e valores conseguiremos alcançar todos os nossos objetivos, cumprir a nossa missão e ser referência de agentes transformadores para toda a sociedade.

  • Transparência
  • Igualdade
  • Ética
  • Justiça Social
  • Qualidade.

Os vereadores ( Antônio Andrade, Antônio Luís, Luizinha) e Vice-Prefeita Vanete, relataram um pouco do seu conhecimento desse problema da falta de água de Marcolândia – PI. Pois vive na realidade esse mesmo problema, e quão é difícil e caro é a utilização de água em Marcolândia e sofrem junto com a população desse problema. São conhecedores da situação de muitos que não possuem poder aquisitivo para comprar água, e que a água oferecida a população pelo município e juntamente com exercito Brasileiro chega a abastecer 40% da população. E que para um município com 100% do abastecimento sendo por caminhão pipa, essa porcentagem de 40% e pouca e que os outros 60% são pessoas que sofrem e lutam para comprar uma carrada de água pelo valor mínimo de R$ 100,00 ( cem reais) de água mais ou menos e um valor maior de R$ 200,00 ( duzentos reais) uma agua melhorzinha e sem garantia da qualidade. E que dizem que essa parceria seria muito bem vinda e que rezam para que dias melhores venham e que nossa água possa garantir o mínimo de dignidade para os cidadãos de Marcolândia – PI.

 

A equipe de Instituto Água Viva:

Antonio Carlos Torres

Presidente do Instituto

 

Carlinston Pereira

Diretor do Instituto Água Viva

 

Elieser Levin

Eng. Agrônomo Israel

 

Anit Levin

Economista – President. da Ambiente Israel

 

Yuval Ben Salih

Eng. de Águas Israel

 

Jose Benedito Torres

 Instituto FORTLEVE

 

Luis Abrantes

Investidor FORTLEVE

 

Juliano Som

Cantor Evangelico

 

Alexandre

Pastor Igreja Batista Marcolândia - PI