Sexta-Feira, 14 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

2° AUDIENCIA PUBLICA DE MARCOLÂNDIA - PI

PREFEITO, CONTADOR E COMUNIDADE NA 2° AUDIENCIA PUBLICA DE MARCOLÂNDIA - PI

2° audiência publica do Município de Marcolândia – PI, para debate e apresentação orçamentário do municíp

Hoje na câmara municipal de Vereadores reunira-se Prefeito Municipal Francisco Pedro de Araújo, contador Dr° Cicero Rodrigues, Assessor contábil  Joao Paulo, entidades Educação, Social, Saúde, Cultura, Meio ambiente e sociedade civil. Essa reunião tratava-se da apresentação do Orçamento do Município. Foi apresentado por meio de slides, foi aberto ao publico microfone para debates.

O prefeito Francisco Pedro (chico Pitu) Falou da previsões e metas orçamentarias, que não é fácil prever, mais tem que ser previsto e orçado para que as ações possam ser realizadas, e que os valores previstos as vezes não são alcançados mais o valor conseguido é dado a devida destinação por meio de obras, benefícios e ações na área da saúde e social, e que a falta desse previsão em orçamento enseja da não realização dos serviços  e obras por falta de previsão, as vezes mesmo que se tenha o recurso não se pode realizar pois não esta em orçamento. e que gestão e feita com transparência.

Sobre a LOA

A Lei Orçamentária Anual é um documento que compõe o planejamento orçamentário do Poder Executivo, e detalha todos os gastos para o ano subseqüente. A LOA é dividida por temas, como saúde, educação e infraestrutura.

A (LOA) é o instrumento de planejamento utilizado pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro. Lei Orçamentária Anual representa elemento fundamental na gestão dos recursos públicos, uma vez que sem ela o administrador não recebe autorização para executar o orçamento.

Depois de vários estudos técnicos realizados pela equipe do setor administrativo, concluíram que a receita estimada e a despesa fixada para 2019 será um montante R$ 39.000.000,00 (trinta e nove milhões de reais).

 

LOA - Lei orçamentária Anual

A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os Orçamentos da União, por intermédio dos quais são estimadas as receitas e fixadas as despesas do governo federal, estadual e Municipal. Na sua elaboração, cabe ao Congresso Nacional, equipe de gestão e orçamento orçamento estadual e municipal avaliar e ajustar a proposta do Poder Executivo, assim como faz com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA). Os Orçamentos da União dizem respeito a todos nós, pois geram impactos diretos na vida dos brasileiros. O Orçamento Brasil é um instrumento que ajuda na transparência das contas públicas ao permitir que todo cidadão acompanhe e fiscalize a correta aplicação dos recursos públicos.

Dr° Cicero Rodrigue (Contador). Indagação Sobre o Orçamento municipal de Marcolândia - PI. 

Orçamento é o nome dado para a avaliação ou cálculo especulativo do custo de uma obra ou serviço a ser prestado.

A definição de um orçamento, normalmente, leva em consideração duas principais características: a receita, ou seja, o valor arrecadado ou disponível, e a despesa, que seria o valor a ser gasto para a conclusão ou manutenção de algo.

Os orçamentos estão presentes em vários aspectos da vida cotidiana, desde o planejamento para uma reforma na casa, até os valores que serão destinados para a manutenção de serviços públicos do governo, que afetam direta ou indiretamente a vida dos cidadãos.

e foi complementado pelo Assessor de Contabilidade João Paulo.

Palavras aberta aos presentes:

O Vereador Robério Teixeira falou da importância de arrecadação, que é muito fácil gasta mais é muito difícil arrecada, e disse que a importância da verificação das contas publicas e na observância do trabalho e onde esta sendo empregado os recursos.

Carlos Marinho Bezerra falou da Implantação do Sistema de arrecadação de tributos, e como é importante essa arrecadação para o município. Essa arrecadação se tem através dos IPTU’s, ISS, IPVA, ICMS, e outros, falou das  demandas que são 02(duas), arrecadação através do parque eólico e empresas que se instalam no município. E é preciso correr atrás para que empresas se instalem no município.  

Vereador Antonio Luiz (Dunga) presidente da Câmara, falou da apresentação do orçamento da câmara e suas aprovações. Da importância das ajudas e emendas parlamentares dos Deputados. E que a luta é diária junto com a Saúde e social do município.  

Joel Coutinho, parabenizou a gestão e aos contadores e assessoria contábil, falou que a sociedade e muito importante na ajuda administrativa e tem sempre que esta presente e que é muito difícil administra, e que a previsão das despesas tem que ser feita. Indagou que é importante a população discutir as problemáticas do município, que deve ser mais participativa nas cousas oriundas do município. E do grande beneficio da participação das associações e sindicatos.  

Nubia Brilhante (articuladora Selo Unicef no Município), conduziu brilhantemente as palavras dizendo que a educação e um elo importante da sociedade e a administração publica e do seu prazer de trabalhar nessa administração, e que os recursos vindo são bem direcionado para cada área correta da educação, são investido no pessoal (funcionalismo) e infraestrutura que as ações são coordenadas para o beneficio das crianças e educação no todo e que as expectativas estão sempre acima e melhores que as previstas. E que é numerosa o a quantidade de pessoas graduadas e pós graduadas neste município possuindo medico, enfermeiras, odontólogos e etc. todos de Marcolândia – PI.

Gilmar Rodrigues Coutinho (DIBA) Secretario de Saúde, indagou sobre a saúde e das dificuldades que foram superadas e das melhorias que sempre são implementadas na área da saúde, que hoje e visto pois a secretaria qual representa hoje tem 04(quatro) unidade de deslocamento de paciente (ambulância) e dos atendimentos da UBAS Serra dos Elias levando a saúde onde é preciso, falou de um prefeito preocupado com a saúde da mulher e do homem. Que hoje que existem médicos no município que realizam atendimento, e que aos fins de semana na UBAS da Cohab e medico plantonista até a segunda Feira, e que em uma reunião realizada com todos os secretários de Saúde do Vale do Guaribas em que se fez presente que recebeu vários elogios pela realização do novembro azul idealizada pelo Sr. Prefeito e executada pela secretaria de Saúde deste município onde foi contratado um Urologista palestrante e foi realizado mais de 600 exames de PSA. Falou da ideia de transforma em transformar o antigo postinho de saúde em uma UBAS.

Erivan Ramos Vereador, explanou que depois da apresentação orçamentaria foi que viu que algumas das secretarias do município não vinha e nem dispunha de recursos, que sempre baseia seus projetos no recurso previstos.

Jonas de Sousa, Secretaria da Cultura Municipal. Falou da criação da Lei que institui a secretaria de cultura e dos desafios do ano que vira, e que com o mínimo de recurso da cultura é feito o máximo possível, no ano vindouro realizara o máximo de atividade cultural neste município. e a analise orçamentaria é necessária para realização das atividade cultural no município.

apresentação musical e cultural pela Menina Ana Livia 

Francisco da Chagas (chaguinha Ramos) Secretario das Cidades municipal. Atribui-o que se falando de orçamento e de previsão orçamentaria a importância de arrecadar e que nessa arrecadação por meio e emendas parlamentares feitas pelos deputados é de suma importância dentro do município pois é visto os beneficio recebidos na Saúde e infraestrutura neste município, pelos calçamentos recebidos e veículos e etc.     

Condução andamento dos Trabalhos de apresentação. James Aguiar

Após a finalização O Sr° Prefeito Francisco Pedro (Chico Pitu) Convidou os presentes a ir conhecer e ver mais um obra construida e executada pela sua administração o Auditório Francisco Joaquim Carvalho (filim) nemo de um aluno da Escola.